Preto
"Quão impressionante é o amor de Yauh dos exércitos! ele não faz distinção de pessoas, ama o branco o negro, o pardo, ama o amarelo, pois somos suas criaturas, e assim como todos os pais que amam sua prole ele nos aceita como somos."
Sinto a suave escuridão capaz de te apagar te tornando parte desse todo negro misterioso com efeito de esquecimento de si.
A mulher é a penumbra dádiva.
Na abertura do terceiro selo acontece algo que muda o cenário profético no bloco dos quatro seres viventes. O terceiro animal diz vem e vê, e uma voz do meio do trono fora dirigida ao cavaleiro que está sobre o cavalo preto com a balança na mão, o que para os dois anteriores não veio nenhuma ordem.
Conhecendo raizes
De pele escura e tranças firmes
Segue uma cultura que não se atinge
De turbante enrolado e bacia na cabeça
Lá vai ela, como se fosse a rainha da beleza
Do trigo ao pó
Do grito ao céu
Lá vem a moça bonita dos olhos de mel
Da chuva que cai
Do vento que sai
É a magia africana
Aquele que distrai
Da senzala
Pra liberdade
Hoje vem mostrar pro mundo
O que é beleza de verdade
Diversidade nas empresas não é caridade ou bondade, diversidade é estratégia. Quanto mais pluralidade se tem em uma equipe, maiores serão as chances do seu produto ou da sua publicidade serem aceitos por todos.
Lagoa dos Pretos
O que dizer de um lugar, tão singular
Que cativa quem quer que seja
com simplicidade e beleza
Um lugar de muita história e tradição
Tem Raimundo Preto e Luís do Boqueirão
Professora Margareth, que mora em cada coração
Ensinou a cada um, com amor e dedicação
No dia dos finados, muitos familiares e amigos vão se encontrar,
seja nos Paus secos, Goiabal ou mesmo no lugar
Levando flores e velas para relembrar
Cada um que se foi e a suadade que ainda dói
Lagoa é lugar bom pra nascer e viver,
para plantar e colher
Tem capoeiras, roças e matagais
Tem mangas, cajus e muito mais
Tem os pés de laranja da mãezinha
futebol de tardezinha
Tem o coco e o azeite
A limpeza e seus peixes
A cor negra predomina na pele de que vive por lá
Predomina também, a coragem de lutar.
Eu dedico esses versos a cada pessoa
que ama, amou e amará essa terra:
Lagoa
O racismo não está na cor, mas nas atitudes, é na consciência de quem se acha melhor que os outros. Quando o mesmo acontece, vemos o atestado da imbecialidade humana!
A Evolução faz você perder algumas coisas, principalmente pessoas. Sobretudo tende um bom ânimo, essas coisas provavelmente jamais fizeram, fazem ou fará parte do seu crescimento.
Definitivamente, não estou no lugar de fala.
Mas dói na minha alma, o sofrimento das pessoas pretas, é asqueroso, vergonhoso e desumano. Vivemos em um país que provavelmente é o mais miscigenado do planeta e mesmo assim o racismo e o preconceito em geral é presente no dia a dia e em absolutamente tudo.
Apesar de ser parda, descendente de africano, índio, caboclo, para a sociedade tenho o privilégio branco e a partir desse lugar, do qual antes eu não entendia muito bem, venho aprendendo bastante e comecei a enxergar as coisas de uma outra ótica. É triste porque a realidade é, que todos somos racistas (mesmo que inconscientemente), está impregnado na nossa cultura, na língua portuguesa, na sociedade em geral. Expressões que são usadas no dia a dia como "A coisa tá preta", "mercado negro", "denegrir", "morena, mulata" e muitas outras, são racistas! Quando nos silenciamos diante de uma situação real de racismo, estamos sendo racistas! Quando nossos colegas de trabalho, amigos, familiares fazem um comentário maldoso e não nos posicionamos estamos sendo racistas. Por fim, a primeira coisa que devemos fazer é nos conscientizar sobre o racismo estrutural do nosso país, é um aprendizado diário em seguida, mudanças de atitudes!! P.S.:Tenho muito orgulho da minha ancestralidade!
A mente não se expressa em palavras,
mas elas encorajam aquele que à procura;
Se excitando, cai na armadilha;
Se se opuser, espera pela queda.
Sabe quando você esta conversando com seu amigo e ambos estão se sentindo no fundo do poço, tudo errado, tudo bagunçado, sem perspectiva nenhuma, aí chega outro, e na conversa você percebe que ele também esta na mesma, não deveria mais é confortante saber que urubu é preto em todo lugar.
Eu nunca aceitarei viver numa sociedade que usa fatos de injustiça e discriminação do passado para me fazer viver segregado hoje, mendigando aceitação social e um espaço de fala na sociedade, simplesmente por causa do meu tom de pele.
Eu não estou vivendo lá atrás, estou vivendo agora.
E a história do hoje, quem faz sou eu.
Não preciso de nenhuma ação reparadora.
Eu sou livre, independente e suficientemente competente para conquistar o que eu quero sem precisar de favor de ninguém. Nenhuma algema ideológica me aprisiona, eu sou livre.
Eu não sou vítima, nunca serei.
Breve instante pacífico, encantamento grandioso, pequeno ser alado muito importante, lindo fragmento notável da natureza, tons calorosos, amarelo e preto, sutileza demasiada que pode incentivar grandes sentimentos a partir do encanto que de bom grado oferece aos olhos, principalmente, se formarem um olhar poético ou no mínimo atencioso, tirando um bom proveito do tempo com algo simples, temporário e certamente maravilhoso.
Dizem que todo mal entendido se resolve com diálogo, mas isso não é verdade. Fica impossível resolver um conflito quando o que eu falo para alguém é preto e o que ela escuta é branco.
O dinheiro público também serve para comprar pessoas e virar refém delas, mesmo que sejam imprestáveis. A soberba precede a ruína.
Vozes da Periferia: Um Grito por Igualdade e Oportunidades
No camburão, o jovem negro foi levado,
E o repórter, com intenção cruel e desvairada,
Buscava audiência em humilhar o "Criminoso",
Mas foi a resposta do jovem que ecoou de modo grandioso.
"Já não sou nada mesmo", disse ele com pesar,
"Quem quer comer vale", suas palavras a ecoar,
"Aceito qualquer salário", um grito de desigualdade,
A juventude negra, periferia em dificuldade.
Oportunidades escassas, sonhos postos à prova,
A luta pela sobrevivência, árdua e renhida trova,
Sem carteira fichada, sem seguro de vida ou amparo,
A juventude negra enfrenta um caminho tão amargo.
Que ás periferia seja um eco, uma voz a clamar,
Por justiça, igualdade e oportunidades a brilhar,
Que todos tenham chances, que todos possam alçar voo,
E que a juventude negra encontre um futuro.
A alma de um egocêntrico é igual um espelho. Para si próprio ,acha que a superfície é clara, mas para quem olha do outro lado, sabe que é escura.