Poesias sobre Velhice
A entropia naturalmente nos conduz da infância à velhice. Todavia, a maturidade só é alcançada perante a ascensão da serenidade.
*"A maior tristeza é se arrepender na velhice de não ter realizado o que só poderia ser realizado na juventude"*
"A velhice não precisa ser apenas o resultado da perda do fator físico. Pode ser o resultado de ganho de sabedoria."
Não menospreze os idosos só porque são idosos. Chegar à velhice é uma dádiva que, por motivos que escapam à nossa compreensão, não é dada a todos. Um dia, com sorte, você será um idoso também, mas nada garante.
Uma velhice não digna não é aquela marcada pela decadência do corpo, mas a marcada pela decadência da alma.
Conheçam os filhos na velhice dos pais; conheçam os irmãos no processo de herança; conheçam os cônjuges na separação litigiosa; conheçam os amigos quando o seu cargo público não mais existir; conheçam os amigos fiéis nas suas dificuldades.
Observe e aprenda com as crianças. Maturidade não é sobre idade, velhice ou cabelos brancos; é sobre a habilidade de transformar novos desafios em fontes de sabedoria e crescimento interior.
✍️Ninguém deveria passar privação ou abusos na infância nem na velhice para suprir a inércia de gente sem noção.
✍️Felizes os pais e mães que na velhice tenham filhos que lhes dêem segurança e Paz, estando eles independentes, seguros, pacientes e pacificadores.🙏🌹❤️
✍️Quando romantizam a velhice esquecem que para muitos essa fase é apenas um CASULO ÚMIDO E DESACONCHEGANTE.
Acham que cuido da saúde física querendo imensamente fugir da velhice, quando na verdade fujo das consequências ruins de uma velhice causadas por más escolhas e decisões.
Quantas pessoas, no alto da velhice, corroídas pelas consequências das próprias opções e escolhas erradas, olham para o céu e praguejam, se vitimizam?
A velhice haverá de ser algo mais leve se, quando ela chegar, eu já tiver adquirido as qualidades das pessoas que admirei ao longo da vida.
Cuidar de um pai ou de uma mãe na velhice (na VelhIcE) é uma questão de cidadania, é obrigação, não uma opção.
A velhice não é uma coisa só para os feios, os belos também se envelhecem, com uma diferença, os feios nunca sentirão a dor nem a delícia, de nascer belo.
Que na velhice essa utilidade tão presente e assim trabalhada durante toda uma vida, não seja motivo de uma tristeza qualquer.
Os três maiores medos das pessoas são: falar em público, medo de morte e de entrar na velhice sem conforto.
Para quê tanta vaidade diante do espelho se não é capaz de frear a velhice, o corpo não tem regras nem limites até o orgulho envelheceu.