Problema
O problema para quem escreve é antes de tudo um problema literário – mas pergunto-lhe agora: é ainda um problema literário a falta de pés no chão ou é anterior a ele?
Muitas pessoas não sabem, nem querem saber, que a ignorância e a indiferença são o maior problema da nossa sociedade.
Deus é uma força extraterrena que vai ensinando os humanos a pescar, mas o problema é que quase todos os humanos querem o peixe no prato.
O problema da amizade reside essencialmente na discrepância que existe entre os muitos que querem amigos e os poucos que querem ser amigos.
Há quem atribua todos os significados do mundo apenas ao dinheiro. Mas há um problema enorme tanto em supervalorizá-lo quanto desprezá-lo!
Quando nos concentramos nas consequências do problema, a solução parece sumir do nosso campo de visão!
Talvez você, o seu mundo, as suas preocupaçoes mundanas, os animais em extinção, a mulher que você ama, o seu helicoptero ultima geração, a sua vontade de mudar o mundo (seu mundo), seu portão destrancado, seu planeta sendo destruído, um avião sumido, um jogo perdido, um outro vencido, um espionamento internacional, a divisão em países, as guerras, a paz, um boleto vencido, não sejam nada, comparado a tudo que possa existir no universo. São insignificantes à luz de tudo que pode existir. Mas você, seu tempo de vida e suas coisas são tudo para você mesmo. E com razão
Fácil é se sentir uma borboleta no casulo, pois ainda está começando a vida. Difícil é não ter casulo, ter ferido suas asas e ter muitos problemas para se superar.
Sobre o “Amor Verdadeiro e Universal”...
“Quando te sentires muito triste e iludido por motivos passionais...
Lembre-te do “Mestre”, que só nos ofertou Amor Verdadeiro e Incondicional e mesmo assim foi Negado e Traído...
Verá assim, que o teu problema é muito menor do que lhe parece...
E assim será mais facilmente sanado!”
Pensa demais em si —- disse ele, sorrindo. — E isso lhe dá um cansaço estranho, que o leva a fechar o mundo em volta de si e se agarrar a seus argumentos. Por isso, só tem problemas.
As pessoas preferem se esconder e fugir dos seus problemas, ao invés de enfrentá-los. É muito mais simples e prático enfrentá-los!