Frases sobre portas
Rotina
Hoje é o dia em que vou assumir o medo
Vou brigar com os vizinhos,
Chutar a porta da igreja e questionar a existência de alguém.
Vou gritar de dor. Desamor!
Todos dizem que tudo passa, mas hoje é só mais um daqueles dias em que nada faz sentido.
Um dia a porta da sua alma se fechou. Sua música parou de tocar. Você olhava pela janela enquanto o amor te deixava. Pode ir, você disse, e jurou que nunca mais sentiria essa dor. Espalhado pela casa com os cacos do seu coração, a última coisa que você queria era amar outra vez.
Rejuntar estilhaços até se fortalecer de novo é um processo que leva tempo, e a duração desse tempo é muito pessoal, assim como o tamanho da dor que cada um carrega. É como se você ainda vivesse, seus órgãos e sistemas do corpo funcionam, você respira, mas falta algo. Falta vida no robô que rejunta as suas peças.
Foi assim, com muito esforço e angústias, que você tropeçou em seus próprios pés para reaprender a andar. Iluminou seus passos com seu brilho esmorecido. Mas você nunca parou, nunca desistiu. Não sabia o que ia encontrar lá na frente, somente sabia que era para lá que tinha que ir. Nem sempre você achava aquilo que procurava. Algumas vezes, acabou encontrando quem nunca imaginaria encontrar. Outras vezes, você mesmo foi atrás de pessoas queridas que dormiam nas suas lembranças. Por fim, você achou a sua imagem que se escondia atrás do espelho.
E agora você está aqui, sentindo-se inteiro. Você voltou a brilhar, a pulsar! Está batendo suas asas pelo mundo novo que deseja conhecer. Porém, mesmo no auge de suas mais novas descobertas e da confiança de um dia melhor que o outro, vira e mexe, você tem medo.
O medo sopra pela fresta da porta do seu quarto à noite, em seu silêncio secreto. Mas não é aquele pavor ao se deparar sozinho na plataforma de embarque rumo a um país desconhecido. E nem de ter outra cólica renal ou levar uma bronca do chefe. Isso tudo você encara. A coisa toda complica quando não se encontra o sentido das coisas ao fim desses dias longos e incertos, quando o cansaço penetra pelos poros a ponto de derreter a pessoa por dentro. Quando se cai em uma rotina mecânica de acordar, trabalhar, reclamar, pagar as contas e fazer parte da massa de conformados cidadãos inconformados desse mundo louco.
Esse mundo que te obriga a assistir gente ser decapitada e queimada viva. O medo de sair de casa e ser assaltado no trânsito, e, por isso, ficar com receio de abrir a janela do carro para dar um trocado ao pedinte que parece doente. A falta de vergonha na cara de políticos que zombam da sua inteligência. O medo de pegar dengue. A espera ansiosa pela chuva para encher rios e sentimentos.
No meio disso tudo é que se descobre que fazer-se completo dá um trabalho danado. E por mais que você saiba que esse seja um processo lento e interminável, e que você esteja focado em procurar a felicidade na sua jornada e não em seu destino, nestas horas de silêncio no seu quarto à noite acontece o imprevisto.
Nesse fluxo da vida que segue, entre as dores e as curas, revisitando tristezas e alegrias, como um dia nublado, quando menos se espera, ela chega. Toca a campainha da saudade, abre a porta da ausência e te abraça apertado. Ela não foi convidada, mas mesmo assim a solidão vem e fica por um tempo.
Ser feliz sozinho é fácil, difícil é ficar triste na solidão. Especulando que o amor não é algo tão fácil assim de ser encontrado, como se vê nos filmes e livros de romances, você se lembra de Rubem Alves, “Temos uma capacidade quase infinita de suportar a dor, desde que haja esperança”.
É nesse pressentimento que o peito ardido encanta o silêncio, atravessa a madrugada fria e amanhece na alegria. E encontra a esperança, com seus olhos de menina, equilibrando-se entre o inferno e o céu, pulando amarelinha na poesia. Ela joga uma pedrinha e te convida para brincar, enquanto esperam pelo amor, o seu novo amor que já vai chegar.
Porque frio, medo e tristeza, passam. Dor também passa. Até amor que foi embora passa. Só não passa a vontade de amar outra vez.
Então sua música volta a tocar e você sonha com Vinicius de Moraes: “a maior solidão é a do ser que não ama”.
Ponha em pratica algo que preencha sua vida de alegria e entusiasmo.Abra a porta do seu interior para que a felicidade possa nele se abrigar.Saiba que: se o sol é para quem merece, a chuva é para os fortes, molhe-se.
È isto.
Passei muito tempo correndo atrás de quem não me queria. Simplesmente fecharam a porta e me deixaram de fora, como se todo um passado não valesse a pena, não merecesse ser lembrado, não merecesse ser cultivado, como se só momentos ruins fosse a única presença... sofri, chorei, maltratei-me.
Apesar das dores, estou me reerguendo.
Abrindo a porta para outras oportunidades, outras pessoas, outro bem-querer.
A única coisa que sinto muito e que restou deste aprendizado foi que devo me fechar mais, tenho que ser um pouco egoísta para me preservar de outra dor.
Foi isto que sobrou e me ensinaram, o egoísmo do "eu ser" é melhor do que "cuidar de nós".
Fica o aprendizado neste novo ciclo: cuidar mais de mim.
Aí o amor bateu em minha porta , eu abri e percebi que deveria ter deixado ele do lado de fora . Ah qual é vai ficar chorando agora ? Sacode a poeira , tira o pó , seca o chão e bola pra frente . Se liga garota quem manda aqui ainda é você, é sua escolha . Coloca que um ponto final nesse drama .
Talvez tudo isso possa um dia ser o meu fim. Mas se esse fim for a minha chave para a porta do paraíso, eu aceito perder o controle de mim, e me deixar levar sem razão.
Viver um sonho é bom, mas quando a realidade bate na nossa porta, é hora de enfrentar os nossos "dragões".
Quando a dor bate à porta...
Como a flor que desabrocha num terreno inóspito e celebra o milagre da vida - nos momentos insólitos de dor -, reverencio a vida e celebro o milagre do amor.
As garotas modernas sonham com príncipes altos, musculosos, que abram a porta do carro, que puxem a cadeira para sentar em um restaurante, que adivinhem pensamentos e façam milagres.
Elas sonham com os caras que deem presentes caros, que diga a cada dois minutos contados que a ama.
Eu não tenho essa fixação por príncipes idealizados e extremamente chatos.
Eu quero alguém, que esteja longe de ser um príncipe, que esteja longe de todas as idealizações dessas princesas da vida real, até por que seria muito chato ter que viver disputando meu amor.
Eu só quero alguém que me pegue pela mão no meio de um problema e me leve pra longe de tudo, e me faça entender que a gente pode resolver os problemas da vida. Alguém que me ligue a noite, pra me desejar bons sonhos, e me mande uma mensagem de manhã, me chamando pra almoçar, e nada de puxar a cadeira pra eu sentar.
Sonho com alguém que no meio de uma quarta-feira nublada, apareça do nada pra gente assistir um filme, deitadinhos em baixo do cobertor, e não, não precisa ser romance, uma boa comédia seria ótimo. Alguém que entenda quando eu tiver de TPM, quando eu não tiver vontade de fazer uma escova pra sair, e tenha que ir com o cabelo molhado, alguém que aceite meus defeitos, que não ria dos meus medos, que cante comigo quando eu acordar feliz, que me dê um beijinho na testa quando eu chorar de saudade do meu pai. Quero alguém que não ache meus problemas tolos, minha idéias insanas, minhas vontades bobas. Alguém que seja capaz de diferenciar meu humor, saber se é raiva, TPM, sono ou fome. Saber pela minha voz ao telefone como foi meu dia, e não ficar perguntando coisas que eu não quero falar. Alguém que respeite minhas fases, que saiba esperar meu tempo, que entenda meus trejeitos. Que consiga olhar nos meus olhos quando fala, e me abraçar forte quando eu preciso.
Quero alguém que tenha também suas fases, seus dias difíceis, suas carências, seus medos.
Alguém que seja tão normal quanto eu, tão básico quanto eu!
Alguém que não precise ficar abrindo porta de carro, pagando conta de bar, dizendo que me ama a todo segundo, pra eu realmente saber que ama.
31 de outubro de 2021
O mês de outubro está se despedindo. 2022 à espreita na porta, estamos quase lá... O mês dos anjos da guarda se despede em grande estilo, com bênçãos alcançadas, sonhos renovados, lágrimas derramadas... Não foi fácil, mas a sensação de se sentir cuidada por Deus em cada um dos 31 dias que passou dispensa palavras. Hoje é o último dia deste mês que marcou tantas vidas de tantas formas. Que tudo que conquistamos e superamos em outubro nos acompanhe em novembro, em dezembro e pela vida afora... Que tudo que choramos sirva apenas para lavar e limpar nossa casa de dentro. Que toda tristeza vivida sirva apenas como aprendizado. Que toda felicidade que fez parte de outubro floresça dentro de nós, para que seus ramos fecundem os próximos dias de nossa existência. Para outubro que termina, gratidão, Senhor.
E que hoje, antes do raiar do dia, antes de novembro chegar, cada um de nós vivencie a bênção e o milagre que precisa.
E que, independente de qualquer coisa, sejamos todos gratidão. Estamos aqui. Isso em si já é uma vitória.
Josy Maria
Bom dia!
Soneto da Despedida
Quando te vi passando por aquela porta,
Pareceu-me que ia junto contigo.
Senti o tormento me dando uma amostra
Do que seria viver sempre arrependido.
Arrependo-me por não ter tido a coragem
De estender minha mão e segurar a tua,
E dizer-te numa simples e doce mensagem:
Nunca se esqueça da minha triste figura.
A amarga ausência permanece no ar
E a inesperada partida ainda agoniza.
Se o meu sofrimento pudesse o tempo parar
E prolongar este abraço por uma eternidade,
Minha tristeza iria te mostrar
Que nunca te odiei, só a amei sem coragem.
(Besouro Revirado)
Jesus disse um dia que só há dois caminhos: um pela porta estreita, outro pela porta larga. Dê-me sabedoria, Senhor Jesus, para seguir apenas o caminho que me leva à salvação.
Deixo a porta entreaberta
Para que você
Volte um dia...
Mas, a cada batida errada,
Há o risco do interesse Descuidado...
Carente...
Tomando o lugar
Da esperança
Quando estiver triste, desanimado ou sem forças, entra no teu quarto, tranca a porta e vai orar, solta o que está te prendendo.