Problema
Não existem — nem podem existir — soluções locais para problemas globalmente originados e fortalecidos.
As 5 perguntas para resolver seus problemas.
O que há de tão grande neste problema?
O que ainda não está perfeito?
O que estou disposto a fazer para que fique do jeito que quero?
O que estou disposto a não mais fazer para que fique do jeito que quero?
Como posso desfrutar o processo, enquanto faço o que é necessário para que fique do jeito que quero?
Não importa o tamanho de suas dificuldades ou problemas, se sua vontade de superar for usada com fé, a fé sempre o levará acima de tudo.
Ailton Nascimento
A pureza da alma é a cura para os nossos problemas e angústias. Tenha alma de criança. Brinque, dance e dê gargalhadas.
Por que arrastas para ti mesmo essas coisas pelas quais não é responsável? Isso é causar problemas para si próprio!
Via de regra, os problemas da gestão pública estão relacionados à incompetência, à negligência ou à má-fé de agentes que se apoiam na burocracia para explicar a sua incapacidade para legitimar o que a letra fria da legalidade não justifica.
É diante dos maiores problemas que surgem as melhores ideias.
E é diante das piores crises que surgem as melhores oportunidades.
A vida é cousa tão séria, os seus problemas são tão graves, que a ninguém assiste o direito de rir. Quem ri é estúpido — de momento, pelo menos. A alegria é a forma comunicativa da estupidez.
(Aforismos e afins)
QUANDO TE PROCURAM?
Você reclama que as pessoas só te procuram quanto estão com problemas e nunca para as horas boas da vida delas?
Não deveria reclamar.
Motivo?
Primeiro: você é especial demais e possui um dom dado por Deus - ombro amigo.
Segundo: você é um bem-aventurado, pois melhor é dar que receber.
Terceiro: você é mais parecido com Jesus do que pensava - é assim com Ele também.
PENSE NISSO:
Quem participa dos "bons momentos" dos tais, por certo acabam se tornando a causa dos problemas do mesmo - ou parte deles.
Problemas?
I
Começa perguntando a ti mesmo se já não é hora de tomar decisões. Se já não tens suficiente experiência para saber o que te perturba, e qual a melhor maneira de resolver problemas. Garanto que teus problemas, se já ais de ler o que ti escrevo, estão bem longe de se constituir um sofrimento de uma criança Africana.
Pergunta a ti mesmo, se o teu problema é somente teu, ou se o é de uma outra pessoa, e pergunta por que o tempo, somente ele, cura; se já não dói muito, viver pouco na doença.
E no ontem, e também hoje, sempre erramos na culpa dos outros, não é verdade?
Deveríamos agir com força. E ser forte, é também ser verdadeiro; e sorrir sempre para os amigos, que estão ao teu lado; e que, sabendo que cada um o ama a sua maneira própria, haverão de magoar-te, como quem pisa num galho sem o ver.
Não condene a vida feliz, por um minuto de infelicidade.
Julgue melhor a ti, do que aos outros. E encontrarás a verdade dos teus problemas, na maioria das vezes, em tua própria lama; suja com lágrimas da ignorância.
II
Fazer de nós, a outra pessoa, não é uma aconselhável atitude; ainda mais quando somos confusos; - confundimos aqueles em que deveríamos confiar. E nos tornamos dois, uma única confusão, ainda maior.
III
Nos momentos de silêncio, ouça a voz do coração.
Nos momentos de alegria, não ria tanto, enquanto o outro chora; lembre-se disto.
E que no mundo, a vida é passageira; todos sabem. E preferem saber disso, equivocando-se, brigando.
Um minuto pode muito bem trair o carinho de amor, que temos por outra pessoa. Mas pergunta a ti mesmo se nunca fostes incauta? Se nunca fostes leviana? Se nunca errastes e quisestes mudar?
Assim, entenderás que nem tudo deve se observar do nosso lado; não deveríamos ser tão egoístas assim; querendo travesseiro e o lençol somente pra nós, enquanto o outro treme de frio.
IV
É bem verdade que fomos mal acostumados. E quando na juventude, o entrave bate a porta, procuramos o colo para deitar. E aprendemos a nos acovardar, temendo nos molhar numa tempestade que já desabou. E fechar os olhos para os problemas e as calamidades nunca foi uma boa solução. E fechar os olhos quando estamos na chuva, não diminui o molhado da roupa.
V
Julgar o outro pelo passado tenebroso; prova que és cauteloso. Embora extrema cautela seja traquina armadilha do diabo; caímos quando nos afastamos do Leão, para morrer na queda pelo Abismo.
VI
Se for possível, chore. Não deixe as lágrimas secarem no coração; encardida já é demais a vida!
VII
Uma roupa, um perfume, traz lembranças tristes; é de suma importância vestir a vida de roupas novas e perfumes límpidos; prontos pra tachar a vida de luzes mais belas e destinos mais sublimes.
VIII
Nunca pense três vezes numa mesma solução inválida. Tal atitude traz a idéia de que fracassamos sempre ao tentar sobrepujar empecilhos. E saiba que cada problema traz consigo a solução, que para cada pergunta existe uma resposta, e saiba que, se de um lado já fora feito algo de bom, talvez seja a hora de tu, fazerdes tua parte.
Eles me rotularam, me analisaram, jogaram mil complexos em cima de mim, problemas, introjeções, fugas, neuroses, recalques, traumas...
Que eu seja tal qual uma Fênix, que eu tenha o entendimento necessário para aprender com cada dificuldade e que, assim, renasça cada vez mais forte, depois de cada problema, de cada dor que me transforma em cinzas, de cada caída e saída do fundo do poço, de cada obstáculo superado.