Prevenção e Saúde
FELIZ DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE 🇧🇷🔰💛💚
Ser Agente Comunitário de Saúde, não é só ,sobre visita domicíliar... Ou seja,o papel do ACS,vai mais além do que uma simples visita domiciliar. Ser ACS,é saber lidar com as adversidades pré existentes e existentes na nossa microárea, é buscar sempre uma resolutividade para uma ocorrência de Saúde,e sempre colocando-se ,no lugar do outro.
Ser ACS..é passar segurança para àquela família, de que o problema dela será sanado em breve, junto com a equipe da ESF...
é passar conforto e acolhinento,no momento em que alguém da comunidade, encontra-se ,ansiosa(o) e angustiada(o),com algum problema pessoal ou de saúde existente com um de seus familiares. Ser ACS é isso...
É ser gente,é ser acolhedor,é ter empatia...mesmo que seja mal recebida(o) em alguns domicílios...É fazer o bem, sem olhar a quem...É engolir sapos ,cobras e lagartos ,para ter uma vivência tranquila e harmoniosa tanto dentro da equipe,quanto na microárea...Enfim, ser ACS é ser várias pessoas em uma única,porém, nunca perdendo sua essência e principalmente, nunca esquecendo de suas verdadeiras e reais atribuições enquanto Agente Comunitário de saúde.
Créditos:Olívia Profeta🙋🏻♀️🤜🏼🤛🏼🇧🇷
É tão injusto o desinteresse humano na saúde mental. Se alguém diz que tem câncer, todo mundo se compadece, mas se alguém diz que tem um transtorno mental do tipo depressão, ansiedade, bipolar, pânico e etc, logo dizem que é frescura, falta de Deus, falta de ter mala de roupa pra passar...
Não é verdade. Todos nós apresentamos algum tipo de transtorno mental, alguns são muito graves e causam sofrimentos terríveis: são 'cânceres da alma' e é comprovado cientificamente que mais de 90% de nossas dores e doenças físicas são desencadeadas por causa de nossas dores mentais e emocionais.
Nossa saúde mental está péssima. PÉSSIMA, porque há discriminação, porque há tabu, porque há julgamentos, porque quem tem transtorno mental é considerado inapropriado para o convívio com "os normais", porque quem faz terapia é considerado fraco; porque quem vai a psiquiatra e toma tarja preta é um indivíduo que não aguenta um sopro...
Nosso cérebro, nossa mente, nossas emoções também adoecem e, por isso, precisam ser escutados, tratados, sarados. Vamos dar ao assunto a cor que o assunto pede: viver dói, e todos nós precisamos de ajuda para enfrentarmos os nossos labirintos mentais. E tem que ser muito corajosa pra admitir isso, pra não se isolar na dor, pra gritar por socorro, pra buscar o socorro bem presente na angústia.
Entretanto, o que mais ocorre, por causa do tabu, da vergonha de ser taxado de fraca, de demente... é nos isolarmos na dor até que ela se torne maior do que podemos suportar, assim, a esperança não é mais a última que morre, mas a morte a única esperança. Não porque queremos morrer, mas porque não aguentamos mais viver. É diferente.
#setembroamarelo
#suicídiofalaréamelhoropção
Se você ou alguém que você conheça, está com a saúde mental fragilizada, peça ajuda. Buscar ajuda é um sinal de força e coragem!
Não espere pelo carnaval para soltar a franga. Solte todos os dias e se previna do adoecimento emocional.
Educação Física para a aprendizagem e o ensinamento das execuções dos padrões de movimento do corpo, de forma lúdica ou não, com o objetivo de prevenir e tratar doenças físicas e psíquicas, promover a saúde corporal e mental, potencializar a habilidade motora e intelectual maximizando a evolução espiritual, alcançando assim, a sabedoria.
A campanha Outubro Rosa
É de conscientização
Contra o câncer de mama
Tem foco na prevenção
Quanto mais cedo fizer
O exame na mulher
Mais chance de solução.
O luto é uma das experiências mais dolorosas e intensas que qualquer ser humano pode vivenciar e testemunhar. No entanto, quando não couber mais no coração e a lembrança escorrer pelos seus olhos, o tempo se encarregará de transformar essa dor em saudade e assim, perpetuará a memória de quem se foi. O amor nunca morrerá.
Tá tudo bem apertar o botão pause, dar um passo atrás, pedir ajuda e esperar pelo melhor. Só não aperta o botão de desligar. Você pode perder uma programação incrível fazendo isso, sabia? Melhor não arriscar.
Cuide da sua dor. Essa é a melhor maneira de cuidar daqueles que amamos, além dos que se quer conhecemos ou nos relacionamos. Pense bem!
Será que até mesmo o sofrimento merece educação?
Concordo com Carlos Drummond de Andrade: "A educação para o sofrimento evitaria senti-lo com relação a casos que não o merecem."
Exercícios físicos, em relação a inúmeras doenças, quando não é a prevenção será o tratamento e até mesmo a cura!
Os alimentos que descascamos, previnem, tratam e curam doenças.
Que a sua escolha lhe permita cura através da alimentação.
Prevenção é tentar economizar vida às custas da privação do prazer. Ou melhor, é pagar a doença às prestações, antecipando as consequências dos erros. Que cumpra-se meu destino na íntegra.