Pré Modernismo

Cerca de 1743 frases e pensamentos: Pré Modernismo

Sou meio doce, meio ácida. Algunas dias vejo que sou indefesa já outros me sinto como uma rocha. Preciso sempre de um buraco para eu enfiar a cabeça e lá poder chorar em paz. Sim, eu choro sou humana, sou manhosa. Ando sempre querendo afeto porém digo que não, mas preciso sim de calor humano, mais que corpo-a-corpo quero alma-a-alma. Tenho semblante rústico mas sou uma flôr de laço no cabelo e sapatilhas de ballet. Não gosto de saber de tudo nem tento ser racional. Quero continuar á manter meu cérebro no lugar onde ele sempre fica: meu coração. E essa é a melhor parte de mim.

Feliz Dia dos Namorados para quem está solteiro ou mal-arranjado, porque quem tem um bom par não precisa desejar mais nada.

Não faça com que suas atitudes dependam de outras pessoas, construa pensamentos e faça o que for preciso para alcançar o que desejas.

A vida nem sempre corre do jeito que você espera. É uma série de decepções e mal-entendidos, mas precisamos superar nosso descontentamento e seguir em frente.

O destino existe, como um caminho pré traçado. As nossas escolhas, acções e decisões, apenas servem para desbloquear os acessos ao que está guardado e definido para nós.
Luta pelo que ouves dentro e eu sei que ouves. Posso não saber qual é o teu prato favorito, em que escola andaste, o que te chateia ou dá prazer … mas sei o que sentes. Conheço os teus silêncios. Entendo te … perto ou longe …!!!!

Muitas vezes os cacos
São acolhidos por DEUS só ele restaura o coração
Que se quebrou... Sem pretensão!

Não é de admirar que esses pobres pré-modernos fossem loucos, perversos e desventurados. Seu mundo não lhes permitia aceitar as coisas naturalmente, não os deixava ser sãos de espírito, virtuosos, felizes.

Ser corrupto é pré requisito para ser um político bem sucedido, no nosso país.

Privacidade no Casamento é: Ter acesso pré-autorizado a TODAS as coisas do outro, mas, por respeito e educação, sempre pedir antes de mexer. (Paloma De Déa - PLDD), em 06/05/13

Precisamos sair da pré-escola política e entender que ninguém é obrigado a escolher um candidato que não lhe agrada ou menos pior

Há dias em que prático solidão. Não por desprezo. Não por abandono. Mas por esporte. Dias em que prezo a solidão e ela me sacia.

ILUSÃO

Ilusão eu achar que família é assim,
Um por todos, todos por um, sempre,
Sempre que preciso for, independente
Se o objetivo que une é de amor ou dor.

Afinal, foi pura ilusão eu achar que ao
Valorizar lar, que ao honrar a raça teria
A graça de igual ser tratada pelo homem
Que tem meu sangue e igual sobrenome.

Ah como eu quisera orgulhar-me agora de
Não ser anônima, de ser mais uma em uma
Família, dos tantos loucos uns pelos outros,
Do que menos uma numa família de poucos.

Ah! Que triste ilusão eu achar que por teres a
Mesma origem pudesses um dia evitar que eu
Tivesse vertigem e achar que porque viemos do
Mesmo ventre fôssemos mesmo gente da gente.

Mas, não, não foi ilusão quando usei a palavra
Mano e não vi a tua mão estendida, quando eu
Gritei a palavra irmão e não fui ouvida, quando
Toquei o teu coração e vi o teu trocado em vida.

Ah! Que desilusão senti quando não pude contar
Contigo como amigo, afinal vi o ledo engano até
Do cartório que registrou o igual sobrenome num
Homem desumano neste plano como meu mano!
Pedaços de Mim, página 46, 1999

Não há coração que aguente o círculo vicioso do pré julgamento....Palavras jogadas não voltam mais, ferem mais do que facadas, doem na alma e não cicatrizam. O mundo está cercado de pessoas armadas pelo pré julgamento, ferindo, magoando, rotulando. Sinto muito, muito...Sinto pelo meu filho, meus sobrinhos, sinto pelas nossas crianças. O mundo que os espera é tão cruel...

Na hora do acontecimento não aproveito nada. E depois vem uma ilógica saudade. Mas é que o tempo presente, como a luz de uma estrela, só depois é que me atingirá em anos-luz. Na hora não chego a perceber do que se trata. Parece-me que só sou sensível e alerta na recordação. Quase que vivo, pois, no passado por não reconhecer a espécie de riqueza do momento atual.
O esquecimento das coisas é minha válvula de escape. Esqueço muito por necessidade. Inclusive estou tentando e conseguindo esquecer-me de mim mesmo, de mim minutos antes, de mim esqueço o meu futuro. Sou nu.

Clarice Lispector
Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

São dez da noite
Esse foi mais um dia perdido
olho para as paredes de meu quarto, pintei-as de preto
Dizem que sou revoltado
Que nada nunca está bom
Sou muito na minha
Talvez seja o motivo de desperdiçar os dias
Sou orgulhoso
Mas nada, nada será como o que já foi
Uma lição, aprendendo
Cada passo dentro desta casa é como nada
A música toca desesperadamente
Vi a noite cair em minha frente
Não falei com quem eu mais queria
Não tenho coragem
Aprendendo
Se tu fostes um pingo do que sou
Se tu quisestes uma prova do que tenho
Desistiria
Não sou como imaginas
O espelho reflete a dor que sinto
Os olhos são fortes e aguentam esse oceano que tenta afundar-me
O poeta a qual leio atentamente, demonstra
Não fumo, não bebo
não amo, não sinto
A quietude de quando acaba uma música fica em meus ouvidos
A pele arrepia, engulo a saliva
A solidão me toma, meu eu por dentro grita.
Vou até a cozinha e pego o café
Café o tal culpado pela minhas insônias
mas ele sempre está lá
não preciso fazer muito para tê-lo
apenas algumas mexidas aqui e outras ali
Sentindo frio, a preguiça de pegar o casaco,
a frieza talvez venha de meu coração.

Se fosse possível provar...


Se fosse possível provar com palavras o quanto te amo, eu preferia ter nascido mudo. Amar não é se por em simples prova e nem simplesmente provar que se ama, mas sim, simplesmente amar e, na humildade do amor, se fazer amável e imprescindível.
Amar-te não é uma maneira de viver mais feliz, é uma maneira de viver, pois a vida sem felicidade não é vida e sem você não haveria felicidade. Você é um plano de Deus e, se o plano de Deus é perfeito, sua perfeição é indiscutível e vai muito além dos olhos. Pois você é perfeita pra mim, porquê até o que poderia ser julgado em você um defeito existe para me acrescentar e me ensinar a ser melhor, me fazer aprender a ser seu. Deus me deu muito tempo pra refletir sobre o que é o amor, e só então me deu você, pra que mudassem todos os meus conceitos, e, principalmente, pra que eu aprendesse a amar.
Vou viver cada dia com a intenção de te fazer feliz e só com toda uma vida eu poderei provar meu amor, pois se fosse possível provar com palavras o quanto te amo, eu nasceria mudo, ou a tarefa de toda uma vida estaria completa, traindo o sentido do verdadeiro amor. Por fim quero dizer o que certamente resumiria todas essas palavras, não fosse a minha ânsia vã em tentar embelezar o que naturalmente já se faz belo: eu te amo e não saberia viver sem você.
Mas na verdade, só o tempo há de dizer por mim o que as palavras não podem provar...

Tudo o que fazemos não pré-determina quem somos, mas sim quem queremos ser em relação ao que fazemos.

O passado vai ficando longe a cada passo que damos em direção às ilusões, e o futuro torna-se um presente que não nos interessa mais.

Mesmo fraco, em pedaços, eu prefiro Te dizer,
Obrigado por estar...
Ao Teu lado, me refaço, eu preciso ter Você,
Obrigado por estar aqui...!

Não sei ao certo o que quero dessa vida, afinal, quem com a minha idade sabe?
Mas parece que eu preciso saber, antes que seja tarde, ás vezes penso que vou ficar louca com tudo á minha volta, amigos vão e voltam, problemas também, a escola é boa, mas ao mesmo tempo ruim demais. Mas ainda me parece que eu preciso o que eu quero da minha vida.
Faz mais de 2 semanas que não sonho mais. Não me lembro bem, mas não consigo sequer dormir regularmente, e eu nem sei por quê. Eu deveria sentir vontade de me perder em um mundo platônico onde as coisas acontecem por pura vontade do meu inconsciente, eu deveria olhar para uma cama feita e me sentir atraída, mas não há nada ali que me chame muito a atenção, a não ser um caderno parcialmente aberto e jogado em qualquer canto. E eu nem me lembro mais o que ele faz ali.
Minha mente precisa de descanso, de profundas fantasias,
mas essa droga de insônia não quer me deixar ser alguém normal, como se eu precisasse de mais um motivo para não me sentir igual aos outros - não que isso me incomode. Me deitar agora só me traria um enorme desconforto, um vazio, uma falta de espaço ou espaço demais... Pensamentos demais, e pensamentos desagradáveis que prevalecem sobre o zumbido de qualquer seriado sem sentido e indiferente.
Há algo de muito errado comigo, e isso não deveria me confortar.