Preservação da Agua
Filtro de barro
A água é indubitavelmente, o líquido por excelência, que refresca a sede. Mas, não apreciei um bom copo d’água como aqueles provenientes de um filtro de barro. Sim, daqueles que se encontram facilmente na casa de toda avó.
Agora, vejo filtros modernos, ligados diretamente à torneira. Filtros com purificadores, filtros com duas opções de temperatura da água: gelada e natural. Até encontrei um filtro automático, apenas se colocava o copo e a água decantava sem interferência humana. Esses tipos de filtros retardatários não matam a minha sede.
A sensação de suprir nossas necessidades básicas quando, em uma situação de extrema vontade, causa-nos uma prazerosa sensação de alívio. Nessa situação, qualquer água serve.
O filtro de barro, por sua vez, possui o método de filtragem mais eficiente e barato do mercado; além de, manter a temperatura da água sempre ideal. É possível sentir um leve gosto de argila, mas, a água continua insossa e potável. O gostinho típico é marca, selo da simplicidade de uma época nostálgica. É! Decididamente, eu jamais hei de comprar filtros modernos.
Escrito numa tarde de inverno:
Sou uma poça d'água no fim de um escorrega. Esse escorrega é meu salvador e meu algoz. Ele é meu 'Phármacon'. Insuportável saber que ele tem a permissão de Deus para ser juiz da minha existência. De seu dorso deslizam águas que me alimentam, mas por quê, Senhor, muito mais do que elas deslizam pés que me dilaceram? Será que não existe um lugar menos agitado pruma poça como eu se alojar? Tenha piedade de mim, Senhor. Dizem por aí que não é pequena a Sua misericórdia. Se assim é, então será que Sua Majestade poderia, por favor, abrir Seus olhos para o que vivo aqui? Não aguento mais ter de suportar a alegria dos que no escorrega se divertem, inconscientes do impacto que seus prazeres têm sobre a alma d'água que eu sou. A cada pisada, Senhor, sou menos alma e mais lama. Até quando? Ah, Senhor, como eu gostaria! Eu gostaria, Deus, e Lhe rogo: junte Suas mãos e me recolha Nelas como se eu fosse a prece de uma filha querida, e em Suas mãos, Senhor, com amor, peço que me conduza ao topo deste às vezes bendito, outras vezes maldito escorrega. Sim, aí sim, Senhor, eu me evaporaria de emoção... Ficaria feliz, imensamente feliz com cada uma de minhas gotas que assim se evaporassem, e evaporadas, tocassem, como suores ou mesmo como lágrimas, este meu misterioso Escorrega. Porque eu desejo ser a única a tocar úmida os veios de sua madeira. Do seu aço. Quero ser dele, ou ser nele, Senhor, inteiramente absorvida. Todavia, o Senhor quer, meu Deus, que seja fluido o meu destino... Que de madeira ou aço ele nada tenha. Que nada em mim permaneça a não ser o caráter fluido, despossuído, das águas. Que nada nem ninguém me possa acolher ou tomar para si. Sim, parece sadismo. Será que Deus é sádico, meu Escorrega? Sinto que Ele me deixou próxima a você, sabendo, já sabendo irremediavelmente, que jamais nos aproximaríamos, que sobre você eu não teria a menor influência. Sim, porque Ele não quer. Talvez, na Sua escondida maldade, Deus queira mesmo é que eu siga odiando os pés que me enlameiam. Será, meu misterioso Escorrega - oh, mistério escorregadio, meu - que não terei outro fim?(Homenagem minha à Adélia Prado)
"Nascemos como o pôr do sol , brilhamos como uma estrela , choramos como a água dos mares , sorrimos assim como a cor das nuvens , renascemos assim como as árvores , mudamos assim como o clima da natureza , buscamos a nossa iluminação assim como a lua , voamos assim como os pássaros quando encontramos o amor , contemplando esses fenômenos naturais e comparando-os com nossas vidas faz nos pensar , valeu a pena ter vívido "
Reclamam dos que lavam a calçada
Mas jogam na cabeça baldes com água gelada
Se bem que precisam tomar um banho com água fria
Seja bem vindo ao brasil TERRA DA HIPOCRISIA.
A cada gota de água que sai de meu corpo, seja ela de suor ou de lágrima, me tornam um ser humano melhor, então não julguem meus atos! pois você não tem ideia de o quanto eu ando desidratada... e com tudo isso eu ainda sei sorrir.
"Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras, passo por cima dos obstáculos ou simplesmente o contorno.
Não espero seguir um caminho, eu o crio!!"
Gostaria de sentir seus cabelos e passear pelas curvas de seu corpo, assim como agua passeia em sua pele...."
Todo dia a gente inventa uma alegria
A gente esquenta a água fria
E ignora a bola fora
Toda hora a gente dá um desconto
A gente faz de conta
Mas chega a um ponto em que ninguém mais quer saber
Crimes passionais
Profissionais liberais demais
Segredos de estado
Centroavante recuado
Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Tem muita gente se queimando na fogueira
E muito pouca gente se dando muito bem
Agente secreto
Agente imobiliário
Gente como a gente
Presidente e operário
Empresas estatais
Estátuas de generais
Heróis de guerra
Guerra pela paz
Hindus, industriais
Tribos e tribunais
Pessoas que nunca aparecem
Ou aparecem demais
Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Tem muita gente se queimando na fogueira
E muito pouca gente se dando muito bem
Críticos da arte
Arte pela arte
Pink Floyd sem Roger Waters (Welcome To The Machine)
Formas sem função
Fascistas de direita
Fascistas de esquerda
Empresas sem fins lucrativos
Empresas que lucram demais
E todo dia a gente inventa e fantasia
A gente tenta todo dia
Feitos cegos
Egos em agonia
Não consigo lembrar de seu rosto, de seu corpo. Só me lembro da água virando montanha de novo e de uma flor falando meu nome. A flor era você.
Minhas nascentes brotam da terra, sou água com sabor e cheiros dos jasmins, águas e terra misturam em textura suave, desembrulham-se em sabores, alinhavo-me, desenho-me em suas sutis danças e gestos, corrias abundantemente nos corredores das pedras, e, em silêncio, desenhava-nos em seus pingar sobre as pedras, como um bordado brocado de mil corais, azulejos, mosaicos prosaicos dançam mil véus corpos do alto a água vem chegando devagar, água sobre a água escorregando, formando imagens nos canteiros, musgos, conchas, lagos, rios, água fresca...
...agridoce coma vida.
Levas contigo minha canção
meu rosto
meu corpo
meu cheiro e o nosso rouxinol
que cantava em um só verso
em uma só rima
sete notas
sete estrofes
sete versos
levas um só coração
dentro deste corpo
já transborda de tantas dores
das tuas ausências
leva-me contigo
que pode poupar-me o cais no caos da espera
Nina Pilar
Quando eu penso que eu poderei respirar, algo me puxa novamente para a água e eu continuo a me afogar...
Um novo fôlego é bom, mas um fôlego bom e duradouro.
A afobação causa fôlego rápido, mas não suficiente e capaz de fazer o coração voltar a bater...
O coração volta a bater,
O mundo começa a girar,
As coisas passam a fazer sentido (ou não)...
O sangue quente circula pelo corpo...
Causa alegria, causa euforia, causa uma vontade...
Vontade de respirar de novo,
Encher os pulmões e poder gritar ao mundo todo:
EU SOBREVIVI!
Queria escrever na agua como escreveu na areia mais Não deu então escrevi seu nome no sangue da minha Aveia
A mentira é como barro misturado na água, com o tempo o barro desce para o fundo e aparece.
(Trecho do livro Pena Dourada)