População
Se quiser ter um termômetro das condições da população, verifique níveis de frequência às casas de religião e de apostas.
(2021 SET 01)
A CIDADE DOS GARIMPEIROS
Quando fez a linha do trem,
Urandi cresceu tanto
com aumento da população,
que causava até espanto.
O famoso bairro DC-5
é homenagem ao Departamento.
Ele era uma outra cidade
com mais desenvolvimento.
Tinha as casas de turma,
também lagoa pra lazer,
as casas dos engenheiros
e até cinema pra ver.
O almoxarifado foi aproveitado
pra funcionar o Centro Educacional.
O antigo Ginásio de Urandi
é hoje o Colégio Estadual.
Tinha uma casa de bela arquitetura
que serviu depois de Casa Paroquial
e muitas casas viraram residências
nas proximidades do atual hospital.
Comparando a população brasileira com um corpo e a corrupção com um câncer, posso afirmar que trata-se de um câncer metastático.
O Brasil tem, como em qualquer parte do mundo há uma parte da população racista e homofóbica mas a imprensa trata como se todos ou a maioria de nós fossemos. É preciso condenar essa tendência sensacionalista e irreal.
Fecham-se as cortinas de mais um ciclo político anual, a população esperançosa entoa o hino de miséria, fazendo fé que o próximo ano será melhor do que este que agora termina.
A palavra democracia perde o total sentido quando a população vivencia o caos, as guerras urbanas e rurais ou seja, qualquer conflito, qualquer desordem em qualquer esfera publica matou a democracia.
Me preocupa uma país onde a população está mais preocupada com a votação de um reality show do que a votação naqueles que irão governá-los.
a possibilidade de elevação da capacidade crítica da população confronta muitos interesses, de modo que certas disciplinas críticas ligadas às ciências humanas – como é o caso da própria História – tornam-se por vezes indesejadas no currículo escolar, particularmente nos governos ditatoriais, nos estados de exceção, e nas economias em que se tornou extremada a exploração do trabalhador através de salários baixos e condições opressivas. Mais do que o aprendizado mais simples de “conteúdos de história”, incomoda a estes interesses, sobretudo, que nos alunos dos níveis fundamental e médio sejam estimuladas a ‘consciência histórica’ e a ‘capacidade crítica’. Cidadãos conscientes são homens e mulheres capazes de lutar pelos seus direitos e de lutar por melhores salários e condições de trabalho. Leitores críticos - capazes de decifrar textos ou de entender o que está por trás das distorções discursivas, da liberação seletiva e acrítica de algumas informações, do ocultamento de outras, da exposição de discursos descontextualizados, das manipulações de toda ordem - são homens e mulheres que não se deixam conduzir alienadamente. Ter consciência histórica é não apenas compreender melhor o passado, mas também perceber com maior acuidade e acurácia as possibilidades que oferecem para trilhar o futuro. A História conscientiza, proporciona capacidade crítica, fortalece identidades que nem sempre são as desejadas pelos poderes políticose econômicos dominantes. Entende-se por que a História costuma ser tão ameaçada nos sistemas ditatoriais, opressivos e superexploradores.
[extraído de 'Seis Desafios para a Historiografia no Novo Milênio'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019].
As organizações constroem narrativas sobre si próprias sem considerar a pluralidade da população com a qual se relacionam, que utiliza seus serviços e que consome seus produtos. Muitas dizem prezar a diversidade e a equidade, inclusive colocando esses objetivos como parte de seus valores, de sua missão e do seu código de conduta. Mas como essa diversidade e essa equidade se aplicam se a maioria de suas lideranças e de seu quadro de funcionários é composta quase exclusivamente de pessoas brancas?
A fera citada
A população é toda duas feras
Aprisionadas em uma esfera de cromo
Quem sente mais isso?
Eu te devoro e te regurgito
Na espera de que ainda esteja vivo
Para te devorar de novo
Sem aviso de um lado para o outro
Todos os dias eles se aprisionam, quando acordam
Quando saem nas ruas, quando as tomam
E tornam serem feras, sem saber
Até dormirem de novo.
Enquanto a gente [a população negra] continuar se mostrando frágil, a gente vai continuar se colocando no canto.
O dia que nós [a população negra] nos organizarmos melhor, nós vamos ter mais vitórias do que nós imaginamos.
O maior problema do Brasil não são os políticos, é a população. A população possui certas formas de pensar, e os políticos exploram isso. Essas formas de pensar atrasam o país, impede o progresso, nos torna prisioneiros do passado, do fracasso.
Ter afantasia é reconhecer-se com 2% da população. 98%, neurotipicos e neurodiversos, tem sua personalidade construída a partir de vivências e imagens mentais.
De fato, pessoas neurotipicas ou neurodiversas não tendem a falar das suas imagens mentais, preferidas ou assustadoras, mas em comportamentos positivos ou negativos com masking ou sem masking as revelam em decorrência do convívio e do tempo.
Uma população instruída, esclarecida e informada é uma das maneiras mais confiáveis de se promover a integridade de uma democracia.
Poesia: O passado influência
Quientos anos atrás
A população negra era mercadoria
Eram vendidos igual bixos
Ou até menos que isso
Hoje em dia
A população negra é maioria
Na cadeia,
No crime,
E na periferia
Isso mostra que o passado influência.