Poesias sobre Velhice
Aos 40 anos você já deve ter passado por uma fase rebelde, uma ou várias tribos musicais, uma fase meio hippie, já tentou ser vegetariano, mais espiritualizado, fez corrida, quis ser fit, já quis ter tudo e ter nada, ser igual, imitar, ser diferente, defendeu o que hoje abomina e vice-versa. Tudo isso pra descobrir que você não é nada disso. Que você é quem é, e pra ser feliz isto basta.
As marcas na minha pele mostra que eu adquirir sabedoria, jovens respeite os mais velhos pois com muita sorte um dia você chegara lá
Envelhecer não é um problema, muito pelo contrário, é um privilégio. O grande problema é envelhecer antes de ficar sábio.
O homem que queira alcançar a sabedoria verdadeira tem que ser humilde de coração e abandonar toda preguiça, além de dominar a si próprio, que é muito difícil... Por isso os homens inteligentes que querem alcançar sabedoria...o esperam na velhice tal façanha...pois é nela que as paixões interiores estão mais domadas.
Chega uma certa idade, que as coisas que mais ambicionamos, são as que não podemos mais conquistar.
Tudo que passa parece que foi muito bom, mas às vezes era só ilusão. Ou talvez a vida tenha ficado pior e a gente se baseia no passado para pensar que um dia fomos felizes; isso nos compensa e nos dá força para continuar.
Temos que ser mais espontâneos na vida; não há nada de errado em simplesmente viver, sem julgar tudo e todos a cada momento, a cada contato, em cada relacionamento. Todos somos certos e ao mesmo tempo errados, porque somos humanos.
Ser o dono da situação é algo cativante para a vaidade humana e extremamente afável para o ego, fomentando o orgulho e alicerçando o egoísmo.
A reencarnação é o espelho da Justiça Divina, visto que não há uma só vida material para o encarnado, mas várias delas; em cada uma, experimenta-se uma diversidade de obstáculos, tudo para o aprimoramento espiritual. Nada acontece por acaso.
Sabemos, como espíritas, que o reino dos céus equivale ao mundo dos Espíritos perfeitos, muito distante de onde estamos hoje. Há muito a percorrer e essa trilha passa por várias reencarnações, muitas das quais se realizará neste mundo onde estamos agora, em situações diversas. O que temos certeza é de que nada acontece por acaso: nem o sofrimento, nem a alegria. Tudo tem uma razão de ser e, tendo fé em Deus, sabemos que há plena justiça.
Meu irmão, tudo é, de fato, uma questão de fé em Deus. Torna-se inviável discutir com um ateu a lógica da reencarnação ou qualquer outro raciocínio de justiça divina se faltar o principal, que é a crença firme em Deus. Nada disso poderá fazer sentido em um Espírito fechado em si mesmo, sem abertura para compreender a sua pequenez diante do Universo.
Todos temos a liberdade de decidir em favor ou contra isto ou aquilo. Seguir um rumo ou outro é livre-arbítrio, nada tendo a ver com o padre ou com quem quer que seja. Exerça a sua liberdade!
Compro um bilhete de loteria toda semana há 30 anos. Acredite se quiser, mas nunca ganhei nada. Eu não sabia que Deus havia reservado um prêmio para a minha velhice.
A alegria de viver torna a alma leve, diminui o peso insuportável que os anos colocam sobre as costas do idoso.
"Estar velho não é e jamais será a mesma coisa que ser velho, pois existem inúmeros exemplos de anciãos em plena atividade, vivendo com alegria, disposição, energia, e sabedoria, enquanto muitos jovens vivem em crise existencial consigo mesmos, tristes, deprimidos, drogados e desesperançosos, como se não houvesse o amanhã, pois perderam sua própria essência, perderam o encantamento pela vida."
Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. A previsão é legal, mas deveria ser direito natural.
É duro um homem desistir de todos os seus prazeres, mesmo quando eles não lhe dão mais nenhum prazer.
"Nos belos momentos de nossa juventude, temos a insana vontade de envelhecer. Nós raros belos momentos de nossa velhice, só desejamos a juventude de volta."
Em um instante da vida passamos realmente a sentir a dor do outro, esse instante é o momento que a ocasião aconteceu conosco, até então éramos apenas ouvinte.