Poetas Gauchos

Cerca de 2062 frases e pensamentos: Poetas Gauchos

Pra quem lê, escrever é dom.
Pra quem escreve, maldição.

Inserida por moloki

Toda voz do amor, fala além do som. Todo sentimento que o amor retém, libera inspiração. E o que seria da poesia, se não existisse o toque fulgente das paixões? E dos poetas, o que seria deles, quando as portas da razão vigiasse a escrita vazia das certezas? Amar é flutuar nas asas dos sonhos! E é lá que eu sempre em ti irei pousar.

Inserida por GilBuena

Sensibilidade é o nome que se dá à pessoa, que tem o poder de sentir tudo e todos que a rodeiam, que consegue captar com certa naturalidade o estado de ânimo do outro, às vezes só pelas palavras grafadas num papel...
Cuidado! Os poetas fogem a essa regra, são possuidores de um passaporte especial, aceito em todos os sonhos e lugares, por vezes viajamos sós, outras somos acompanhados por amigos que se identificam conosco. Compartilhamos, sentimos uma vontade louca de escrever o que nos vem a mente.
Não precisamos de "vistos", apenas sermos vistos.

Inserida por Izabel1957

Procuro alguém que queira ter filhos, não muito cedo, nem muito tarde. Que queira viajar o mundo inteiro e só conhecer metade. Que acredite que a única forma de amor que existe é a felicidade. E que encontre em tudo que eu digo uma obra de arte.

Inserida por moloki

O topo do mundo é a lua.

Inserida por moloki

O brilho esconde o vazio do universo.

Inserida por moloki

Hoje o dia se declarou pra noite
Mas só que a noite
Não gosta de coisa quente
Nem coisa de repente
A noite é muito lenta
Gosta de coisas frias
Gosta de coisas lentas
Gosta de namorar ela mesma
Não gosta de namorar o dia
Pois a noite não namora o dia
A noite namora os poetas."

Inserida por maxwellrodrigues

"A certeza que vejo nesse olhar faz-me preferir o silêncio..."

Inserida por joaopaulobenevides

Construção
Um grito pula no ar como foguete.
Vem da paisagem de barro úmido, caliça e andaimes hirtos.
O sol cai sobre as coisas em placa fervendo.
O sorveteiro corta a rua.
E o vento brinca nos bigodes do construtor.

Inserida por pensador

Os ventos que exortam tempestades, trazem na bonança o sentimento de esperança e mudança. Só tu podes fazer a diferença

Inserida por JGuerra

Era de Amor que Falávamos

Imaginava ser de amor que falávamos,
Quando fitávamos-nos em olhares de profundo silêncio.
Assim como os sorrisos que surgiam das formas mais imprevistas...

Éramos realmente livres, de alma e coração,
Sempre com um cantar suave que brotavam em nossos logros...

Era de amor que falávamos,
Também lambiscávamos dos melhores murmúrios,
Em beijos alucinantes, deixando nossos corações em disparada,
Fazendo-nos abafar o trilho da estrada,
Assim o doce perfume fluía,
Na mais gostosa das excitações.

Jmal
2013-10-29

Inserida por Jmaljamal

Palavras bonitas até papagaio fala...basta ser ensinado... sentimentos reais, estes, nem os melhores poetas conseguem descrever !

Inserida por grazidias

POESIA URBANA

Escrevo
Quase verdades...
Cultivadas entre
Loucuras
Conto dramas e
Desafetos
Inventando mentiras
Espalho a dor
Com tinta e lagrimas
Sobre o papel
Envolvo-me com
As putas, bêbados
E viciados caídos
Pela cidade
Faço do homem
O que eu quero
Já á mulher
Eu transformo,
Em mil fantasias
E assim tudo misturado,
Uma selva de sentimentos,
Se nasce e morre, e vira
Poesia urbana.

Inserida por carlospoeta64

- Ah, mas quase ninguém lê poesia no Brasil!
- Não importa, importa que Drummond, Vinicius, João Cabral, Olavo Bilac, Castro Alves, Leminski, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Cora Coralina, Adélia Prado e tantos outros estão guardados na memória afetiva de nosso povo. Seus poemas permeiam nossa identidade nacional, formam nossa alma enquanto nação, ainda que não tenhamos consciência deste fato.
Um povo sem poetas é um povo sem alma!

Inserida por zatonio

Seja o claro da noite,
Ou no escuro do dia.
Estou presa aqui.
Para sempre.
Sem sequer,
Um antecedente.
Sem saber o que buscar.
E por meio deste poema,
Mostro minha alma,
Perdida,
Encontrada,
Sonhadora
E desacreditada.
Que anda por ai.
Sem saber,
O que o mundo realmente,
Teme
E continua a esconder de mim.
E isso desde sempre

Inserida por mayrla_stayce

Ás vezes, anseio partir...
Eu queria poder viajar
para longe deste lugar (aqui),
onde os amores nos deixam
e os amigos se afastam...
ir para além das realidades
que am mim se encrostam,
como se fossem
criaturas minhas.

Inserida por EuHoje

Alguém disse que... O bom de querer um artista é que eles são intensos, são quentes, querem para agora; Eles sentem muito. Sentimos muito, mais do que podemos disfarçar ou daquilo que temos que representar ser. É tudo para agora e tudo muito intenso! Quente, bem feito, com a alma e ‘faz a hora’! Sorte dos que já estiveram do lado, parabéns para os que já provaram, e mais sorte ainda dos que permanecerão... (27/04/2017)

Inserida por larissasardagna

Pode-se afirmar com segurança que todos temos algo de poeta
dentro de nós...
Depende de circunstancias da vida e de nosso real desejo
deixar que essa alma poetal possa ser liberada...
Basta deixá-la fluir...
Osculos e amplexos,
Marcial

NA VERDADE TODOS SOMOS POETAS
Marcial Salaverry

Pode-se com certeza afirmar que na verdade todos somos poetas, ou será que poderemos chamar de poeta apenas aqueles que escrevem poesias? É certo que o Ser Poeta, é aquele ser que escreve poesias, mas para um Ser Poeta, ser poeta de fato, é preciso que tenha a alma poetal, o que no fundo, todos temos, apenas existem aqueles que sabem extrair a poesia de sua alma, sabem deixar a poesia fluir de sua alma...

Encontrei uma frase que expressa bem o que é SER POETA, escrita por um dos grandes mestres das letras, José de Alencar. Vejam:
"O cidadão é o poeta do direito e da justiça; o poeta é o cidadão do belo e da arte."

Pode-se concluir que ser poeta, é um estado de espírito, pois quem é poeta, o é internamente. Tem a poesia na alma. Falamos "poeta", mas normalmente estamos nos referindo a todo aquele ou aquela (aliás, o termo POETA, se aplica tanto "aos", como "às") que tem aquele dom natural para as artes escritas, seja em poesia, ou em prosa. Tudo depende do lirismo da alma de quem escreve.

Pode-se aperfeiçoar a arte da escrita, seja através de estudos, desenvolvendo toda uma técnica para faze-lo, ou seja através da prática, escrevendo cotidianamente. Aliás, quanto mais se escreve, mais se desenvolve um estilo próprio, e melhor se escreve, pois vamos corrigindo defeitos (ou mesmo os aperfeiçoando, pois muitas vezes um defeito acaba se transformando em qualidade...).

Existe uma certa polêmica que tenho visto na Internet,onde alguns puristas das artes poetais criticam acerbamente os poetas que simplesmente libertam seu interior, escrevendo o que lhes vai na alma, sem qualquer preocupação quanto aos detalhes técnicos, tão ferrenhamente defendidos pelos ditos puristas, mas, falando em poesia, todo e qualquer julgamento que se faça, sempre será algo de cunho pessoal. É íntimo de cada qual. Se não gostamos do que certos poetas escrevem, será suficiente não mais os lermos. Daí, passar para ataques pessoais, publicando críticas azedas quanto à qualidade artística do que este ou aquele poeta escreveu, vai uma distância enorme, porque, se os escritos desse poeta não lhes agradam, certamente agradarão a muitas outras pessoas.

Vamos deixar claro que atualmente não existe mais aquela preocupação d'antanho, quanto aos detalhes técnicos da poesia. Métrica, e mesmo a rima não mais são exigíveis. A grande maioria do "público consumidor" das artes escritas, prefere ver o sentimento, a alma de quem escreve transcrita para o papel, ou melhor, para a telinha, expondo a verdade que se esconde em sua alma poetal...

Meus amigos puristas devem reconhecer, que muitas vezes, em benefício da perfeição técnica, sacrifica-se a perfeição anímica, pois para encontrar um termo que se enquadre melhor na métrica, ou mesmo na rima perfeita, precisamos consultar um dicionário, e isso tira um pouco da real inspiração poetal, e ainda lembro aos puristas que, mesmo em priscas eras, já havia o termo "licença poética", para justificar eventuais deslizes técnicos de nossos grandes escritores do passado.

Portanto, mais um lembrete aos nossos tão preocupados puristas, como está na mensagem de nosso mestre José de Alencar, escritor de técnica irretocável: "o poeta é o cidadão do belo e da arte"..., Então, em nome da beleza e da arte, a alma tem que trabalhar liberta, sem se prender aos grilhões da perfeição técnica, que poderá tolher sua criatividade.

A poesia é uma criação da alma poetal que todos temos em nosso interior. Basta que a deixemos fluir livremente. Existem muitos poetas que mantém maravilhas apenas engavetadas, simplesmente porque as acham bobas, piegas, ou porque algum "iluminado" fez alguma crítica azeda quando leu aquele escrito.

Não tenham dúvidas, crianças, da mesma maneira que sempre existe algum pé cansado que se adapte a um chinelo velho, sempre haverá alguém cuja sensibilidade se afine com a sua, e que irá aplaudir sua poesia. Tenho lido verdadeiras preciosidades escritas por pessoas que se julgavam inábeis para as artes escritas, e as tenho estimulado para desenvolver sua alma poetal.

Escreve poeta, sem se preocupar em agradar este ou aquele. Liberte sua alma, simplesmente. Solte a criatividade que lhe habita o espírito. Para cada um que não aprecie seu escrito, não tenha dúvida de que haverá um outro que lhe achará um gênio, ficando claro que da mesma maneira que os poetas tem seu jeito de sentir e escrever, os leitores tem sua maneira de ler e sentir. A diferença é exatamente essa, quem escreve, primeiro sente o que lhe vai na alma, e transpõe esse sentimento para o papel (ou telinha). Quem lê, percorre o caminho contrário, ou seja, primeiro lê o que tem diante dos olhos, e depois vai analisar o efeito que o escrito provocou em sua alma. E aí está a diferença. Nem todos tem o mesmo sentir.

Portanto, tanto aos críticos quanto aos poetas, sugiro um cordial aperto de mão, um abraço fraterno, e que haja respeito mútuo nessa história. Vamos desarmar os espíritos, para que todos tenhamos UM LINDO DIA.

"Escreve poeta,
Solte sua alma e seu amor,
Mostre de sua alma o calor...
Marcial Salaverry"

Inserida por Marcial1Salaverry

O poeta um completo mentiroso.
E suas mentiras são cheias de paixão e sentimento.
E elas acalmam a alma e aquecem o coração.
Já que e assim quero ser um completo mentiroso, e navegar nesse mar de sentimentos.

Inserida por manuraposa

Eu tenho um sonho.

Eu sonho com o dia em que a violência já não exista mais.
Assaltos nas esquinas, sequestros, estupros, homicídios que tiram a nossa paz,
Um tiro na favela, uma bala perdida, um corpo na viela,
e a criança que saía da escola já não existe mais,
existe apenas o eco do grito dos seus pais,
apenas o terror e o sofrimento dos seus pais.
Políticos corruptos,sem esclúpulos, imoralidades,
as comunidades já não dormem mais,
O Rio precisa de paz, é o Rio precisa de paz.

Está nfaltando respeito, e os direitos humanos, só defendem os marginais,
enquanto o trabalhador, vive o terror de um salário achatado, ônibus lotados,
e o fracaço da segurança pública nos deixa nas trevas a mercê de satanáz,
pivetes com canivetes, abusam das auridades porque não tem idade pra pegar cadeia,
se reunem em gang's na areia da praia zondo o plantão, fazendo arrastão.
Mostrando para o mundo a vergonha da nossa nação, a impunidade,
é. Eu falei, a impunidade. Eles contam com a impunidade.


I heave a dream

I dream of a day when violence no longer exists.
neighborhood robberies, kidnappings, rapes, homicides,
who take away our peace.
A shot in the favela, a stray bullet, a body in the street
and the child left school and no longer exists.
There is only the echo, the cry of your parents.
Only the terror and the suffering of their parents.
Corrupt, unscrupulous politicians, immoralities.
the communities no longer sleep.
Rio needs peace, Rio needs peace.

It is lacking respect,
and human rights defend only the marginal,
while the worker lives the terror of a flat salary,
crowded transportation and the failure of public safety,
which leaves us in darkness at the mercy of satan.
boys with pocketknives rely on impunity,
because he is not old enough to pick up jail,
meet in gang's on the beach sand making fun of the law
doing trawling.
And showing the world the shame of our nation.
Impunity, I said. Impunity.

Inserida por Aquino2014