Preserve o Meio Ambiente
Se continuarmos dando mais importância ao capitalismo ao invés de preservar nossos recursos naturais, seremos devastados junto com nossas ambições.
Reflexão
Na luta pela preservação ambiental não podemos mostrar só as flores...
O homem, ao preservar a natureza, está advogando em causa própria, primeiro que a natureza nunca precisou dele e nem vai precisar, segundo, sem ela o homem deixaria de existir. Assim, salvá-la é uma questão de sobrevivência.
Não podemos mostrar só as flores... Elas murcham, morrem ou se transformam em frutos, maduram e se acabam. Então, temos que saber aproveitar as sementes daquelas que maduraram e plantarmos de novo para que voltem a produzir. Para isso temos que cuidar muito bem do terreno onde plantamos e da planta que vai nascer e produzir novos frutos, reiniciando um novo ciclo de vida. Assim, temos que estar conscientes de que para termos plantas, flores, frutos e sementes é necessário termos terra de boa qualidade, água para regar, sol para iluminar, disposição para realizar o trabalho e outros fatores da natureza que serão decisivos para a nova colheita, além de políticas públicas que permitam o desenvolvimento do trabalho (e este é um dos grandes problemas em nosso País).
Portanto, tudo depende da natureza e do nosso trabalho. Natureza sadia e disposição para trabalhar, bons frutos serão produzidos e novas sementes para o reinício do novo ciclo.
Na verdade, quando alertamos que temos que cuidar mais e melhor do meio onde vivemos é em razão da necessidade de se manter a terra em boas condições de receber novas sementes e gerar nova produção de boa qualidade, para que a demanda para a nossa sobrevivência e a das demais vidas aqui existentes sejam supridas à contento.
Uma pessoa não precisa ser um gênio para entender que sem alimento, sem água, sem ar, sem roupa e um teto para se proteger, todos de qualidade razoável, não irá conseguir sobreviver.
Por isso estamos empenhados neste trabalho para a conscientização de que cada um de nós pode fazer um pouco em favor da manutenção de uma boa qualidade de vida no planeta. É um trabalho cansativo e chato, todos os dias batendo na mesma tecla e, muitas vezes, sendo tachados de eco-terroristas, desocupados, frescos e outras qualificações que chegam a ser uma falta de respeito. Mesmo assim, conscientes da nossa responsabilidade como cidadãos, estamos nesta luta e não vamos parar. Melhor fazer pouco que não fazer nada, este o nosso lema.
Concluindo, não vamos só mandar flores para os amigos, vamos mostrar esta mesma flor murchando, o fruto apodrecendo, a árvore morrendo, a água secando e/ou fedendo, o ar escurecendo e, junto, as vidas se acabando. Quem sabe assim, mais alguns resolvem se juntar ao grupo que desenvolve este trabalho de mostrar, todos os dias, que a nossa Mãe Terra chora pelo nosso desprezo, pela nossa falta de responsabilidade com as vidas que nela ainda existem.
Vamos pensar e agir mais, como disse nosso amigo Antonio Bandeira Bandeira"Qualquer um pode ajudar a cuidar do nosso planeta... o difícil é encontrar onde está "este qualquer um" disposto a encarar este desafio!
Lembre-se! Preservar não é uma obrigação. E sim, nosso dever. De olhar e ver quão belo é a criação. Se respiramos é sinal de que alguém cultivou lá no passado. Para que hoje pudéssemos sentir o ar que entranha em nosso ser. Preservar não é uma obrigação. E sim a mais bela atitude de amar. É notar que não seremos eternos no mundo. E que outros virão e precisarão também respirar. Assim como nós, que um dia também precisamos. Plantai arvores! Para que um dia possam se lembrar, ao comer do fruto, que a existência dessa árvore foi fruto do amor, que alguém plantou e outro colheu. E saciou sua fome.
Preserve! Pois vidas dependem da sua atitude!
Seja como o ouro: preserve suas características apesar do meio em que você se encontra. Seja fiel a si mesmo.
Nas palmeiras da terra de Gonçalves Dias canta o sabiá; as aves que temos por aqui em Cabixi (Rondônia), gorjeiam e encantam com certeza, como as de lá.
Hoje é o dia da água.
Aquela que nós desperdiçamos, sujamos e depois culpamos por inundar nossas cidades e ceifar vidas...
O melhor exemplo de SUSTENTABILIDADE é a própria MÃE natureza, que aproveita e transforma tudo. O homem que ama a natureza constrói (sustentabilidade), já o que não a ama, destrói (extinção).
O fogo, essa força da natureza,
Que nos aquece e nos ilumina,
É também uma ameaça,
Que pode levar tudo à ruína.
Como disse o filósofo grego Heráclito,
O fogo é a origem de tudo,
Mas quando fora de controle,
Pode trazer destruição em um segundo.
E como nos alerta o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade,
Os incêndios são uma tristeza sem igual,
Que devastam a natureza e seus habitantes,
E deixam um rastro de dor e mal.
Mas a preservação é a nossa missão,
Como lembra o pensador francês Rousseau,
De cuidar da natureza e do meio ambiente,
E proteger tudo o que é belo e puro.
Devemos agir com sabedoria,
Como nos ensina o filósofo alemão Kant,
E cuidar da natureza com carinho e respeito,
Para que ela continue a nos encantar.
Que possamos ser responsáveis e conscientes,
Como nos inspira o ecologista americano John Muir,
E preservar a natureza para as próximas gerações,
Para que possam desfrutar da beleza do mundo e sorrir.
Que o fogo, incêndios, natureza, preservação e meio ambiente,
Sejam temas de reflexão e ação,
Para que possamos agir com amor e cuidado,
E garantir um futuro saudável e sustentável em nossa nação.
Se quisermos viver neste planeta sem estes eventos climáticos que provocam destruição, devastação e mortes, teremos que aprender a respeitar e cuidar do meio ambiente para preservar a vida.
Uma gota d'água não parece nada
Na verdade, parece uma piada
Mas uma piada que se desperdiçada
Perde totalmente a graça
Damos tanto valor a bens materiais
E os recursos naturais...
Desperdiçamos por motivos banais
O ecossistema é maravilhoso
Faz com que um seja dependente do outro
Então por que não amar? Por que não cuidar?
Devemos agora mais do que nunca, o ambiente preservar!
Em tempos de pandemia cabe repensarmos sobre quem somos e de que forma estamos vivendo: como agregadores ou como destruidores? O Universo tem sua dinâmica própria, tal como o Planeta Terra, que independe de nossa existência. Lembremos que apenas fazemos parte da Natureza e não estamos acima dela, assim como os demais organismos, desde a mais simples colônia de fungos e bactérias. Não somos superior a "Gaia", pelo contrário, dela dependemos, do ar, da água, da terra, do fogo, dos minerais e todo alimento que ela produz. A espécie humana carece refletir urgentemente acerca do que tem feito da sua própria "casa". Uma hipótese, partindo da Teoria da Seleção Natural, é de que esse sistema ecológico tão rico e complexo está buscando alternativas de reequilíbrio e autorregulação frente ao excesso populacional, já somos mais de 7 bilhões, há tempos sobrecarregando os recursos naturais, devastando florestas, poluindo rios, lagos, exagerando no consumismo, produzindo montanhas de lixo, etc. As mudanças climáticas estão cada vez mais intensas e desajustadas, os ciclos irregulares. Até quando vamos tratar conservação e consciência ambiental como algo menos importante se é o que precisamos pra sobreviver? Se nós enquanto espécie somos tão egoístas a ponto de não sabermos preservar, então que ela mesma (mãe natureza) se regenere e faça o que for necessário.
Somos apenas passageiros neste vasto planeta Terra, e é nosso dever cuidar dele com amor e respeito, preservando sua beleza e harmonia para as gerações futuras.
Vivemos num mundo com prazo de validade. Somos os detentores desta fugaz ampulheta, e somente nossas mãos são capazes de arredar ou não as areias do tempo. Devemos não apenas incorporar uma mentalidade esperançosa de futuro, com preservação e desenvolvimento ambiental, mas também passar o aprendizado adiante, estimulando esta sensibilidade às novas gerações.
O verde é a cor da esperança, o caminho para o futuro.
Vociferou o ambientalista agastado: há horas em que gostaria de atear fogo em certos humanos. Logo penso no desperdício do palito de fósforo e desisto
Despertar no aluno o interesse pelas questões ambientais também será uma forma de torná-lo protagonista na preservação do meio ambiente.
O fogo é um poderoso elemento,
Que traz luz e calor ao nosso mundo,
Mas quando não é bem controlado,
Pode causar um grande estrago profundo.
Os incêndios na natureza,
São um exemplo disso acontecer,
Pois o fogo se espalha rapidamente,
E pode levar animais e plantas a morrer.
A preservação é a chave,
Para proteger a natureza do fogo,
Com cuidados e prevenção,
Podemos evitar um triste jogo.
Devemos estar atentos sempre,
Aos riscos e perigos do fogo,
E agir com prontidão e cuidado,
Para que a natureza esteja a salvo.
A preservação do meio ambiente,
É um trabalho diário que devemos fazer,
Para garantir que a vida siga em frente,
E que a natureza continue a florescer.
Então vamos cuidar da nossa mãe natureza,
Proteger seus ecossistemas e suas belezas,
E garantir que o fogo não seja uma ameaça,
Mas sim uma fonte de luz e de graça.
O fogo, esse elemento tão antigo,
Que fascina e amedronta em igual medida,
É um tema que inspira muitos poetas,
Da nossa rica literatura brasileira de estética colorida.
Como nos lembra o poeta Fernando Pessoa,
O fogo é uma metáfora da paixão e da vida,
Mas quando fora de controle,
Pode causar estragos na natureza e na lida.
E como nos alerta a escritora Clarice Lispector,
Os incêndios são uma ameaça à nossa casa comum,
E devemos proteger a natureza com carinho e vigor,
Para que ela possa continuar a ser um refúgio perene e imune.
A preservação é a nossa responsabilidade,
Como nos lembra o escritor João Guimarães Rosa,
De cuidar da natureza e do meio ambiente,
E preservar tudo o que é belo e radiosa.
Devemos agir com sabedoria e respeito,
Como nos ensina o filósofo Mário Ferreira dos Santos,
E cuidar da natureza com amor e preceito,
Para que ela continue a nos encantar e encantos.
Que possamos seguir o exemplo de tantos escritores,
E agir com responsabilidade e amor,
Para preservar o fogo, os incêndios, a natureza,
E garantir que ela sempre floresça com primor.
O fogo, essa força da natureza,
Que pode trazer vida e também destruição,
É um tema que inspira muitos pensadores,
Da nossa rica literatura brasileira de reflexão.
Como nos alerta o sociólogo Betinho,
A natureza é um bem comum a todos,
E cabe a nós cuidar desse patrimônio,
E garantir que ele seja um bem sem rolo.
E como bem disse o filósofo Milton Santos,
O meio ambiente é uma questão social,
E devemos pensar em soluções coletivas,
Para preservar a natureza e evitar um desastre global.
Os incêndios são um sinal de alerta,
Como nos lembra o ecologista Carlos Minc,
De que estamos descuidando da natureza,
E precisamos agir com urgência e não com preguiça.
E como nos ensina a escritora Rachel de Queiroz,
A preservação é essencial para a sobrevivência,
De todos os seres que habitam esse chão,
E garantir a natureza é uma tarefa de toda a existência.
Que possamos seguir o exemplo de tantos pensadores,
E agir com responsabilidade e amor,
Para preservar o fogo, os incêndios, a natureza,
E garantir que ela continue a nos encantar e o louvor.
O fogo, esse elemento tão intenso,
Que pode trazer alegria ou lamento,
É um tema que inspira muitos autores,
De diferentes áreas de conhecimento.
Como nos alerta a ecologista Rachel Carson,
A natureza é um patrimônio universal,
E cabe a nós protegê-la com responsabilidade,
Para garantir um futuro mais sustentável.
E como nos lembra o filósofo Martin Heidegger,
A natureza é um ser em si mesmo,
E devemos respeitá-la em toda a sua plenitude,
Para vivermos em harmonia sem nenhum problema.
Os incêndios são um sinal de perigo,
Como nos ensina a escritora Rachel de Queiroz,
De que estamos ignorando o valor da natureza,
E precisamos agir com urgência e sem dó.
E como nos lembra o sociólogo Milton Santos,
O meio ambiente é uma questão social,
E devemos pensar em soluções coletivas,
Para preservá-lo e evitar um desastre sem igual.
E como nos alerta o biólogo E.O. Wilson,
A preservação é essencial para a vida,
De todos os seres que compartilham esse mundo,
E cabe a nós agir com amor e sem nenhum enfeado.
Que possamos seguir o exemplo de tantos autores,
E agir com sabedoria e respeito,
Para preservar o fogo, os incêndios, a natureza,
E garantir um futuro mais seguro e completo.
O fogo, tão belo e tão temido,
Pode trazer vida ou destruição,
E sobre a natureza temos aprendido,
Com autores de muita expressão.
Como nos alerta o filósofo Platão,
A natureza é um dom divino,
E devemos preservá-la com devoção,
Para que o mundo seja um lugar mais genuíno.
Os incêndios são um alerta importante,
Como nos ensina a escritora Rachel Carson,
De que estamos agindo de modo imprudente,
E precisamos cuidar do meio ambiente com ação.
E como nos lembra o sociólogo Zygmunt Bauman,
O meio ambiente é uma questão social,
E devemos agir com consciência e sem esquecimento,
Para que a natureza não seja mais um sinal de mal.
E como nos alerta o biólogo Edward O. Wilson,
A preservação é essencial para a vida,
De todos os seres que habitam esse chão,
E cabe a nós agir com cuidado e sem nenhuma ferida.
Que possamos seguir o exemplo desses autores,
E agir com sabedoria e coração,
Para preservar o fogo, a natureza, o meio ambiente,
E garantir um futuro mais digno e mais pleno de ação.