Poesias sobre Velhice
Temos que ser mais espontâneos na vida; não há nada de errado em simplesmente viver, sem julgar tudo e todos a cada momento, a cada contato, em cada relacionamento. Todos somos certos e ao mesmo tempo errados, porque somos humanos.
Ser o dono da situação é algo cativante para a vaidade humana e extremamente afável para o ego, fomentando o orgulho e alicerçando o egoísmo.
A reencarnação é o espelho da Justiça Divina, visto que não há uma só vida material para o encarnado, mas várias delas; em cada uma, experimenta-se uma diversidade de obstáculos, tudo para o aprimoramento espiritual. Nada acontece por acaso.
Sabemos, como espíritas, que o reino dos céus equivale ao mundo dos Espíritos perfeitos, muito distante de onde estamos hoje. Há muito a percorrer e essa trilha passa por várias reencarnações, muitas das quais se realizará neste mundo onde estamos agora, em situações diversas. O que temos certeza é de que nada acontece por acaso: nem o sofrimento, nem a alegria. Tudo tem uma razão de ser e, tendo fé em Deus, sabemos que há plena justiça.
Meu irmão, tudo é, de fato, uma questão de fé em Deus. Torna-se inviável discutir com um ateu a lógica da reencarnação ou qualquer outro raciocínio de justiça divina se faltar o principal, que é a crença firme em Deus. Nada disso poderá fazer sentido em um Espírito fechado em si mesmo, sem abertura para compreender a sua pequenez diante do Universo.
Todos temos a liberdade de decidir em favor ou contra isto ou aquilo. Seguir um rumo ou outro é livre-arbítrio, nada tendo a ver com o padre ou com quem quer que seja. Exerça a sua liberdade!
Quem é velho de corpo é rico de memórias e dono de experiências que somente a vida lhe proporciona.
Se eu tiver a graça de viver enquanto envelhecer, oro para que seja com alguém que me ame, mas me ame de perto.
A carne suja e amassada é a resposta do tempo, que desejamos deixar para trás e visualizar o nada que grita ao fundo da porta à esquerda do coração.
Aos 40 anos você já deve ter passado por uma fase rebelde, uma ou várias tribos musicais, uma fase meio hippie, já tentou ser vegetariano, mais espiritualizado, fez corrida, quis ser fit, já quis ter tudo e ter nada, ser igual, imitar, ser diferente, defendeu o que hoje abomina e vice-versa. Tudo isso pra descobrir que você não é nada disso. Que você é quem é, e pra ser feliz isto basta.
As marcas na minha pele mostra que eu adquirir sabedoria, jovens respeite os mais velhos pois com muita sorte um dia você chegara lá
Verás que com o passar do tempo, usará menos força para fazer tudo, pois conforme se envelhece terás que usar mais a inteligência na escassez de energia.
Um poema é como nós; pode ter um corpo bem formado, rígido, mas se não tiver alma, não tiver essência, algo que ultrapasse esse corpo, que capture a beleza passageira num lapso de eternidade efêmera, o tempo, implacável, se encarrega de envelhecê-lo de dentro para fora, matando a alma e deixando as marcas no corpo. Porém, tanto a pessoa quanto o poema que preservam sua essência, envelhecem do lado de fora, mas por dentro continuam plácidos e radiantes como no dia em que vieram ao mundo.
Hoje, quase no final da minha jornada, descobri que Experiência de vida não se consegue passar a ninguém, só vivendo é que podemos adquirir, nem aos filhos conseguimos passar, infelizmente!!!!
Você pode chegar a idade que for, mas a vida sempre vai te encarar como como uma criança tentando se equilibrar em seus primeiros passos.
O ditado popular "não seja 8 ou 80" nos lembra dos extremos opostos da vida. No entanto, o que realmente importa é o momento presente. Uma pessoa de 8 anos não tem mais tempo do que alguém de 80 anos; ambos têm apenas o dia de hoje. Acredito que essa mensagem seja uma orientação de vida para que as pessoas abandonem crenças relacionadas à idade ou à velhice. Em vez disso, é um convite para que deixemos de ser tão rigorosos conosco mesmos e, que abracemos a perspectiva de viver intensamente o presente, independentemente da idade, valorizando cada dia como uma oportunidade única.
O homem que queira alcançar a sabedoria verdadeira tem que ser humilde de coração e abandonar toda preguiça, além de dominar a si próprio, que é muito difícil... Por isso os homens inteligentes que querem alcançar sabedoria...o esperam na velhice tal façanha...pois é nela que as paixões interiores estão mais domadas.
Deve ser muito triste ter a pele lisinha e o coração enrugado, ser incapaz de se emocionar ou demonstrar um gesto de ternura. Que minha pele envelheça, isso é inevitável, mas que eu jamais perca a capacidade de me emocionar perante as delicadezas da vida.
É o peso dos anos que ensina a nos curvar unicamente à verdade; a ser fiel somente ao amor e, seguidor só do que encanta.
Você deve viver lúcido e produtivo até o último dia de sua vida, e queimar assim como lâmpadas quando estão muito gastas.