Poesias sobre Preconceito Racial
Bom dia!
"O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se; basta a simples reflexão."
Que, neste dia, possamos refletir sobre o que nos impede de seguir adiante.
Quando deixamos o medo para trás, abrimos espaço para a presença de Deus em nossa vida, nos guiando com amor e sabedoria.
A verdadeira amizade e o respeito por quem nos rodeia se fortalecem quando confiamos na força divina e no caminho que Ele tem para nós.
Que Deus abençoe seu dia, preenchendo-o com coragem, amizade sincera e respeito mútuo.
Vamos juntos trilhar o caminho da superação e da fé!
Abraço e um dia iluminado!
Bruxas
Na verdade as bruxas nunca existiram. O que existiu foi preconceito, intolerância e muita ignorância.
Muitas mulheres foram perseguidas, torturadas e condenadas por bruxaria apenas por intrigas, inveja ou desavença.
Mesmo sem nenhuma evidência concreta eram acusadas e os julgamentos baseados em qualquer relato incoerente de um vizinho maldoso, um familiar ou qualquer outra pessoa influente na sociedade eram suficientes para que mulheres fossem jogadas na fogueira e queimadas vivas.
Acreditava-se que bruxas tinham marcas de nascença e um corpo bonito com sardas era suficiente para que um invejoso fizesse a acusação e levasse a mulher a julgamento e à morte. As atrocidades cometidas contra as mulheres acusadas de bruxa foram muitas e os motivos hoje são considerados absurdamente inimagináveis.
SOMOS HUMANAMENTE IGUAIS.
O que causa a divisão, o preconceito e o ódio são as ideologias.
O Universo é multicolorido, mas Deus e a alma humana são incolores.
O preconceito é irmão gêmeo da ignorância .
Ele desconstrói, corrói , simplifica e limita a capacidade de sermos do jeito e da forma que quisermos.
As diversidades são ensaios que as almas fazem para acharem sentido em suas mais diferentes formas de amar.
O preconceito é um anestésico capaz de impedir que a alma se expresse de forma livre limitando a capacidade de existir.
Preconceito
O que é isso?
É ignorância
É estupidez
É imaturo
Quem é alvo de preconceito?
Não importa o que ou como esta pessoa é, merece respeito
A vida não é fácil pra ninguém
Existem pessoas boas, dignas e honestas de toda raça, sexo, cor, origem, tamanho ou condição social, sim existe; não generalize, não alimente conceitos pré definidos irracionalmente, muito menos promova rótulos ridículos sem evidências e fundamento, pois cada pessoa é ímpar!
- Bela autenticidade
Não há preconceito quando atribuímos a devida singularidade ao outro; Fulano, Ciclano e Beltrano deixam de ser rótulos formulados pela sociedades; o Fulano é o Fulano; o Ciclano é o Ciclano; o Beltrano é o Beltrano, e não teria sentido se não fosse.
PRECONCEITO BIPOLAR
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Essa gente longínqua, separatista e afetada que me olha por cima como quem investiga sutilmente a origem de um flato, não é pior do que eu. Não, não é, pois também sou distante, separatista e afetado em relação a ela. Também olho por cima, suponho seus flatos e tenho nojo do que essa gente representa ou não, neste mundo que estende o mesmo céu sob a cabeça de todos os mortais... inclusive dos que se comportam como imortais ou até ostentam diplomas e fardões que os classificam assim.
Somos iguais nas diferenças e na questão que fazemos de não ser iguais; o que nos iguala de alguma forma incômoda; inesperada. Seja como for, de uma coisa estou certo: eu e tal gente merecemos cadeia por preconceito social, e se formos presos, pode ser que ocupemos a mesma cela... tanto quanto havemos de ser comidos pelos vermes da mesma terra que um dia nos servirá de mortalha, não importa onde, com que aparato, nem em que tipo de caixa mortuária.
PRECONCEITO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
O principal argumento do preconceito gira em torno de: olhe, não é preconceito; é que...
MEU PRECONCEITO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Não tenho medo e confesso,
sem artifício e pudor,
meu preconceito de cor...
E quem já quer me julgar,
condene, ofenda, constranja,
me surre até deixar coxo...
Mas ninguém vai me obrigar
a vestir cinza, laranja,
salmão, dourado nem roxo...
PRECONCEITO SUSTENTÁVEL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Fosse um desses aristocratas equivocados e aquém do tempo, que ostentam preconceito social contra o meu amigo Bastião, eu não ficaria nada orgulhoso com o seu silêncio absoluto. Digo isto, porque lido diariamente com Bastião e conheço a sua dignidade; seu brio; sua profunda segurança de quem é. Ele não se cala por subserviência, medo nem acomodação hierárquica.
O próprio Bastião já me confidenciou que, se um dia viesse a protestar contra esse tipo de comportamento, que decididamente não o afeta, cometeria um ato hipócrita. Mais ainda, se ele considerasse a hipótese de acionar judicialmente um desses pobres coitados, como sempre classifica, por alguma demonstração velada e que não lhe causasse o menor dano.
Seguramente, qualquer um desses portadores de preconceitos vencidos teria bem mais motivos para levar o Bastião aos tribunais, do que o próprio Bastião teria para levá-lo. O preconceito que o meu amigo tem - não pela condição social, mas pela pobreza de alma e caráter dessas pessoas - é muito mais profundo que o preconceito delas contra ele.
POBREZA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tenho preconceito de pobres. Acho que todos podem ser ricos. Até mesmo os ricos. Pobreza de espírito é para pessoas intimamente acomodadas.
AS DEZ MAIS DO PRECONCEITO VELADO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
... Não tenho preconceito, desde que, eles lá, eu cá... vai que alguém ache que também sou.
... De minha parte, nenhum preconceito contra negros; no entanto, não quero ter filhos que mais tarde serão vítimas de preconceito.
... O problema com sua religião não sou eu; são a minha família e meus irmãos de fé.
... Gosto dela e não vejo nenhum problema em sua deficiência física; o problema, mesmo, é o que podem pensar de mim.
... Olhe, querida; eu a conheço e sei do seu caráter, mas nenhum rapaz direito vai levá-la a sério com esses cabelos vermelhos.
... Veja bem; não tenho nada contra piercings e tatuagens; mas você acha que alguma empresa vai querer contratá-lo assim?
... Nunca tive nenhum problema em conviver com pessoas dessa classe, porém você sabe; os outros falam.
... Desculpe, amiga; se você sair por aí com essa roupa, a galera vai rir geral.
... Sei que abraço não transmite aids, mas quem me vir assim tão íntimo poderá pensar que também tenho.
... Se eu ficar de amizade com gente do mundo, vai pegar mal pra mim diante da igreja.
... ...
Os outros... os outros. Terceirizar seus preconceitos é o golpe mais baixo dos preconceituosos.
NINGUÉM PRESTA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Míriam sofre preconceito
por ser "feia".
Joice, por ser "bonita".
O carlos é irritante
porque nem fala.
O Jorge, porque irrita.
PRECONCEITOS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
O pior tipo de preconceito é aquele que se vale dos tons amenos, conciliadores e até simpáticos, bem humorados, para não parecer preconceito.
PRECONCEITOS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
O pior tipo de preconceito é aquele que se vale dos tons amenos, conciliadores e até simpáticos, bem humorados, para não parecer preconceito.
HORA AGÁ
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Ela me aceitava surpreendentemente, sem nenhum preconceito nem reserva, como eu sempre lhe dizia que sou. Só não estava preparada para constatar que realmente sou como dizia.
A EXTENSÃO DO PRECONCEITO
Demétrio Sena - Magé
Quem passa por situações de preconceito e acha que já passou por todas, pode já ter passado por todas as situações previsíveis... depois vem o tempo das imprevisíveis... quando as falas, os olhares, as atitudes, não atitudes e até silêncios preconceituosos brotam nos meios mais estreitos de convivência.
... ...
#respeiteautorias É lei
Pandemia da (covid 19)
O maior desafio além da doença, é encarar o preconceito. Por mais que sejamos assintomáticos ainda ficamos sensíveis pelo medo que nos assusta, e dificilmente encontramos quem nos dêem palavras de ânimo, o que mais ouvimos e vemos são o desprezo das pessoas.Salvo estão os que não precisam se isolar porque sei que não é nada fácil.
AME MAIS, MAGOE MENOS!