Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência

⁠Uma pessoa, amiga e professora universitária, se sentiu ofendida com o que falei sobre elite (elite não faz referência às pessoas ricas, mas a certo sistema fechado de poder/saber - lembrando que o poder se mantém em função do controle e subordinação ao capital, seja ele econômico, seja simbólico). Ela me disse: eu não penso assim (entre outras coisas). Rs. Ela acredita que, comprando carro a prestação, pagando viagem no cartão, e lutando muito para conseguir as coisas ela é elite. Rssssssssssssssssssssssssss. A elite foi as ruas de camarote e em espírito, levou seu cordão para conduzir seus bonecos. Os seguidores são massa. Acabando com o conto de fadas... chuchu, você não é elite embora se sinta parte dela.

Inserida por Pensamentosempre

"⁠seja seu melhor professor ,nem sempre a escola da vida lhe proporcionar professores tão qualificados quanto a você mesmo".

Inserida por leandro_lucas_1

⁠Meus mestres

Eu tive professores que sabiam o queriam
Professores que quinhentas páginas de um livro conheciam
Professores que cantarolando e dançando de tudo faziam
Para que os alunos mais do que o básico pudessem aprender
E como eu, muitos nunca mais iriam esquecer.

Inserida por ElenirCruz

⁠As crianças deveriam ser respeitadas pelo seus pais, irmãos, parentes, professores e líderes religiosos; enfim, por todos. Deveriam ter acesso aos seus direitos desde os primeiros anos de idade.

Inserida por CASSIABERCOT

⁠A repulsa de Harry por Snape só igualava o ódio que o professor sentia por ele, um ódio que tinha, se é que é possível, aumentado no último ano.

J.K. Rowling
Harry Potter e o Cálice de Fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.
Inserida por ramin_beserra

⁠Os progenitores educam e os professores ensinam. Cada um com sua tarefa.

Inserida por MabundaJr

⁠Na escola da vida não existe um bom professor, você obeserva e guarda o que te convêm, o problema é que nunca vi ninguém diplomado,continuam analfabetos porque a escola da vida te dá a esperteza do mundo,mas não sabedoria e conhecimento de uma profissão digna.

Inserida por GeovaneSantos

⁠Mas nunca se pode dizer o que acontecerá se uma professora usar sua influência para o bem.

Lucy Montgomery, Anne de Avonlea
MONTGOMERY, Lucy Maud. Anne de Avonlea. São Paulo: Ciranda Cultura, 2020.
Inserida por belacalaes

⁠"O professor bem sucedido é aquele que sente uma enorme alegria inexplicável por ver o crescimento do aluno"

Inserida por marcio_de_deus

⁠"Sou apenas uma Professora
tentando ajudar o próximo.
A literatura é o
'hobby profissional' da minha vida,
sou apaixonada"

Inserida por CintiaRosa

⁠CARTA ABERTA
O que está acontecendo com as pessoas?! É preocupante ver a quantidade de professores, livros e mídias com "receitas prontas" para praticamente tudo: Como fazer fulano se interessar por mim. Como fazer ciclano correr atrás de mim. Como enriquecer sem trabalhar. Como passar em concurso estudando X horas por dia. Como fingir que não estou interessado por alguém. Como isso? Como aquilo?! Que coisa CHATAAAA!!!! Está tudo tão “robotizado” que dar até medo. Gente, pelo amor de Deus, vão viver, sentir, explorar, aproveitar, serem vocês mesmos. A vida é uma só! Hoje em dia você não pode falar que gosta de uma pessoa para não parecer trouxa. Ah, por favor, né?! Você não deveria ter medo de ser rotulada de trouxa, e sim de se arrepender por ter deixado a oportunidade passar. Quem inventou que pagar de desinteressado faz o outro ou outra se apaixonar? Deve ser por isso que o ser humano está se tornando tão desinteressante, raso, frustante... Não existe receita para a vida, se houvesse teríamos nascido com um manual de instruções. Só existe o tentar e o não tentar, o aqui e o agora. Não precisa ter medo ou se importar com a aprovação ou comentários de outras pessoas, porque você é o único protagonista da sua vida. Não sinta medo de ser rejeitado ou ficar triste, você está nesse plano para cair e levantar, aprender e conviver com as emoções. Se você tentou e não deu, siga em frente. Você vai ver que a vida se torna bem mais leve sem o peso do arrependimento. Vá viver, curtir, conhecer novas pessoas e lugares, se permita, se teste, se conheça, se ame, faça o que te faz feliz. E, repito: A vida é uma só!
Angélica Vogel

Inserida por angelvgl123

⁠Professor, aprendeu e agora ensina.
De tudo aquilo que aprendeste, o quê realmente gostaria de ensinar ?
A educação brasileira aprendeu, mas desaprendeu.

Os professores nos ensinam a aprendermos .
Os professores estão e devem estar sempre atualizados.
Mas, quem transfere o que os professores devem nos ensinar, também deveriam estar atualizados.

Um educador de sucesso, é aquele que quando se trata de aprender, por conta dos erros e acertos prefere ser chamado como aluno, pois estará apto para reaprender. Muitos professores e outros educadores aprendam e ensinam, mas o ideal seria que todos praticassem a reeducação.

Inserida por leonardo_cestari

⁠Este é o país
Onde a educação nunca brilha
Não valorizam o professor
Nem aqui, nem em Brasília,
É ele quem forma o doutor,
Mas a sociedade o humilha,
O aluno não lhe obedece
E na escola só permanece
Por causa do bolsa-família.

Inserida por lusmar_moreira

⁠O mundo será melhor, quando houver mais alunos que professores.

Inserida por jetro

As armas eram canetas, livros, giz e quadros negros... Os heróis eram simples professores.

Inserida por pensador

A astrologia é a sabedoria de auto conhecimento mais antiga da humanidade, sempre foi professora de sábios, guerreiros, conquistadores e reis.

Inserida por Astgh

⁠Como filho estou ao lado de um grande professor; como pai sou professor de dois excelentes alunos.

Inserida por VicenteCunha

A satisfação de um professor está no sucesso do seus alunos.

Inserida por marcia_ribeiro_4

⁠Discurso de Professor e Amigo, meados dos anos 2000.

Cumprimento a todos os presentes.
Queremos convidá-los a pensar conosco questões novas e complexas, e buscar caminhos para um processo de formação capaz de permitir aos futuros professores a compreensão de que somos diferentes e, na diferença, nos constituímos sujeitos. Nossa relação com o mundo e com os outros precisa ser pensada a partir daí.
A escola que temos, ainda se pauta em um modelo que valoriza práticas ritualistas e lineares, que atualmente mostram-se insuficientes para enfrentar os desafios contemporâneos de novas questões sociais, culturais e identitárias. Importa desconstruirmos o olhar que privilegia a homogeneidade, que ignora as individualidades e silencia as histórias de vida de seus educandos.
Na contra corrente dos processos de exclusão social que marcam a falta de oportunidades escolares de crianças, jovens, adultos, indígenas, afro-brasileiros e portadores de necessidades especiais, firmamos a unidade na diferença e na diversidade. Unidade que reorienta as práticas educativas a partir de novos discursos e que propõe o acesso democrático à escola como valor universal.
Com ênfase na Formação de Professores, fazem-se necessários o debate e as ações sobre educação inclusiva, perpassados em todos os níveis pela conquista da cidadania. Mas, as vitórias da inclusão não devem restringir-se apenas no âmbito legal. A inclusão deve ser pensada como lugar onde a teoria e a prática tencionam-se, vividas como história humana para além dos campos de batalha e dos gabinetes presidenciais. A inclusão deve ser defendida em ambientes antes impensados, nos quais está o humano: nos palácios e nas sarjetas, nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de fogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina, porque só é justo continuar a viver se a nossa vida arrasta com ela as pessoas e as coisas que não tem voz.
Tendo a inclusão, como horizonte, podemos sinalizar uma prática pedagógica a partir da memória e da história dos alunos, orientação metodológica que remete ao cotidiano de segregação, desigualdade e exclusão de serviram como caldo cultural ao longo da formação social brasileira. E isso basta? Pensamos que não. necessitamos da força vital, da credibilidade de nosso aluno. Ele, mais do que ninguém, como desejante, pode ser solidário e renovar, com sua visão crítica, compromissos com a ética. A inclusão, como ampliação da cidadania e do direito, depende de nossa capacidade de conquistar a fé e a esperança que residem no "coração de estudante".
Ao ouvirmos nossos alunos, professores em formação, talvez nos surpreendamos ao descobrir que eles, seus pais e avós, são doutores em desigualdades de oportunidades, mestres em desescolarização, PHDS em analfabetismo, Livres Docentes, em exclusão. Reconhecer cada aluno como dono de sua voz e das muitas vidas severinas - para quem a escola foi a terra boa nunca cedida - talvez seja um bom caminho.
As linguagens, pelo significado das palavras e pelo sentido dos discursos, concretizam e externalizam o pensamento e permitem que o indivíduo, no campo das relações sociais, constitua-se sujeito. Dessa forma, elas confluem para a realização, no indivíduo, da consciência de si e de ser-com-o-outro, de ser membro da espécie humana, de pertencer a uma nação, expressar uma cultura, de dizer-se brasileiro.
Caros formandos, temos em frente o grande desafio de atualizar a escola como ruptura e continuidade. Ruptura com a tradição de exclusão, de silenciamento das culturas (como a indígena e a afro-brasileira); ruptura com o silenciamento de pessoas com necessidades especiais; ruptura com a exclusão de jovens e adultos cuja vida na escola foi a morte severina. Trabalhar a continuidade na escola, implica recuperar o sentido filosófico do homem como sujeito produtor de seu destino e de sentidos. Somente assim superaremos a contradições que excluem crianças, jovens, adultos, etnias, tornando nossa nossa questão-objeto cidadã, em pertencimento a todos nós.
Finalizando: Sussurrando: Cheguem mais perto, mais perto, ouçam:
"Aproveitem a vida!
Cada momento!
Temos só uma oportunidade para viver e compartilhá-la, torná-la possível aos outros, a quem realmente precisa!
Um grande abraço.
Do professor e amigo:
Maxileandro,

Inserida por MaxileandoLima

O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.

Paulo Freire
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.
...Mais
Inserida por pensador