Prisioneiros
Somos prisioneiros da vida e temos que suportá-la até que o último viaduto nos invada pela boca adentro e viaje eternamente em nossos corpos
Há muitas pessoas vivendo numa prisão imaginária, são os prisioneiros de suas próprias mentes, ali jogados pelas limitações impostas a sí mesmas, aceitando a pobreza e a derrota
Somos, nem tanto por burrice, mais por reflexo condicionado,
prisioneiros do julgamento alheio. Tememos outras alternativas que
não sejam as já testadas e aprovadas. Os diferentes abrem caminhos,
criam opções, sobrevivem da própria independência, enquanto os outros
vêm atrás concorrendo ao título de melhores ou piores em repetição.
O Mito da Caverna
O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.
Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.
A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
(O Mito da Caverna)
Soltem os prisioneiros
Soltem os prisioneiros
Por todo o mundo
Há prisioneiros
Por todo o mundo
Soltem os prisioneiros do Rio de Janeiro
De Lisboa, Porto, Ofir, Aveiro
Guimarães, Faro, S. Paulo e Timor
Soltem os prisioneiros do ódio e do amor
Me solta, eu sou inocente
Arranca essa mordaça, quebra essa corrente
Essa mordaça que ninguém vê
Essa mordaça que ninguém sente...
Soltem!
Soltem!
Libertem-nos!...
Soltem os prisioneiros
Soltem os prisioneiros
Por todo o mundo
Há prisioneiros
Por todo o mundo
Eu tô sem ar, feito num peixe num aquário
Sem sair do lugar, feito um presidiário
Hã! Pelo que disseram lá no dicionário
Eu acho que me deram liberdade ao contrário
Nós somos livres pelo avesso
Mas o sangue é mais forte que o mar
Navegar é preciso, e a liberdade tem seu preço
Então me prende, pra eu me poder soltar...
Soltem!
Soltem!
Libertem-nos!...
Soltem os prisioneiros
Soltem os prisioneiros
Por todo o mundo
Há prisioneiros
Por todo o mundo
Em busca da verdade correm viajantes
Em busca da verdade ficam prisioneiros...
Em busca do amor dormem os amantes
Em busca do amor ficam prisioneiros
Vocês são todos prisioneiros! O que vocês chamam de sanidade é apenas uma prisão nas suas mentes! Acorde! Não seja um prisioneiro! Seja livre como nós e não se esqueça de sorrir!
"Vocês são todos prisioneiros.O que você chama de sanidade, é apenas uma prisão em suas mentes que impede você de ver que você é apenas pequenas engrenagens em uma gigantesca máquina absurda.Acorde!Por que ser uma engrenagem?Seja livre como nós.Apenas lembre-se, sorria!"
Prisioneiros da própria mente.
Somos reféns de um inimigo insidioso, uma força poderosa que nos aprisiona em suas teias silenciosas. Dia após dia, lutamos contra seus grilhões invisíveis, sem perceber que o verdadeiro adversário está dentro de nós. Nossas mentes são as vilãs ocultas, semeando dúvidas, medos e autossabotagem.
Ela nos manipula com pensamentos negativos, nos aprisiona em padrões autodestrutivos e nos faz acreditar em limitações que não existem. Nos sufoca com inseguranças e ansiedades, nos impedindo de explorar todo o nosso potencial. Nossas mentes são as maiores traidoras, agindo contra nós mesmos.
Às vezes, parecemos marionetes controladas por esse inimigo interno, nos rendendo a suas artimanhas. É hora de reconhecer que somos os responsáveis por quebrar essas correntes. Devemos nos libertar do cativeiro mental, questionar as crenças limitantes e desafiar os pensamentos negativos.
Quando percebemos que nossa mente é o verdadeiro adversário, ganhamos o poder de desativar suas armadilhas. Podemos nutrir pensamentos positivos, desenvolver auto-compaixão e cultivar uma mentalidade resiliente. O inimigo interno perde força quando escolhemos ser os protagonistas da nossa história.
É chegada a hora de nos libertarmos do jugo mental e abraçar uma nova forma de viver. Enfrentemos o inimigo interno de frente, rompendo as amarras e encontrando a verdadeira liberdade. Desperte para o poder de uma mente consciente e veja como tudo pode mudar.
- Relacionados
- Prisioneiro da Solidão
- Pensamento do dia: 40 frases profundas para refletir
- 75 mensagens de reflexão: palavras de sabedoria
- 50 frases de reflexão para status do Whatsapp: escolha a perfeita para você!
- 43 frases de reflexão sobre relacionamentos abusivos
- Relacionados
- Prisioneiro da Solidão