Prejudicar
O orgulho pode prejudicar o valor da sua paz, quando tiver um problema de relacionamento com o próximo.
Não conte para ninguém os seus planos: eles não os conhecem e tampouco podem prejudicar as suas decisões, mas podem ver o que você está realizando com sucesso.
Tenha uma autoconsciência de si mesmo antes de prejudicar ou ofender a moral das pessoas para que a sua confiança não seja abalada.
A recusa pela verdade pode prejudicar a vida do próprio homem, cujo fato colabora com a morte espiritual.
Manter um curral de pastores que não honram o valor das ovelhas é prejudicar a unidade, o crescimento e a edificação dos dons espirituais, em troca de seus interesses públicos ou pessoais, onde a ética, a moral, a necessidade e as habilidades do seu rebanho estão esquecidas ou em baixa.
Mesmo nos melhores relacionametnos podemos encontrar discordâncias, porém evite prejudicar as intenções do coração do outro quando forem dignas para chegar ao bom senso e à edificação de ambas as partes.
Governe bem seus pensamentos como você governa bem o seu veículo para não prejudicar o próximo nem a si mesmo.
A cada nova onda de otimismo ou pessimismo, nós estamos prontos para abandonar princípios historicamente testados e que resistiram ao tempo para mergulharmos fundo e sem questionamentos naquelas atitudes que justamente mais irão nos prejudicar.
Antes de ires para a cama te deitares, olhe ao espelho e faça duas perguntas a ti :
1-"Que coisas positivas eu fiz que me ajudariam a me tornar uma pessoa melhor?
2- " O que fiz hoje prejudicou o próximo ou o ajudou?
O verdadeiro sinal de maturidade é quando alguém te machucar, e você tentar entender a sua situação em vez de tentar prejudicá-lo de volta
Quod abundat non nocet.
(O que superabunda, não prejudica. Dado mais do que o necessário, daí nenhuma nulidade resulta.)
Comprometer-se é um verbo curioso, porque ao mesmo tempo que significa um comprometimento, também significa se prejudicar.
“Devemos pensar no próximo, mas não a ponto de esquecermos de nós. Devemos fazer pelo próximo, mas não a ponto de nos prejudicar. Nossas ações devem ser honestas e recíprocas.”
A verdadeira felicidade não precisa ser exibida ou mesmo explanada.
Ela é demonstrada no jeito leve, compassivo e despretensioso de tratar o próximo.
Desconfie de quem se diz feliz mas se esforça para hostilizar e prejudicar quem quer que seja.
Na verdade é um ser digno de pena.