Por você eu Limpo os Trilhos do Metro

Cerca de 1023 frases e pensamentos: Por você eu Limpo os Trilhos do Metro

Cada um que varra a sua porta,se o mundo nao ficar limpo,pelo menos ficara menos sujo.

A amizade é um sentimento limpo,
que permanece em nosso coração.
Muitas pessoas irão entrar e sair da minha vida,
mas só os verdadeiros amigos como tu permanecem em meu coração
Quando a amizade atinge o coração, quer dizer que tu és especial em minha vida.

O mais limpo não é aquele que menos se suja , e sim ,o que mais se limpa

Não perca mais tempo escrevendo um rascunho
A vida não pode ser passada à limpo
Não pode ser apagada com uma simples borracha que quando esfregada sobre o papel arranca o que foi feito e escrito
A mágoa ou a felicidade causada será sempre nosso passado causado pelo presente

Menina do riso fácil, dos cabelos bonitos e do coração limpo.

Alguns reclamam por que eu jogo sujo, mas quem é que joga limpo.

Sinceridade ou sincero, palavra derivada do latim SINCERUS... que quer dizer puro, limpo. Sincerus também significava crescimento (não misturado) puro, livre, dos pecados. Hoje ela já perdeu esse significado, amanhã não terá significado algum...

Nunca faça um resumo da vida para depois passá-lo a limpo; talvez você não tenha tempo suficiente de fazê-lo!

A água que cai do céu tem um cheiro bom!
Ar limpo e tempo fresco, o que mais quero é chuva e sossego...
"O que eu quero? Sossego
Não está vendo, não estou nessa
O que eu quero?
Sossego, eu quero sossego
O que eu quero? Sossego, O que eu quero? Sossego, O que eu quero? SOSSEGO!" (Tim Maia)

" A vida, é difícil para os fortes. Se manter limpo , num mundo imundo, é tarefa pra poucos"

Algumas pessoas vivem num eterno rascunho e não crescem por jamais passarem a limpo sua própria alma.

ÉTICA PASSADA A LIMPO

Muito se fala sobre ética nos dias atuais. O tema está na ordem do dia, tanto no meio acadêmico como nas ruas, em que se trata de temas cotidianos como a corrupção na política e a violência. Nas universidades busca-se entender as razões pelas quais o ser humano é correto ou não; busca-se viajar pelas sendas da filosofia, onde pensadores de épocas diferentes tentaram responder se o ser humano é naturalmente bom ou não. Há uma angústia recorrente dos filósofos em construir conceitos que ajudam a sociedade a viver melhor.
Protágoras, pensador grego que viveu entre 487 e 420 antes de Cristo, achava que ética era uma coisa empírica. Cada pessoa, segundo ele, adotaria a conduta mais conveniente à sua própria escala de valores. Para o pensador, o certo e o errado deveriam ser avaliados em função das necessidades do homem, e, portanto, os critérios de avaliação variariam de sujeito para sujeito. Posição parecida, mas ampliada, adotaram dois sociólogos franceses, Durkheim e Bouglé, no século 19, que consideravam que os valores éticos (o certo, bom, justo, verdadeiro) são obtidos por apreciação coletiva, e, portanto, variam conforme o grupo focalizado.
Mas antes deles alguém definiu, com mais precisão, o sentido da palavra ética. Foi Aristóteles, que afirmava existir um valor supremo, que norteia a vida das sociedades. Esse valor é a felicidade. Felicidade, em grego, é a junção de eu (bom) e demonia (espírito). A corrente foi enriquecida, mais tarde, por outros filósofos que consideravam que a felicidade era o fim, o objetivo, e que a virtude era o meio, a ferramenta, para se alcançar a felicidade.
No meu livro Os dez mandamentos da ética, faço uma reflexão sobre a genial obra "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Apresento os passos para que a ética seja vivenciada.

O primeiro é fazer o bem.
O segundo é agir com moderação, buscando o equilíbrio, eliminando os excessos.
O terceiro é saber escolher, e aí está implícito o favor de subjetividade que é preciso existir em cada conceito, porque cada ser humano é diferente do outro, e carrega sua experiência, sua cultura, que o torna único. A questão, envolvida na escolha, é que a decisão, para ser boa, precisa levar em conta, necessariamente, os dois passos anteriores: fazer o bem e agir com moderação.
O quarto passo é praticar as virtudes. Uma atitude essencial, porque não basta fazer o bem, agir com moderação e saber escolher, se a pessoa não se dedicar a praticar os valores que adquiriu.
Com isso, o quinto passo é praticamente automático: viver a justiça. Quem segue os quatro primeiros passos aprende, incorpora o sentido de fazer as boas coisas olhando para o outro e para as necessidades do outro, sem esquecer de si mesmo. Isto é a base da justiça.
O sexto passo é valer-se da razão, ou seja, da consciência, do pensamento analítico. Está intimamente ligado ao sétimo passo, que é valer-se do coração. Duas orientações que se complementam: a pessoa deve usar uma balança em que se equilibrem, com peso equivalente, o racional e o emocional. As chances de que as escolhas sejam acertadas, agindo assim, são grandes.
O oitavo passo é ser amigo. Quem é amigo aplica todos os conceitos que acabamos de ver, sem dificuldade.

O nono passo (cultivar o amor) é quase um corolário para o décimo (ser feliz).

Aí está, portanto, um rosário de recomendações que retira o aspecto generalista dos conceitos que historicamente acompanham as discussões sobre ética. Norberto Bobbio, um dos grandes pensadores contemporâneos, por exemplo, aponta a honestidade como uma virtude válida para todos os homens, mas que, ao mesmo tempo, é uma atitude unida à conduta correta de uma pessoa no exercício da sua profissão. Ou seja, o homem tem que ser honesto, mas o médico também tem que ser um profissional honesto. É isso o que se diz nas ruas e em todos os lugares.
Este tema é fundamental na escola. Um dos tantos objetivos da educação é ensinar a conviver. E o convívio significa respeito, cooperação, ternura, enfim. E isso é a ética. A ética se aprende nos livros, nas lições dos grandes mestres. E se aprende no cotidiano, no exercício de ser correto.
Bom seria se os pais dessem o exemplo primeiro. Os filhos precisam de referências. Que os políticos e as pessoas de alguma visibilidade também se preocupassem em viver de maneira correta e que na escola professores e alunos interagissem de modo a construir relações éticas que gerassem um clima de confraternização e cooperação. E esse aluno-cidadão será um profissional-cidadão. E portanto ético e portanto feliz.
Aliás, esse é o conceito já presente em Aristóteles: nascemos para ser felizes e para fazer os outros felizes. Isto é a ética.

(Artigo publicado na Revista Profissão Mestre, edição de novembro de 2007)

E da ferida necrosada, retiro a carne morta e limpo-a para que cicatrize.
Devoro os cadáveres e deixo a terra pronta para o plantio.
Adubo o solo já seco e árido, ainda que não vá ver as flores que ali brotarão.
Eis que sou como os corvos, com sua aura de morte e dor, vivendo a par da humanidade
E ficando apenas o tempo necessário para fazer o que é preciso.
Ainda que não vá comer do fruto das futuras arvores, ainda que nem chegue a pousar em seus frondosos galhos, ainda assim faço meu trabalho.
E alço voou sem nunca ter um abrigo fixo.

Aqui estou, final de tarde... O céu? Ahh o céu, limpo e lindo como ele só.
Estou sentindo o ventinho gostoso em minha pele, daqui do alto do 16º andar me pego a questionar: O que é ser feliz então? Provavelmente ser feliz não é somente viver as coisas boas desta vida. Talvez ser feliz seja apenas ter tido a oportunidade de vivê-la, ainda que com perdas e frustrações, estas dificuldades diárias, estes noticiários que assustam, enfim... O que é ser feliz? Talvez seja bem mais que realizações materiais, talvez seja muuuito mais que carimbar o passaporte e ser um transporte para outro ser, talvez seja bem mais que obter tudo o que este mundo proporciona, olhando daqui e vendo o agito todo lá fora, imagino o doce fardo de cada um, porém não descobrindo o sabor real, dizemos que são amargos. As vezes penso ser egoísta, como posso dizer que sou infeliz por ter vivido uma experiência tão devastadora? Bem, eu acredito em reencontro feliz após a "morte", então porque ser ou pensar ser infeliz? Vendo do alto o agito, percebo que felicidade é tudo o que vivi e vivo. Esses intensos quarenta e cinco minutos antes do segundo tempo de cada decisão, de cada caminho a seguir, são os segundos de liberdade de escolhas e isso gera felicidade.
Mas afinal, o que é ser feliz? Sei lá, os sábios que há tempos vivem podem assim dizer, já eu... Apenas aprendiz, me contento em dizer que ser feliz é ter tido a singela oportunidade de chegar aqui.

Sabem quais são meus sonhos? Vou te contar ver um planeta limpo, sem agressividade que vem sofrendo atualmente, a era do gelo esta chegando, tudo esta acabando e o homem? Há coitado esta preocupado em encher seus bolsos, e o pobre, cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico. A nossa sociedade é muito hipócrita, dita leis etc... Mas no real nada apenas a fantasia graças Impressa prevalece, que pena que os homens de hoje não se conscientizam que um dia toda beleza da natureza terrestre vai desaparecer, como muitas espécies já se foram, só falta o homem descobrir outra galáxia e tentar se mudar pra lá, isto não é fantasia a NASA, já estuda isto há muito tempo... Que pena não valoriza nossa mãe terra, que futuro nossas gerações terão...

Certo, vamos botar tudo isso limpo. Eu admito que tenho problemas, que sou muito confusa, que digo coisas que me contradizem o tempo todo, que mudo de humor como quem troca de roupa. Mas, sendo sincera, tudo em mim pode mudar: o humor, o cabelo, o estilo, as palavras, mas esse sentimento dentro de mim, não muda. Eu choro, me deprimo, me alegro e sorrio. É algo confuso, é algo bonito, é mágico, é torturante. É como correr, correr e simplesmente chegar num lugar desconhecido. É como se a vida me pedisse pra estar preparada o tempo todo, como se cada nova surpresa fosse me afetar. Posso chorar o que tiver pra chorar, rios e mares, mas quando eu olho pra você, tudo é diferente, é bonito, lindo. Eu posso estar soltando serpentinas, dançando a música que for, com o sorriso mais belo no rosto, e ainda assim sentirei que está faltando algo realmente MUITO importante.


Você é mais que necessário na minha vida, você não é tudo, mas é fundamental. Não quero viver sem o seu sorriso, seu olhar. Não quero viver sem ouvir você se contradizendo, dizendo que não me ama e depois se jogando pra mim, ou dizendo que me ama e depois me deixa andando sozinha. Assim como eu, você é tão confuso. Mas não dá, amor, pra viver sem você, não dá. Você me diverte e me faz sofrer, você é o que tem dado graça na minha vida. Vem e pega na minha mão, vamos andar pelas ruas falando todas as porcarias e no final acabarmos num beijo. Vamos deixar os outros com inveja, vamos espalhar essa alegria pra todo mundo e esfregar na cara de outros. Por mais que eu tenha vontade de te mandar calar a boca às vezes, é a sua voz que me guia. Então, vem no meu ouvido, e diz que me ama, mesmo que você saia de perto de mim depois, eu sei que é verdade.

⁠UM POEMA ÉTICO
Limpo, sem rodeios.
Encara-te nos olhos ao lê-lo.
Não busca a perfeição,
apenas a sensatez.
O respeito aos limites,
à honestidade, à sinceridade.
Não precisa ter rimas,
mas combinar com o respeito.
Não cobra, exemplifica nos seus atos.
Apaixonado, porém não polarizado.
Escrito com o suor de um trabalho.
Os seus valores, em cada palavra.
Antropologias inteiras com poemas éticos.
Onde suas certezas, nasçam de pesquisas, aprofundamentos.
Uma geração de poetas éticos!
Entendamos que quebrar paradigmas,
difere de desconstruir o amor, o respeito, as escolhas do outro.
Onde se é livre, deixando o outro escolher,
para não aprisioná-lo.
Nada além mais que a coerência na escrita.
Sejamos nós mesmos! Deixemos o outro ser!

⁠Meu quarto está limpo
Mas o guarda roupa cheio
A cama arrumada
Mas o sono atrasado
É tudo tão falso
E eu fugi da cena
Eu contratei um dublê
Pra sobreviver

"O bom da vida é você poder respirar, olhar o céu limpo,as nuvens,ver cada sorriso e cada semblante das pessoas e amar"...

⁠"A transmissão de uma mensagem é como a melhor água do mundo. Se não tiver recipiente limpo, ela pode se tornar o pior dos conteúdos."