Profano
Não busque a falsa verdade no mundo profano. Quando estiver pronto a verdade do mundo divino lhe procurará.
E a menina transformar-se em equilibrista, em uma fina linha entre o profano e o sagrado. Será ela corajosa? Ou tola?
NÃO!
Não! Era apenas uma menina se aventurando nas linhas que a vida -lhe propunha.
Produto
Fazer algo errado!
É estranho
É profano
Presenciar algo errado
É testemunhar
É ser conivente
Fazer alguém errar
É ser o próprio erro
É fazer com que alguém erre
Cajazeiras-PB 05/12/2000
.Terras de Sangue
Profano são os olhos de um cego,que só enxergam escuridão.
Leais são as mãos de um assassino, que só acreditam na morte.
Tentador são os sonhos, que trazem consigo a ilusão.
Amaldiçoados são os falsos crentes, que seguem uma falsa religião.
Sombria é a vida, feita de falsas esperanças.
Perigoso é o amor, que liberta os sentimentos.
Escura é a morte, cuja silhueta é pura.
.Ar profano
A todos meus colegas,
eu trago redenção,
do vermelho reluzente,
a purificação.
O batimento em meu peito
se tornou perturbador,
o meu viver
se tornou revelador.
As assombrações
se tornaram reais,
e aqueles viviam
se tornaram espectrais.
As armas que um dia
prometiam trazer dor,
agora seu uso
é um pouco tentador.
Se algo já mudou
eu não sei reconhecer,
o que já possuiu cor
foi-se a perder.
Quem trai, é que não ama, mas também é quem não tem caráter, sem moral, profano e de apetite voraz que só a morte pode aquietar.
O profano está entrando dentro das igrejas, infelizmente as vezes não vejo diferença entre o mundo e a igreja atual de Cristo.
Aprendamos a viver entre o santo e o profano,
mas sempre lembrando que pertencemos ao santo.
Só a Ele devemos devotar
os nossos afazeres diários.
A jornada da reconexão com a inteligência divina se realiza na tênue fronteira entre o profano desconhecido e o sagrado Deus conhecido, onde cada passo oscila entre assombrar e iluminar.
Na fronteira entre o profano desconhecido e o Deus conhecido, cada passo oscila entre assombrar e iluminar.
A paz do mundo profano depende de um guru, que depende de uma deusidade, que depende de uma fé, que depende de uma energia e na verdade, tudo é um, e nada, é tudo.
Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Profano são os meus pensamentos, Quando visito o teu corpo e encosto meus lábios aos teus.
Conjurando à minh'alma, todos os desejos teus e meus.
AMIZADE
Amizade,
Fruto do Divino ou do profano?
Apenas sei de uma coisa,
Que sem ela nada somos.
Amizade é um alicerce, uma base pra tudo nesse mundo,
Ela serve para garantir álibi perfeito na sala de aula,
Uma boa amizade nos defende do castigo da mãe,
Mas uma falsa amizade é uma maldição.
A quem a use parafina pessoais ou escusos,
Mas até Deus pede para que testemos nossos amigos.
Amizade é divino, amar um amigo é coisa de uma verdadeira amizade.
Amizade não se coloca na balança, desde que ela seja verdadeira.
Amizade com sabor de chão e terra molhada.
Amizade de infância são as melhores,
Nos recorda nossas aventuras a beira do rio e debaixo das mangueiras.
Amizade é pura quando vem com uma dose de cuidados dos amigos.
Sem essa ferramenta poderosa, o melhor tesouro do mundo não existe.
Amizade verdadeira pode até ser rara de se encontrar hoje.
Mas quem a tem, deve proteger dentro do peito esquerdo com mil chaves de ouro.
Muitos irão nos perseguirem para obterem informações
como conseguir uma boa e sincera amizade.
Não se ensina receitas, pois elas não existem.
Amizade é como chuva de verão,
quando menos se espera, ela cai do céu.
█ SAGRADO E PROFANO
De posse de um conhecimento meramente especulativo e segundo um conjunto de regras ou leis, precariamente estabelecido como isento de falha, erro ou defeito, o indivíduo, com simplismo ou impropriedade, atribui os atos próprios como sagrados, e os de terceiros, se não lhes agradam, como profanos. É uma prática um tanto quanto precipitada porque é costumeira a condescendência com as próprias atitudes, bem como a contundência com as do próximo.
É oportuno esclarecer que neste texto não é atribuído ao profano o caráter clerical e sim o traço distintivo daquilo ou daquele que deturpa ou viola as coisas e direitos individuais; da mesma forma, ao sagrado é conferida a qualidade peculiar daquilo que se sagrou pelo uso e costume como bom para o espírito e/ou para o intelecto. As nossas palavras não se abeiram, pois, da Teologia, do Cristianismo, da Teosofia ou do Iluminismo.
O mundo está repleto de pessoas que julgam que sua faculdade de agir e também o resultado de suas ações são invariavelmente corretos; que seus vícios não se caracterizam como tal e que todos os pontos negativos que se somam em seu currículo aconteceram por obra e culpa alheia. Para estes, a vida estabelece como direito legítimo ou mesmo suposto, que se faça uma escolha, e a preferência rotineiramente se situa entre o profano e o sagrado; entretanto, qualquer opção por um ou por outro resvala numa certeza irrevogável: escolher uma coisa é renunciar a todas as outras.
Sob ótica geral, talvez para muitos, o sagrado e o profano, não se qualifiquem como tal e tampouco como prioritários, no entanto, um ou outro pode colocar-se nos pequenos detalhes que dão consistência ao dia a dia. Assim, os que estão afeitos a atitudes impolidas, escolhem o profano porque está de acordo com o seu caráter, mesmo porque a postura descortês é aparentemente mais rentável e pouco esforço exige; sem dúvida que para estes é mais satisfatório a recusa em ser perturbado pelo mundo e pelas pessoas ao seu redor, do que ceder espaços, muito embora por várias vezes e variados motivos se decidam por perturbar tudo e todos e ocupar espaços que não lhes correspondem.
Em determinadas situações a opção apoucada tomada por alguns nanicos é movida pelo ego (ísmo ou centrismo), que reclama direito ilegítimo, forçando que outros se tornem seus ser-viçais ou que se submetam à sua vontade - deteriorada por princípio e corrompida pela prática.
Para outros, é o da apatia, o estado de prostração e moleza. Para estes, o sofá é útil frente à televisão e quase não se presta ao exercício do acolhimento e troca de ideias com os que lhes compartem o lar. Em qualquer situação, diálogo recusado é entendimento perdido. Descartar a gentileza e a prosa significa desprezo à perfeita convivência. É oportunidade posta de lado, sem considerar que esta não costuma se repetir e quando repete, o objeto para o qual converge o desejo, provavelmente já terá perdido o sabor.
Profanidade a encontramos no homúnculo que incontáveis vezes escolhe não prestar reverência às pessoas ao negar-lhes o cumprimento, a cortesia, o sorriso, o pedido de desculpas; também é profana a usurpação de espaços restritos ou especiais, não permitindo o direito aos quem têm direitos.
Os que vivem em sociedade ou em comparticipação temporária ou demorada de espaços tem o dever, como elemento integrante, de conhecer e observar os costumes da vida social. Os que se recusam agir ignorando as formalidades e procedimentos que retratam boas maneiras e respeito entre os cidadãos, devem se encaminhar urgentemente ao adestramento...
A vida é uma sequência de uniões e separações. Por opção, por imposição ou necessidade ficam para trás, às vezes sem oportunidade de despedida, pessoas, lares e empregos, cuja satisfação deles advindos seria prazeroso usufruir por longo tempo. Se levadas a sério, todas as uniões serão sagradas, porque representam a somatória ou a multiplicação de bens que engrandecem ou esclarecem os agregados; de outro lado, os reciprocamente afastados por di-vergências ou desavenças, não devem jamais assumir o caráter de profanos, ou seja, cada qual atirando para todos os lados na esperança de que o outro seja atingido.
Lao-tsé, filósofo chinês que viveu no século 4º antes de Cristo afirmava: “a bondade nas palavras cria a confiança, a bondade nos pensamentos cria a plenitude, a bondade nas doações cria o amor”. O ensinamento é oriental, mas a sua prática deveria abranger toda a humanidade. A palavra compreensiva entrelaça a amizade e não a deixa esvair-se. O pensamento sensato organiza e rege a harmonia e o equilíbrio mental. A doação é a materialização do amor. Agindo assim fugimos do profano e adentramos ao sagrado. Necessitamos falar e ouvir palavras doces para que a vida manifeste todos os valores que o profano tenta ocultar. É urgente disciplinar pensamentos e projeta-los quando o sagrado lhes dá matizes multicores. A doação é o braço direito da caridade e assume a fisionomia do sagrado, pois que é a manifestação a sobressair o amor ao próximo e a resumir o amor a Deus sobre todas as coisas.
A vida não é apenas o que nos acontece, o que fazemos acontecer ou o que se recusa acontecer. Ela é a somatória dos momentos que se arquivaram no passado, dos momentos que impulsionam o presente em busca do futuro. Mesmo que esses momentos não sejam tão bons como é o desejo que fossem.
Cabe a cada um administrar a própria felicidade ou tristeza. Alegrias e mágoas são condimentos que temperam o dia a dia às vezes sem consulta ao paladar, e sempre por questões de sobrevivência é aconselhável aceitar o tempero por mais apimentado que seja.
O filósofo alemão Friedrich Nietzche, talvez escorado pela revolta, afirmou: “Deus está mor-to”. Não sabemos com que autoridade tenha firmado esse atestado de óbito. Talvez as suas palavras retratem uma alma atolada na solidão, talvez vitimada pela indiferença e desprezo, talvez ferida em suas mais caras aspirações. Hoje nos sobra a certeza de que morto está o filósofo Friedrich e que Deus permanece vivo em bilhões de corações.
Há pouco mais de dois mil anos, um Homem veio ao mundo para pregar amor, bondade, perdão e humildade. Muitos aprenderam, outro tanto, não! Para os que se demoram aprender, o profano lhes é sagrado; para os que pela conscientização guardaram na memória e nas atitudes esses ensinamentos, o sagrado lhes é profundamente sagrado.
Autor: Gérson Gomide
TALVEZ UM POEMA MEU DOS MAIS CURTOS
Para mim, não há ano novo
Civil, religioso ou profano,
Quando a fome ataca o povo
No pântano em que me movo,
Neste mundo demais insano.
Quem elaborou o plano
Das horas e do calendário
Que rege o mundo, afinal?
Dizem que foi um mortal
Quiçá um gregoriano,
Papa, de certeza com papa
Garantida todo o ano.
Vieram os contadores dos tempos
Em épocas bem mais remotas,
Babilónias, Egípcias e Chinesas
E para maiores certezas
Perguntem lá ao Hiparco,
O grego que não Aristarco,
Nas matemáticas catedrático,
Se há justiça no relógio
Que marca sem sortilégio
Eu ter de me levantar,
Às três e meia da matina
Há trinta anos volvidos,
Matadores dos meus sentidos
Feita já minha doutrina.
Pobre o povo que continua
Sem ver o sol nem a lua,
Em dias e noites sem nevoeiro.
Não há cesto sem cesteiro,
Um dia, irá ser o primeiro
Da revolta
Presa ou solta,
Do teu ano, por inteiro.
Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 30-12-2023)
Impossível viver só, sem amor ao lado,
A vida, então, seria um engano profano,
Pois o amor, divino sentimento abençoado,
É o doce canto que transforma o ser humano.
Como um vinho que embriaga a alma inquieta,
O amor encanta e envolve com sua magia,
Em seus braços, a solidão se desfaz completa,
E a vida ganha uma nova sinfonia.
No encontro dos corações, nasce a poesia,
Um vínculo eterno, sublime e sagrado,
Do amor, a essência que nos guia e alumia.
Impossível ser feliz, solitário e isolado,
O amor é o elo que entoa a melodia,
Um abraço divino, um encanto enlaçado.
Evan do Carmo
Onde o santo e o profano
se encontram o nosso
amor dança o Sairé,
Você é o Capitão do meu
destino e eu a Sairapora
escrita para guiar o seu
caminho e assim a festa
tem feito morada em nós.
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