Prejudicar
Manter um curral de pastores que não honram o valor das ovelhas é prejudicar a unidade, o crescimento e a edificação dos dons espirituais, em troca de seus interesses públicos ou pessoais, onde a ética, a moral, a necessidade e as habilidades do seu rebanho estão esquecidas ou em baixa.
Mesmo nos melhores relacionametnos podemos encontrar discordâncias, porém evite prejudicar as intenções do coração do outro quando forem dignas para chegar ao bom senso e à edificação de ambas as partes.
Governe bem seus pensamentos como você governa bem o seu veículo para não prejudicar o próximo nem a si mesmo.
Ser bom em dar desculpas pode, efetivamente, prejudicar outras qualidades. Quando alguém se torna hábil em justificar seus erros ou falhas, evitando assumir, integralmente, suas responsabilidades, causa uma grande desconfiança. A persistência, a honestidade e a responsabilidade são qualidades que, por sí só, destacam quem as possui. Quando alguém enfrenta os desafios de frente demonstra coragem, responsabilidade e determinação. Essas atitudes permitem que a pessoa aprenda com seus erros, cresça e se desenvolva muito mais. Além disso, enfrentar os desafios de maneira proativa, inspira e motiva outras pessoas ao redor, criando um ambiente de confiança e respeito.
“Não amanse os cães da sua mente com remédios, eles são o alerta para intrusos que querem prejudicar sua mente, quando eles começam a latir, é para avisar que você não está se encaixando no ambiente que vive, se você não pode sair, não morda ninguém, você pode transmitir a raiva que as pessoas lhe causaram, a solução é amansar os pensamentos e não escutar o latido dos outros.”
Antes de ires para a cama te deitares, olhe ao espelho e faça duas perguntas a ti :
1-"Que coisas positivas eu fiz que me ajudariam a me tornar uma pessoa melhor?
2- " O que fiz hoje prejudicou o próximo ou o ajudou?
Comprometer-se é um verbo curioso, porque ao mesmo tempo que significa um comprometimento, também significa se prejudicar.
A cada nova onda de otimismo ou pessimismo, nós estamos prontos para abandonar princípios historicamente testados e que resistiram ao tempo para mergulharmos fundo e sem questionamentos naquelas atitudes que justamente mais irão nos prejudicar.
O verdadeiro sinal de maturidade é quando alguém te machucar, e você tentar entender a sua situação em vez de tentar prejudicá-lo de volta
Quod abundat non nocet.
(O que superabunda, não prejudica. Dado mais do que o necessário, daí nenhuma nulidade resulta.)
Estive pensando sobre o que seria ser diferente ou fazer a diferença. Percebi que quanto mais somos parecidos com nossos semelhantes e mais atraímos colegas e amigos, menos chance teremos de nos sobressair em alguma coisa de uma forma singular e única. Aprendo dia após dia que quando somos diferentes abrimos um leque de oportunidades para nos adentrarmos em algo que poderá construir nosso futuro e nos trazer o sucesso. Quem muito atrai acaba que se perdendo naquilo que não diverge, saturando o que se tem em demasia e prejudicando aquilo que poderíamos inovar. Antes reclamava de ter poucos amigos, mas com um sorriso no rosto percebi que estou no caminho certo, onde um dia poderei ser aquilo que poucos serão... uma pessoa lembrada pelo muito que se fez sem que precise da anuência de alguém.
A verdadeira felicidade não precisa ser exibida ou mesmo explanada.
Ela é demonstrada no jeito leve, compassivo e despretensioso de tratar o próximo.
Desconfie de quem se diz feliz mas se esforça para hostilizar e prejudicar quem quer que seja.
Na verdade é um ser digno de pena.
“Devemos pensar no próximo, mas não a ponto de esquecermos de nós. Devemos fazer pelo próximo, mas não a ponto de nos prejudicar. Nossas ações devem ser honestas e recíprocas.”
A única opinião de que se deve ter medo é da nossa sobre nós mesmos. Ela é a única que pode, de fato, nos prejudicar e nos parar!
Duas coisas prejudicam igualmente o homem: calar quando é hora de falar e falar quando é hora de calar.