Problema
Discussões acirradas nascem entre duas ou mais pessoas, porque tocam nos problemas da carne, sem mostrar as soluções para o espírito.
Para que se preocupar com a opinião de "todo mundo"
"Todo mundo" não me ama
"Todo mundo" não cuida de mim
"Todo mundo" não sacia meus desejos
"Todo mundo" não resolve meus problemas
"Todo mundo" não sabe da minha história
A mim importa as pessoas essenciais e especiais, que caminham comigo e não "todo mundo" que passa por mim.
Faça algo que lhe dê prazer! Tenha momentos de diversão, momentos para se despreocupar e ter um descanso merecido! E mais importante, aceite e permita-se a viver a sensação de alívio como uma coisa boa, sem precisar ficar o tempo todo de prontidão em relação a tudo ... tem momentos que precisamos desligar dos problemas e descansar um pouco ...
Ninguém está isento de problemas, nem mesmo o Deus, pois só de pensar que existe o Diabo já é um problema para Deus resolver.
Resolvendo Problemas
Quanto a capacidade pessoal em gestão problemas a primeira regra que precisamos conhecer é que o nosso foco não deve estar no nível do problema e sim no nível de nossa capacidade de resolução de problemas. Se temos um problema nível 5 e nossa capacidade de resolução for nível 3, de fato temos um problema, porém o nível do problema já está determinado e nesse caso nosso foco deve ser em aumentarmos nossa capacidade de resolução para um nível 6 ou maior e facilmente o problema será resolvido.
Quanto mais aumentarmos nossa capacidade de resolução mais facilmente resolveremos os problemas que surgirem, e uma coisa é certa, eles vão aparecer e voltarão a surgir durante toda nossa trajetória tanto como profissionais como pessoas.
Por outro lado se detivermos uma capacidade de resolução nível 10, um problema de nível 3 nem se quer será mapeado por nossa mente como problema e sim como apenas mais uma atividade a executarmos.
Aumentar nossa capacidade de resolução implica em aumentarmos nossa base de conhecimentos, porém conhecimento por si só pouco ajuda se não aumentarmos nossa experiência, nossa capacidade de aplicabilidade, de uso pratico dos conhecimentos que retemos.
E como já dizia o Mestre: "Tentar adquirir experiência apenas com teoria, é como tentar matar a fome apenas lendo o cardápio".
Não devemos criar base de sustentação dos nossos problemas, devemos sim criar base para a sua superação.
Paciência não é uma das minhas poucas virtudes. A história não tem que ser compreendida nos mínimos detalhes. Parto do princípio que ninguém conta exatamente a verdade, apenas a sua versão dos fatos. O que há de novidades além de problemas conjugais, namoros, falta de dinheiro, injustiças, doenças, mortes, separações? Os personagens podem ser diferentes, mas a tragédia humana é mais ou menos igual, dependendo da importância que cada um dá ao seu problema. As cócegas de uns são os espinhos de outros. Sou mais de atalhos. A pergunta que sempre fica na ponta da língua é: "Ok, você sofre, mas o que pretende fazer para mudar isso?"
Uma das virtudes de ser na vida um solitário é não ter com quem se preocupar, evitando assim uma cabeça conturbada.
A felicidade planejada é uma ilusão. A autêntica felicidade é superar os problemas, esquecendo-os ou resolvendo-os.
Há um Deus que luta por você. O que estressa o homem e mina suas forças são problemas não resolvidos, lutas invisíveis.
Na sociedade digital o conteúdo é superficial e os valores são binários reduzidos ao bem e o mal. É o desafio do milênio reaprendermos a nos comunicar com profundidade para que avancemos na resolução de nossos problemas que exigem cada vez mais que sejamos primatas no que tange a entendermos as demandas.
As pessoas felizes não as que tem sempre as melhores coisas ou as que não tem problemas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que surgem e retiram com cautela os espinhos que aparecem no seus caminho.
Profª Lourdes Duarte
Você não deve fugir dos problemas. Eles têm que ver que o perigoso aqui é você... eles têm que fugir de ti!"
Somos tão criativos que criamos fantasmas em nossa mente
antes mesmo de sabermos se eles existem de fato.