Porque sou assim
''Porque é tão curto amor e tão longo o esquecimento? Porque um dia amamos e logo ali na frente se quer lembramos o nome da pessoa? Porque hoje a pessoa nos completa e passada meia hora, já não passa de um conhecido? Porque o tempo volta e reencontramos carmas que parecem nunca mais acabar, mas logo ali já acabou? Porque amamos, se sabemos que a dor virá? Porque exigimos tudo e não oferecemos nada? Porque choramos, se ao ouvir a voz de quem nos causa calor acabamos derretendo-se? Porque respondemos ‘porque’ sim, se sabemos que na verdade não sabemos é coisa nenhuma? Porque existe a palavra porque, se porque não é resposta '’.
POR QUÊ?
No decorrer de um dia
Gritos, delírios, e agonia...
Apenas um líquido escorria...
A da alma esvaindo.
Ao atravessar o tempo,
Entre o dia e a noite
Apenas uma palavra,
No papel escrito,
A sentença dada...
Sem direitos, nem deveres,
Apenas...
O fim... E o silêncio restou...
Encoberto de um manto
Silencioso partiu, sem nada deixar,
Restando apenas a incompreensão...
Neste momento surgindo apenas
Uma palavra... Por quê?
Porque te fostes sem nada deixar?
Porque te fostes sem a menos ouvir?
Apenas por quê?
(Marta Freitas)
A vida foi feita para cada um viver a sua, do jeito que bem entender, sem influências, sem interferências e sem porquês.
Porque a morte é igual para todos?
Me dei conta agora de que quase todos os dias, tenho uma pergunta nova para Deus.
Mas é como se eu perguntasse para mim mesma então eu mesma me dou à resposta...
Vai viver e deixe de tanto querer saber!
Algumas vezes somos como crianças, a perguntar porque o céu é azul?
A morte é só uma horinha que acontece na vida da gente.
Os bons e os maus não se dão conta de o serem e quando o são, quase sempre estão equivocados.
Assim para mim é a morte.
Cega, muda e surda.
Apenas direta!
Enide Santos 13/05/14
"Não vejo porque dormir quando há entusiasmo e vontade de se fazer. É desperdício de tempo. Só devíamos dormir em dias difíceis. Dias produtivos tem que perdurar!"
o verdadeiro amor é aquele que permace no coração mesmo depois do fim e se torna em amizade , porque a gente quer essa pessoa feliz e nao triste
Se quiser saber como foi, é só ler aqui...
Só peço que não me peçam para parar, pois peguei gosto...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COMO E PORQUE COMECEI A ESCREVER
Marcial Salaverry
A grande verdade, é que sempre fui preguiçoso para escrever, embora tivesse uma certa facilidade para desenvolver minhas idéias.
Lembro-me de que uma vez minha irmã, que era secretária de Monteiro Lobato, levou para ele lesse, um texto que eu havia escrito sobre Entradas e Bandeiras, como trabalho escolar, e o saudoso Mestre elogiou o trabalho e, passando a mão sobre minha cabeça, disse que poderia ser um bom escritor. Não acreditei. Achei apenas ter sido uma gentileza dele para com minha irmã.
Depois disso nem pensei mais em escrever. Desde cedo sempre precisei trabalhar para custear meus estudos. Limitava-me às redações exigidas para trabalhos escolares, onde sempre tirava boas notas, muitas com louvor. Tudo se complicou mais depois. Casamento. Família. Luta pela vida. África. Só escrevia cartas para a família, até o momento em que comecei a mandar fitas cassete gravadas. Não precisava escrever. Falar era mais fácil.
Em meu trabalho como vendedor, limitava-me aos pedidos e relatórios. E brigava com os chefes, que pediam que colocasse observações nos relatórios. Não gostava de perder tempo escrevendo. Contudo, apesar de não gostar de escrever, sempre fui um leitor voraz. Sempre gostei muito de ler, e de me instruir, procurando sempre estar a par de tudo, ler sobre os acontecimentos, revistas, livros o que me caísse nas mãos. Livros de bolso sempre foram meus companheiros inseparáveis de viagem.
Devorei a coleção completa dos livros infantis de Monteiro Lobato, sempre meu autor predileto. E até hoje não me conformo por haver perdido em uma mudança, o que era meu tesouro particular, a coleção dos DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, autografados por Monteiro Lobato, com uma dedicatoria ao "futuro escritor Marcial Armando Salaverry".
Ao aposentar-me, instado por meus filhos e netos, resolvi comprar um computador, para comunicar-me via e-mail com eles. Todos morando longe. Por influencia de meu filho Alexandre, comecei a escrever textos sobre esportes, tendo criado o site DeTrivela. Depois, comecei a escrever pequenos textos (que ironicamente eu chamava de "textículos"), dando Bom Dia para alguns amigos e parentes, e o círculo de amigos foi se ampliando, e instado por algumas dessas amizades, comecei a contar em capitulos como tinha sido minha vida na África, e foi assim que a profecia do querido Mestre realmente aconteceu, e ainda sigo escrevendo, contrariando a opinião de alguns, que acham que deveria parar, mas como existem amizades queridas que apreciam o que escrevo, vamos em frente...
Foi assim que tudo aconteceu. E o fato de escrever, me possibilita fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, desejando que todos igualmente o tenham, sendo importante descobrir o talento que todos temos em nosso interior, deixando-o fluir...
Marcial Salaverry
A vós, indago-vos!
Porque profissionalizeis?
Porque?
Porquê correis atrás de conteúdos de aprendizagem e, ainda afirmais que em algum tempo, " Vamos morrer!".
E reitero. Porque perseguís fortunas e posições?
Porquê nos dispomos as noites em claro pelo vil metal, cônjugue, filhos e bens perecíveis? Porque? ...
...e, porque sabedouros de todas as debilidades de matéria e das coisas, com plena ciência de saliências, ainda sim seguimos cegos e sedentos dos apegos?.
Quero crer, que ainda sim somos meros sobreviventes de uma loucura chamada ilusão.
Explique por que ainda respira
É que entra ar em meus pulmões
Por que ainda sente?
É que eu tenho um coração
Por que você se quebrou?
É que minha mente se importou
Por que ainda está de pé?
É que ainda não desisti
Por que não quis mais sentir?
É porque eu sofri
Por que ainda sorri?
É porque agora estou feliz
Por que ainda pensa?
É porque eu me importo
Porque? Porque você não consegue parar de perceber só nos outros, e perceber que eu te amo, eu o amo do dia até a noite, eu te amo desde que te vi passar pela porta da sala de aula, eu te amo desde que inventei histórias só para poder conversar com você. E porque você se preucupa tanto com aqueles te fizeram mal, porque você não vê que de todos os que não pensaram em como você se sentiria com algo, eu me importo, eu sempre estive para você, mais e você onde estava quando eu mais te queria? Quando abri meu coração para você? Você não pode parar de ser egoísta e ver que eu to aqui, que eu te quero, sempre quis e não quero me arrepender dessa decisão de te amar.
Porque o Homem não pára para pensar e evoluir?
Sabeis de imediato que o pecado reina nesse mundo. Despido de bondade o Homem não vence neste mundo. Só o justo, o bom de coração e teimoso de boa atitude demonstra ao outro bondade e união neste mundo. Quem sabe se o pobre Homem parasse para pensar talvez orasse e respirasse fundo. Comigo todos podem viver neste mundo. E sei que o Homem veio querendo este e o outro mundo, mas esquece-se que sem amar perderá este mundo. Não sabeis, portanto, parar de querer ser mais do que sois, mais do que fostes e mais que quereis ser. Meus filhos perdidos no querer, tanto vos pedi que vós fosseis perdidos no crer. Sem tino, amizade, bondade, amor, união, misericórdia e perdão todos irão perecer. Sabeis que a vida não é eterna e mesmo assim gastais o vosso tempo em coisas vãs. Escutai bem: deveis viver segundo as vossas possibilidades, tudo o que vos concedi é por amor a vós, nada vos será dado por falta ou em excesso. Sempre vos desafio a encontrar um caminho alternativo que não vos traga maldade, mas toda a justiça às vossas vidas. Meus filhos amados sois vós capazes de me escutar que de tanto vos amar não posso deixar que vos perdeis mais neste mundo. Não perdeis mais tempo: atuai, e atuai bem. Sem amar, sem perdoar nunca chagareis onde quereis ir, nunca sereis quem vós quereis ser. Por favor, sabei por mim não pelos outros, Deus vos ama e tudo farei para vos guiar. A fé nos guia a caminhar, haverá uma luz ao fundo do túnel que chegará. Escutai-me e ouvi-me bem todo o vosso bem virá com o meu também. Quem atua em meu nome bem traz ao mundo, quem julga que pode viver sem mim se desengane, sou vosso pai. E por ser vosso pai vos quero bem.
Meus filhos para pensar e evoluir é necessário que escuteis os vossos corações, que a maldade não prevaleça neles. Antes saia e se dilua para sempre. Não carregueis os vossos corações com sentimentos que vos afligem. Trazei convosco a esperança, a fé. Tende coragem para ser melhor a cada dia. Peço que olheis para cada dia de forma distinta e diferente. Preparem o amanhã, vigiem, meus olhos, minha visão mais ampla vos guie e minha atitude vos inspire a ser melhores cada dia.
Por último, não perdei a fé. Peço que sejais felizes e humildes, honestos e bons trabalhadores. Ouvintes de coração e talentosos atuadores. Agi com o coração e pureza de atitude: assim cumprirás o que deveis fazer neste mundo.
Estou tão feliz hoje, tenho tantos pensamentos bons na minha cabeça.
Nada nem ninguém vai conseguir mudar isso, sabe por quê?
Porque eu não vou deixar.
Quando você não tem vontade de descobrir o porquê das coisas, você não tem as respostas de que precisa, isso é conhecimento.