Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência
A postura de alguns (alunos) assemelha-se à dos fiéis ante o sacerdote: exibem necessidade de certezas, de condução, e não de construção dialética de respostas possíveis ante a realidade e seus efeitos jurídicos.
Quase toda a matéria que é ensinada ao aluno é abstrata e dissociada da realidade. É incabível cobrar que o conteúdo seja sequer absorvido se, na mente do estudante, a matéria é completamente inútil em termos práticos.
Em vez de aprender, o aluno na verdade DECORA o conteúdo. O processo de "aprendizagem" torna-se mecânico e improdutivo. O resultado? Professores que fingem que ensinam e alunos que fingem que aprendem.
O cerne da educação brasileira (...) é fruto de uma imaturidade pedagógica sem tamanho. Tratam o aluno como criança e esperam que ele aja como adulto.
O problema do Ensino público é que a pedagogia não responde o quesito de escola para todos.
A razão dos colégios particulares é a aprovação dos pais e não dos professores. A quem está certo? Uma educação não se constrói com capital; nem com assistencialismo, se faz com competência e habilidade de saber que o professor é um nada, apenas demanda de seus estudos variados pontos de vista; nunca se posicionando a favor de uma tese ou argumento, mas sempre levando os alunos a atividade do pensamento. O problema da educação no Brasil é que uma releva a pedagogia do miserável; e a outra do capital.
Ensinar é uma coisa que dá muito trabalho, não só pela explicação em si, mas pela responsabilidade do que é ensinado.
Eu não sei como se sente quando alguém diz o que deve fazer! Mas quero lhe afirmar que quando seu pai, professor ou pastor determina alguma coisa, é para o seu bem. Seja grata! Considere isso uma fonte de vida! Nossas instruções são destinadas a abençoar sua vida e salvá-la de problemas. Por natureza, ninguém gosta de receber ordens sobre o que fazer, mas uma pessoa virtuosa reconhece que as leis sábias são para seu próprio bem. Então minha última lição: Não decida ser professora antes de ler todas as minhas crônicas da vida escolar. São situações reais que vivi e, com certeza, qualquer um, que se enveredar por esse caminho, irá passar por coisas piores, pois as relações estão só piorando. E se ainda insistir em ser uma professora pode me culpar, pois não fui convincente o suficiente para lhe demonstrar o quanto quero seu bem.
EDUCAÇÃO PARA HUMANIZAR
O homem se diferencia dos outros animais pela sua capacidade cognitiva de racionalizar, realizar e planejar seus atos. Entretanto, ninguém nasce sabendo de alguma coisa, tudo se forma através de um andamento construtivo decorrente do meio ao qual se vive. Então, como se tornar um ser humanizado? O processo de aprendizagem e as relações sociais estão intimamente ligados a propagação dessa humanização. Sendo assim, a educação se torna a grande oportunidade para que haja a evolução humana.
Primeiramente é preciso entender o significado da palavra humanizar, que se trata de conceder ou adquirir condição humana, isso tem a ver com o ato de promover o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira integral, considerando sua individualidade, aceitando-o como ele é, e compreendendo seus limites e suas condições para superá-los. Diante disso, como sendo parte da educação a responsabilidade de desempenhar esse papel, até que ponto pode-se considerar que a mesma seja a “solução” para a humanização? A realidade da nossa sociedade denuncia graves deficiências no paradigma de ensino, principalmente no que compete às instituições de ensino público. O maior problema de um sistema que visa “humanizar” é estabelecer um ideal fixo humano que propõe uma meta equitativa para todos, provocando um efeito reverso, onde em lugar de conservar a identidade do sujeito, o despersonaliza ao mesmo tempo que o desumaniza.
Vivemos numa sociedade que a liberdade para se pensar ainda se faz reprimida na educação, e o incentivo para a construção de visões críticas transformadoras é deixado de lado. A criança ainda muito nova quando entra na escola já traz consigo um emaranhado de “porquês”, até que a instituição a condiciona a rotina diária de apenas sentar na cadeira e prestar atenção ao que é dito, até que ela sai da fase dos porquês para ir à fase das respostas, isso reduz-lhe a capacidade de ir além e produzir novas ideias. Os professores parecem estar mais preocupados com que seus alunos “enfeitem palavras” do que conheçam de fato a realidade que ensinam, se conformam com um sistema de avaliação baseado em notas de provas e ignoram a veras do que os alunos pensam e o seu saber. Não existe uma educação holística, promovem a inteligência intelectual e se esquecem de orientar para a inteligência emocional, o que pode aumentar a probabilidade de estar se formando um cidadão e\ou profissional de risco para a humanidade.
A educação é capaz de humanizar verdadeiramente desde que haja um modelo alternativo de ensinar, visando compreender a realidade subjetiva e do ambiente ao qual cada aluno está inserido, desenvolvendo uma educação que não apenas esteja vinculada às técnicas, mas atrelada às coisas da vida, abrindo espaço para que se possa expressar sentimentos, criar novas formas de pensar e transmitir ideias que ofereçam ações para o bem da humanidade.
(18/08/16)
Das piores prisões, a ignorância tem seu lugar de destaque. Ser livre não basta o seu ir e vir, mas ter plena liberdade para pensar e agir fora dos currais dogmáticos das influencias psicossociais ao qual o ser está inserido.
O alunado fonte pagadora de toda conta, se comporta como o Dom Quixote do sistema; péssimo patrão, atacando os professores como aos moinhos de vento: Anti-herói.
Esses favorecidos de notas mínimas, depois de "SISURADOS" para os cursos de licenciaturas de baixa procura se tornam professores! E a educação de mau a pior. Se a qualidade da mesma depender só destes.
Quando jovens,espelhamos e esperamos nos tornar reflexo daquilo ou daquela pessoa que nos fazem suspirar,perder o fôlego e até mesmo vibrar. Numa simples ação, gesto,trabalho ou fala.
Por onde vc passa houve:Aquele fulano é demais!!!Super Safo,sabe Tudo!!
Aí vc pensa:Quero ser igual a ele!!
Você vai crescendo, absorvendo e observando ;agindo e aprendendo conforme as metodologias e doutrinas do seu "exemplo",seu"mestre";pensando ,reagindo em cada situação difícil como se fosse o próprio.
Por muito tempo nos tornamos a própria sombra do professor.
Toda nossa referência se torna ele é as dele.
Todos os nossos atos baseam-se em suas obras e rascunhos.
Quando as coisas ficam complicadas é a ele que recorremos e é ele que nos socorre.
Tudo tem seu tempo!!!
Em algum momento você o alcançará ou até mesmo o ultrapassará.
É aí que vem o maior desafio.
Não oculte as obras do seu mestre em detrimento das suas . De a ele também o crédito ,foi dele que surgiu a sua inspiração.
Quando uma metodologia ou técnica aplicada pelo mestre se tornar obsoleta,esforce-se, para que ele adapte-a, aprimore-a ou à reescreva .Daí vem sua fonte,seu alicerce , se ele não consegue sustentar e erguer novas estruturas a sua alvenaria também estará em dúvida, risco e desacreditada.
Não deixe desmeresse-lo , com intuito de ser aceito pelos que pregam a modernidade.A "evolução ".Não sinta vergonha de expor de onde vieste .Os ensinamentos que aprendeste ontem, construiu o que és hoje.
Certo ou errado Defenda - o em público como se disso dependesse a sua própria vida.
Esse é o ensinamento ouro.
Aplaudir, elogiar em público e criticar, corrigir no privado.
Quantas vezes você se viu discretamente interrompido no meio de um trabalho,discurso ou apresentação por seu condutor,sem que percebeste que ali estavas indo desengonçado e desordenado taquiando por um caminho que não era proposto na ocasião?
Quantas vezes ele,seu mestre,trouxe a responsabilidade de suas ações para si,em publico,para que corrigisse em tempo,antes que o expusessem aos lobos. As vezes até mesmo expondo as referências que não eram à sua.
Valorize quem de alguma forma ti transmitiu algum conhecimento.
Valorize seu mestre.
Ele é e será sempre parte de você. A contribuição mais significafiva no seu sucesso ou fracasso.
A missão de um educador é inspirar seus alunos. Promover o entusiasmo e despertar vocações. Ajudá-los a se descobrirem e a desenvolverem inteligências múltiplas. Porque a vida de um professor se prolonga em outras vidas.
São tantas leis inúteis na escola, e várias ordens momentâneas, e diretrizes atendendo os caprichos de cada um que assume um cargo, visto que a rotatividade é grande, que o professor morre de velho e não aprende a ser um bom professor. E o pior, é a escola quem diz para o aluno se o professor é bom ou ruim!
Se os canibais da reputação profissional, no conselho, se voltassem para os coordenadores já tinha acabado esse momento antropofágico! Representante de classe existe para falar mal de professor, colegas de classe e instalações da escola, nunca vi nada diferente nesses muitos anos de sacrifício ritualístico.
Há duas formas de resolver o problema de índices baixos na educação: Primeiro, pode-se encarar o aluno como culpado e atacar os conteúdos ensinados. Ou encarar o professor como culpado, atacando os números obtidos. O caminho mais curto foi sempre o mais atraente!
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
- Frases de filósofos e pensadores sobre professores
- Frases de Augusto Cury sobre Professores
- Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
- Mensagem para Professora de Creche
- Mensagem de despedida para professores inesquecíveis