Princípio
... a liberdade
tem como princípio
o desfrute incondicional
de tudo aquilo que respaldado
numa honesta percepçãodos
nossos próprios limites,
nos permite
viver!
... a Fé
é primordial empatia
nos vinculando ao Princípio Maior;
no entanto, somente o autoconhecimento
duramente adquirido e vivido, nos
justificará frente aos postulados
e compatibilidades
do viver!
O princípio básico da amizade é a
confiança, não há nada comparado
ao êxtase de saber que alguém confia
e acredita em você.
Olhar para cada idade da mulher com a individualidade da beleza que lhe cabe é o princípio básico do respeito.
Alisar a manhã, como ao lençol enrodilhado da noite é o primeiro princípio da arte da vida; o segundo é encontrar a melhor forma de colocar no rosto a ruga agradável de um sorriso.
O amor a si mesmos constitui um princípio fundamental da moralidade. Portanto, é legítimo fazer respeitar o próprio direito à vida, mesmo quando isto requer que se inflija ao próprio agressor um golpe mortal. A legítima defesa não é um direito mas um dever para quem é responsável pela vida de outros.
Nota: Trecho de discurso à delegação da Comissão Internacional contra a Pena de Morte, em 17 de dezembro de 2018.
...MaisA família sempre será aqueles que nunca abandonam uns aos outros nos momentos tênues. Nessas horas sempre se inicia um movimento de se entender como é a sequência de viver nesse mundo efêmero. Sejamos um pouco sábios enquanto fores cedo e vejamos o que nos cega.
Você não tem que disfarçar sentimentos legítimos em nome de uma suposta racionalidade, e muito menos deixar de demonstrá-lo em função de uma alegada “postura profissional” sempre que se sentir atropelado em seus princípios. O uso da inteligência emocional nos mostra que é necessário manter a natureza holística onde racional e emocional são partes integrantes e indissociáveis do que somos, de forma a que não precisemos anular sentimentos ou fingir que os deixamos do outro lado da porta. Argumentos que se prestam a atropelar qualquer um dos que integrem nosso esquema de crenças e valores se mostram indefensáveis, já que são direitos inalienáveis da pessoa humana e jamais poderão se constituir em objeto de negociação.
Como viver em um mundo tão ganancioso? Onde tudo é baseado em dinheiro e tudo tem um preço e pode ser negociado, inclusive os princípios morais. Será isso efetivo? Ou chegaremos nós ao tempo onde os valores serão prioridade e o numerário apenas secundário?
Uma questão de honra
Nossas atitudes revelam nosso caráter.
Nossas decisões revelam nossos princípios.
Nossas crenças revelam nossos valores.
Nossos gostos revelam nossas tendências.
Nossos comportamentos revelam nossos sentimentos.
Nossas palavras revelam o que carregamos no coração.
Tudo o que pensamos, fazemos ou dizemos é uma questão de honra ou de desonra, tanto para Deus como para a humanidade.
A única posição firmada em caráter inegociável e permanente que mantenho na vida é a que toca ao meu esquema de valores. Todas as demais, inclusive as inaceitáveis até então, podem ser mudadas a partir do momento em que me provam que se mostra mais justa, lógica e, principalmente, com mais sentido na comparação com anterior.
Valorize as amizades conquistadas na linha de partida ou percurso, na linha de chegada sempre haverá muitos admiradores.
A queda de uma pessoa, começa quando ela se vê cercada de amigos que só aplaudem e elogiam seus atos.
O engenheiro sempre faz o necessário! Tudo acima do ponto de equilíbrio é um eminente desperdício de energia, e tudo abaixo é um fracasso pleno!
Adaptar às novas situações é imprescindível para sobrevivência (literalmente)
É fácil? Para os que possuem mentalidade de crescimento, são flexíveis se adaptam com facilidade, os que possuem mentalidade fixa e são resistentes às mudanças, tem dificuldade, mesmo que no final tenha que se adaptar.
Engraçado que mesmo sabendo que é necessário abrir mão de certas coisas, muitos resistem. Alguns porque são acostumados serem contrários e não perdem oportunidade de demonstrar sua posição mesmo sem razão, outros porque possuem dificuldades, o novo causa pavor e outros mais por serem céticos.
Mais dentre todos eles o que menos sofre são os flexíveis. Logo, o ideal é ser flexível/adaptável, viver em processo de melhoria contínua.
Só não mude se for ferir seus princípios e valores, caso contrário, evolua!
Insta: @elidajeronimo