Poesias sobre Velhice

Cerca de 869 poesias sobre Velhice

Se livra da solidão enquanto à tempo,porque na doença, e na velhice todos precisam de alguém para cuidar de si

Idade não é velhice,cabelo branco não é significado de experiência.Velhice é quando você deixa de se atualizar e pensar como jovem.Experiência é quando você coloca em prática o que aprendeu no decorrer da vida...

⁠As noites da velhice são sempre insones, como se, quanto mais tempo ligado à vida, mais longe o homem está de algo que pareça a morte.

Herman Melville
Moby Dick (1851).

Eu descobri que esta pode ser uma das diferenças entre a juventude e a velhice: quando somos jovens, inventamos diferentes futuros para nós mesmos; quando somos velhos, inventamos diferentes passados para os outros.

Ao chegarmos à velhice, é comum uma criança aparecer e perguntar alguma coisa que ainda não aprendemos.

É na velhice que vamos nos arrepender de coisas que hoje podemos Fazer! Mas eis aquele que disse: Sempre é tempo de Recomeçar.

Vai gastando a vida em tudo que não tem proveito... e quando já não houver mais nada que a velhice lhe permita fazer, será exemplo do qual dirão, "não siga!"...

Transforme-se em artista para os teus filhos, pois, a velhice chega amanhã e os melhores observadores e críticos do que criamos durante a vida, são os nossos filhos.

⁠Vivo entre a juventude e a velhice. Cabeça que pensa como homem velho e coração que palpita como o de um garoto sonhador.

⁠"A desgraça que se perpetua produz na alma o efeito da velhice no corpo: deixamos de nos poder mexer; deitamo-nos"

⁠Já notou que existe quem nunca fica velho apesar da idade avançada? É que a velhice diz respeito ao momento em que perdemos a capacidade de fazermos as coisas por conta própria, passando ao estágio de dependência, coisa que nunca acontece com muita gente que permanece protagonista plena de sua vida até seus últimos dias, mesmo em idade avançada. Como chamar de velho quem é tão ou mais ativo que muitos jovens?

A pior decepção da velhice é constatar que os filhos não nos honraram. Não nos deixemos abater, contudo: pode ser apenas um aprendizado para que na próxima vida, nós mesmos escolhamos as delícias de honrar nossos próprios pais.

Apenas de que o auge da capacidade intelectual se dá por volta dos 35 anos, a velhice tem suas compensações. É apenas nesse momento que a experiência e a erudição se tornam de fato ricas: teve-se tempo e oportunidade para considerar e refletir as coisas sob todos os aspectos, comparando-as entre si e descobrindo os seus ponto de contato e membros conectivos; por conseguinte, apenas nesse momento as compreendemos bem em toda a sua concatenação. Tudo foi esclarecido; por isso, conhece-se mais profundamente até mesmo aquilo que já sabíamos na juventude, visto que há muito mais provas para cada conceito. Aquilo que nos anos de juventude só acreditávamos saber, sabe-se de fato na velhice, e muito mais, porque possuímos conhecimentos meditados em todas as direções e, portanto, inteiramente coerentes, enquanto na juventude nosso conhecimento é sempre lacunar e fragmentário. Apenas quem envelhece adquirir uma ideia completa e pertinente da vida, pois tem uma visão geral do seu conjunto e do seu curso natural, e sem especial, porque não a ve como os outros, ou seja, apenas a partir do ponto de entrada, mas tamb[em a partir do ponto de saída, reconhecendo, assim, toda a sua nulidade, enquanto os outros sempre se encontram na ilusão de que o que é realmente bom ainda ocorrerá.

⁠Velhice e idade são coisas diferentes. A idade é o tempo de vida do corpo, enquanto que, a velhice está relacionada a uma postura mental, portanto, velho é todo aquele que gasta mais tempo usando a mente para lembrar do passado do que para projetar o futuro.

Velhice é quando um dia as moças começam a nos tratar com respeito e os rapazes sem respeito nenhum.

Mario Quintana
A vaca e o hipogrifo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

⁠Vamos ser sinceros. É impossível estar de bem com a velhice sem que se tenha pacificado intimamente a ideia da morte, para além de qualquer argumento que não seja apenas um subterfúgio.

⁠A velhice é a época em que nos libertamos da tirania da beleza, da escravidão do tempo, do ardor arrebatador das paixões e livres das amarras desses vilões experimentamos a ousadia de ser quem, de fato, somos.

⁠Nós não podemos impedir que a velhice chegue e apague a luz da juventude do nosso lado de fora, mas a do lado de dentro só é possível apagar com a nossa permissão.

⁠As vezes a velhice é um misto de Amor e raiva por abusos de gente que só vai conhecer a velhice quando chegar lá, se chegar.

“Toda a alegria e a ilusão pungente da juventude tornam-se durante a velhice, um belo livro de memórias”

Inserida por JOAOPAULOBRASILEIRO