Preconceito Racial
Se o preconceito me der moeda, eu nego a miséria
Com notas tão altas que a classe média, perde a matéria
"Que sociedade dengosa, é só nega-lhe alguma coisa que já te trata como se fosse preconceituoso ou te acusa por não ter humildade."
A percepção de decepção frequentemente envolve projeção de preconceitos, uma vez que está enraizada em crenças preexistentes que moldam nossas expectativas e podem se tornar um ciclo autoalimentado.
Se quiser entender uma pessoa, observe seu coração pela janela de seus preconceitos e suas suposições.
Se eu ensinei preconceito, eu posso desensinar. Porque é um aprendizado e é artificial, não é da natureza.
Preconceito é como acreditar que todos os seres humanos são iguais, mas alguns seres humanos são mais iguais que outros. É uma distorção da realidade que impede a verdadeira igualdade.
ABAXO O PRECONCEITO
Desvalorizar a mulher
É a pior realidade
É forte o machismo
Dentro da sociedade
Ainda não acreditam
No valor da igualdade.
No dia que aceitarem
O direito a liberdade
Acabam os protestos
Para o bem da comunidade
Unidos nessa caminhada
Trazendo a felicidade.
Na corrida do poder
Mulheres desvalorizadas
Enfrentando a pobreza
Pelo poder são massacradas
Milhões delas sofrendo
Continua desempregadas.
Que a voz fale mais alto
Chega de opressão
Na busca dos seus direitos
Chega de submissão
Mulher quer seu lugar
Buscando uma profissão.
Irá Rodrigues.
"Não devemos ter preconceito sobre o autor de uma frase, mas avaliar a beleza da frase: Avalie a beleza da frase de CONFÚCIO:
-- QUANDO VOCÊ NASCEU TODOS RIRAM (que bonitinho), SÓ VOCÊ CHOROU (toda criança chora), VIVA A SUA VIDA DE FORMA QUE NO SEU FUNERAL TODOS CHOREM (que homem íntegro) SÓ VOCÊ RI (fiz o melhor que pude)".
Criticado, xingado, ridicularizado. Caio Bonfim quebrou preconceitos e marcas. Um passo de cada vez, assim foi Bonfim. Essa medalha foi de prata, mas tem valor de ouro para as futuras gerações. Daiane dos Santos e tantas outras não conquistaram uma medalha olímpica, mas certamente pavimentaram o caminho para que as guerreiras brasileiras conquistassem uma medalha olímpica histórica por equipes. Daiane faz parte dessa história, assim como Caio, cuja mãe, Gianetti Bonfim, obteve índice olímpico em 1996, mas não teve o prazer de participar do grande evento. Hoje, Gianetti vê seu filho no Olimpo. Isso reforça que, por trás de um grande resultado, há a importância de grandes homens e mulheres, como os pais de Caio.
Foram horas de treinos, anos de dores, risos, choros e também alegrias. Passo a passo, uma verdadeira marcha atlética rumo ao posto dos eternos, dos campeões da vida. A dedicação de Caio e Daiane ao esporte e a luta por algo maior do que eles hoje colhem frutos, cada um à sua maneira. O coração entregue em cada sessão de fisioterapia, as abdicações alimentares, de lazer, familiares e tudo mais que um atleta necessita para atuar em alta performance hoje dão luz a um novo momento do esporte olímpico brasileiro. A família de Caio, trabalhando em conjunto pelo sucesso do filho, prova que ninguém vence sozinho, mesmo quando algumas modalidades, como a marcha atlética, possam parecer totalmente individuais.
Em qualquer legado, cada um tem seu papel. Daiane e Gianetti tiveram os delas, assim como Caio Bonfim tem o seu hoje. As potências nos esportes olímpicos não chegaram ao topo da noite para o dia. É necessário fomentar e valorizar os atletas, além de massificar e captar a base, para que nomes como Caio e Júlia Soares tenham mais recursos e possibilidades de competir em igualdade com todo o mundo. Essa medalha de prata é de Caio, mas representa e abre portas para muita gente. De fato, o melhor do Brasil é o brasileiro, que muitas vezes luta contra adversidades, desigualdades tecnológicas e outras em provas olímpicas e na vida. O brasileiro não é vira-lata; o brasileiro tem raça, a de guerreiros. Paris 2024 apenas reforça que o brasileiro precisa continuar trabalhando na base, passo a passo, assim como na marcha atlética. Abaixando cada vez mais o tempo, tirando a diferença, o bronze e a prata se transformarão em ouro, e o futuro será tão grande quanto o coração desses brasileiros.
Veja o mundo com olhos de criança, com isenção de preconceitos, com simplicidade, nada julgando, só aprendendo.
Vivo na cidade do preconceito, aqui julgamento fala mais alto que compreensão. Quem dá as cartas é o conservadorismo retrogrado, enquanto nossa liberdade vive acorrentada.
PRECONCEITOS
Demétrio Sena - Magé
Preconceitos, para mim, nem em forma de brincadeira; nem com aquela onomatopeia de risos ou disfarçados daquele "kkk". Piadinhas preconceituosas nunca têm graça para meus ouvidos... ou meus olhos. Aí, me fazem a pergunta: "Vai dizer que você não tem nenhum preconceito?". Não; não vou dizer, porque pelo menos um eu tenho... e profundo. Tenho preconceito de pessoas preconceituosas.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Não sei por que razão, mas aqui tem um ar pesado, os olhares de preconceito e deboche nos cercam em todos os instantes. De longe percebemos que vivemos em uma sociedade dividida, onde a arrogância de uns sempre prevalece.
- Além das minhas Aparências
"Se quiser ser feliz e ter a BENÇÃO DE DEUS, EVITE PRECONCEITOS; em função da idade (novo ou idoso), cor (branco, escuro, amarelo), condição social (pobre/rico), moradia (bairro sofisticado ou comunidade), linguajar (fala errado ou certo), peso (obeso ou muito magro), trabalho (intelectual ou braçal), entre outros; o preconceito mina a alma das pessoas e a solidariedade enobrece"
' PRECONCEITO '
Desde os tempos antigos,
leigos de poucos amigos,
sem nenhuma solidariedade,
respeito e reciprocidade.
A ignorância se afirma,
Bem longe da realidade.
Muitos talvez por sentir-se, incapaz
Entre os homens;
Infelizmente,
O preconceito não se desfaz !
Isso é falta de amor
Falta de compaixão
De um ser sem fé,
que não sabe perdoar seu irmão!
Às vezes por falar a verdade,
Pagamos um caro preço,
Por falas ditas de alguém
à alguém, o qual não tem apreço.
Seja o falar ou escrever,
Existe um pré conceito
sem a verdade conhecer.
Pré julgamento, sem cordialidade,
Que desconhece a expressão
Para todos a "liberdade"
Não importa a cor da pele
Raça, religião, etnia;
Precisamos abraçar nosso próximo
Como um cálice que transborda
Muito amor e alegria !
Maria Francisca Leite
Direitos Autorais Reservados
Imagine um mundo perfeito
Siga a linha de raciocínio
Sem religião, preconceito,poder ou domínio
Todos iguais vivendo o presente
Sem países, racismo, homofobia,e tudo mais
Imagina só o preto no topo ahhh só paz
Sem fome, ambição,só perdão
Imagine um mundo sem tristeza
Impossível? Não!
Sem motivo pra matar ou razão pra morrer
Com tudo isso desejo mas apenas sonho
Tento ao máximo,mas sou falho
Imagine a liberdade,não ter saudade so memórias com muito intensidade
"Amo a liberdade,por isso deixo as coisas que mais amo serem livres"
Imaginou?
Agora pense
Todos num só movimento para um terço deste sonho se tornar real
- Relacionados
- Frases contra o racismo para inspirar mudanças
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Poemas sobre preconceito e discriminação
- Frases sobre preconceito e discriminação racial
- Frases de Preconceito
- Poesias sobre Preconceito
- Poemas sobre racismo que despertam reflexões