Frases para o primeiro dia de aula
É possível que o aprendiz supere seu mestre em termos de habilidades, conhecimento e realizações. O aprendiz pode se dedicar intensamente ao estudo e prática, desenvolvendo suas habilidades de forma excepcional e até mesmo inovando e criando novas abordagens ou descobertas na área de conhecimento em que estão se desenvolvendo.
É natural que o aprendiz, com sua dedicação, determinação e motivação, possa ter um desempenho superior ao mestre em algum momento. No entanto, é importante lembrar que o respeito e a gratidão pelo mestre devem sempre ser mantidos, pois ele foi fundamental no processo de aprendizado e desenvolvimento do aprendiz. A relação entre mestre e aprendiz é uma via de mão dupla, com trocas de conhecimento, experiência e aprendizado constante.
O aprendizado pode certamente enriquecer e expandir o conhecimento e as habilidades do mestre, mas é importante lembrar que o mestre provavelmente possui uma base sólida de conhecimento e experiência para compartilhar com seus alunos. O aprendizado pode complementar e aprimorar o conhecimento existente, mas não necessariamente superar o mestre em termos de sabedoria e experiência acumuladas ao longo dos anos. É importante manter um equilíbrio saudável entre aprender com o mestre e também continuar desenvolvendo habilidades e conhecimentos por conta própria.
A VIDA É UMA GRANDE ESCOLA
(Parte 1)
A vida é uma grande escola, que pelas experiências excelentes, ótimas, ruins, péssimas ou horríveis, podemos aprender e muito e enriquecer a nossa bagagem de experiência e maturidade. Nos quais:
Aprendemos a valorizar as coisas mais simples da vida com a escassez e outras dificuldades;
Aprendemos que não podemos contar com qualquer pessoa quando precisamos de ajuda;
Aprendemos a ter paciência com quem sabemos que não é verdadeiro com a gente, mesmo sabendo de tanta fala e "fofocas fake news" ou seja, fofocas inventadas ou mentirosas;
Aprendemos a valorizar mais os verdadeiros amigos, que independente da nossa situação financeira ou status, estão com sempre com a gente, pode vir o que vier, sempre estão a disposição;
Aprendemos a valorizar o nosso trabalho, diante de tantas pessoas que estão desempregadas; e
Aprendemos que devemos respeitar quem tem opinião ou crença diferente da nossa, inclusive as ideias divergentes na política, e que é uma tolice desfazer a amizade com amigos, colegas, ou até um membro da família por causa de política.
(DVS)
Sobre os professores...
Pela didática trilhamos o caminho para a aprendizagem.
Pelos livros, uma aliança com instigantes emoções se concretiza.
Porém, são com os professores que a imaginação ganha forma, os saberes profundos nos são revelados, a didática se cria e os livros nos são apresentados como amigos e companheiros na bela jornada dos saberes e da vida.
Primeiramente é direito do estudante de filmar ou gravar as aulas para rever conteúdo, além disso, um professor que conduz suas aulas com conhecimento técnico e ética profissional, não se incomoda com isso, pelo contrário, sente prazer pelo interesse dos estudantes diante de tal ação.
“As aulas de religião, no futuro, serão trocadas por aulas de como desconstruir a sua masculinidade ‘tóxica’ usando-se dos artifícios Liberais e feministas, na verdade, já o foram.”
Alguém muito inteligente, uma vez, afirmou: "Eu não gosto de estudar, eu gosto de aprender".
Mas as escolas não ligam para esse fato. Elas querem robôs que funcionem 24 horas por dia, sem parar! Mas tem dias que me consomem tanto, ao ponto de não me mexer por horas, mesmo que eu não tenha feito nada, de qualquer maneira.
Professores me perguntam se eu estou bem, mas quando eu sofria bullying, ninguém fazia nada, e eles sabiam, eles sempre sabem, apenas fingem que não estão por dentro de cada coisa que acontece dentro de suas paredes.
Pais reclamam que não fazemos nada, que só nos trancamos no quarto durante o dia inteiro, sem ver a luz do sol, mas quando pedimos para ir á um psicólogo dizem que é falta de Deus ou de vergonha na cara.
Eu quero trabalhar, quero me ocupar, mas para isso preciso de um diploma, preciso estudar, porque ninguém é realmente ápto de completar qualquer tarefa se não tiver formação acadêmica.
Como se a vida não ensinasse o suficiente, ensinasse até demais, ensinasse até te sufocar, até doer o peito, até fazer tremerem as mãos, até te desligar da realidade por completo...
Até você precisar esquecer o que te foi ensinado, se não você não vive mais.
Então chame de hipocrisia a minha necessidade de não assistir o noticiário, de não estudar, de não pensar!
Eu já pensei demais e isso me levou a insanidade.
Eu não vou repetir o mesmo erro duas vezes.
Em português estou a aprender orações coordenadas e subordinadas, mas para quê? Porque que que isto deveria ter sentido? Nós já o sabemos certo?
Compreender o porquê do não aprender, pode estar em o professor imersar no desconhecido mundo para além da sala de aula, onde o seu aluno que ele encotrará, não é o mesmo que ele ver todos os dias, sentado diante dele na escola.
Quando se muda o foco do ensino e aprendizagem,
retirando do aluno para o resultado
que ele possa apresentar, em avaliações externas,
o educar transforma-se
em um cadáver sepultado
na cova chamada escola.
O currículo na escola
não pode ser apenas pensado,
mas materializado nas ações
de seus agentes ativos
em sala de aula.
A escola tem que funcionar
como uma extensão da realidade
que o aluno encontra no meio em que vive,
para que ele encontre significação
no que aprende.
A escola no cumprimento de sua função social
exerce uma postura pseudodidática,
ao exercer a segregação entre
a teoria assimilada na formação
e a prática de sua ação na sala de aula.
Ser educador está para além do cumprimento de um currículo, para além da sala de aula, para além dos muros da escola. É enxergar as diversas facetas do corpo discente que compõe a escola e perceber que nunca haverá uma técnica, metolologia ou procedimento pedagógico ideal, capaz de contemplar essa diversidade.
Os anos fatalmente passarão. Não permita que passem com eles os melhores aprendizados na grande escola da vida. Busque se conhecer!
Quando tudo isso passar...
Eu quero voltar pra escola...
Quero voltar a olhar aqueles pequenos olhos sedentos por conhecimento...
Quero voltar a ser o alento da vida difícil da Maria...
Quero voltar a ser a cumplicidade da Carolina...
Quero voltar a ser a alegria do João...
Quando tudo isso passar...
Eu quero andar por aqueles corredores, com saltos barulhentos e não ouvir meus passos porque na escola tem barulho, tem risadas e tem vida!
Quando tudo isso passar...
Eu quero a vida normal,
Mas não o normal de antes!
Esse eu não quero nunca mais...
Eu quero o novo normal, com mais empatia, com mais amor e com aquela sensação maravilhosa da saudade do que se tem!
Sabe aquela sensação que pode perder algo e por isso valoriza?
Que pode ser o último abraço, por isso prolonga ele?
Quando tudo isso passar...
Eu quero sentir essa sensação todos os dias no novo normal!
Aaaaaa como eu quero,
Quando tudo isso passar...
Mas até tudo isso passar,
Até que meus, nossos alunos estejam seguros...
Vai demorar...
Então, eu me reinvento (nas técnicas)
Me descubro (dos medos)
Me fantasio (literalmente)
Me viro no avesso se preciso for
Pra que você (meu aluno) tenha ânimo pra esperar
Quando tudo isso passar...
- Relacionados
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Frases sobre Educação Escolar
- Poemas de volta às aulas
- Frases com Autoestima para Escola