Prática
Quem tem conhecimento da palavra de Deus e não pratica o conhecimento que tem , é como o homem que preparar a terra para semear e não semeiam pense nisso!
As pessoas se limitam muito ao conhecimento.
A espiritualidade vai além das palavras lidas e escritas, tem que ser sentida, absorvida, compreendida e posta em prática.
A prática do bem e a cooperação mútua são mandamentos, e o seu cumprimento agrada a Deus ( Hb 13.16).
Falamos de Amor e que devemos amar os inimigos. Mas quando alguém cita seus nomes o ódio aparece. Amar não é discurso. É prática!
O ponto ideal: aquele terreno produtivo e desconfortável localizado um pouco além das nossas habilidades atuais, onde nosso alcance excede nossa compreensão. A prática intensa não se trata simplesmente de um conflito. E sim de buscar um conflito em particular, que envolve um ciclo de ações distintas.
A prática intensa se assemelha um pouco a explorar uma sala escura e desconhecida. Você começa devagar, esbarra na mobília, para, pensa e recomeça. Lentamente, e um pouco dolorosamente, explora o espaço repetidas vezes, prestando atenção nos erros, estendendo um pouco o alcance para dentro da sala cada vez mais, construindo um mapa mental até que você possa se mover de forma rápida e intuitiva.
Vivemos em um mundo que é "como pode ser", e não em um mundo "que deveria ser." Este cenário não comporta mais respostas dogmáticas, mas sim práticas.
A revisão de alguns episódios da história do povo leva à conclusão de que Deus é quem julga os homens. Esse julgamento, porém, não cai do céu, mas se realiza através das conseqüências que surgem dos atos de cada um. Não bastam as boas intenções: o que salva ou condena uma pessoa é a sua vida prática.
(nota de rodapé)
A prática sem teoria, é pura miopia, sem direção.
Teoria sem prática, é estática, paralítica e sem noção."
Construir a casa sobre a rocha é viver e agir de acordo com a justiça do Reino apresentada no Sermão da Montanha. Construir a casa sobre a areia é ficar na teoria, sem passar para a prática.
(nota de rodapé)
Os planos são as respostas das ideias, mas as ações respondem pelos resultados, por isso devem ser as melhores ações possíveis.
Se você faz o bem, a sua consciência é a sua melhor amiga. Mas se pratica ou pensa no mal, ela é a sua pior inimiga.