Poesias sobre palavras

Cerca de 21371 poesias palavras Poesias sobre

Não tens cheiro, nem nome
nem me dás sossego
na noite imensa de olhos abertos
suspiro sobre teu corpo de estrela...
e me pergunto existes?

Nuance.

Touché. Naquele ínterim ela concluiu que aqueles cachos negros caídos sobre a testa dele já não a cegavam mais, era tudo tão burguês, trivial e tornou-se transitório de extrema repugnância. Coxeou, e entre calúnias e mentiras, numa única objeção desvendou tamanha rispidez que ele carregava sobre as costas. Colapso. Sempre tão soberbo, presunçoso e ostensivo, após ser desmascarado, encontrava-se iminente, exposto, fraco, literalmente vulnerável. Aquele sentimentalismo rasgado existente entre um casal... Ahn, desgaste. Físico e moral. Aquelas calcinhas e sutiãs perderam a elasticidade e as cores ofuscantes. O relacionamento tornou-se bege. Au revoir!

A FELICIDADE

A FELICIDADE É CONTAGIANTE e tem um efeito poderoso sobre as pessoas.

Entrar em contato com pessoas felizes traz um impacto positivo na sua vida, pois a felicidade se espalha como uma reação em cadeia nas redes sociais.

As emoções são um fenômeno coletivo e não apenas um fenômeno individual.

Ter um amigo feliz é aprender algo diferente. É entrar em sintonia com os aspectos positivos existentes em “todas” as situações.

É descomplicar a vida aprendendo uma forma diferente de ver, estar e sentir a vida, isto é, ser mais otimista quanto ao futuro, arriscar mais em busca do prazer, estar satisfeito com que se é, alinhando os pensamentos, sentimentos e ações.

As emoções tem um aspecto psicobiológico e psicossomático, assim pode liberar endorfinas e curar doenças.

Assumir a responsabilidade sobre a própria felicidade é influenciar positivamente o seu meio ambiente, as pessoas ao seu redor e colaborar para um mundo melhor!

e mail: dra.marcia@soutolins.com.br
Skype: psicologanaweb

a palavra enquanto sangra vive
eterna a vida sobre si
a materialidade da palavra se evidencia
as respirações inadequadas nuanciam
elas respondem enfaticamente
em combinações solenes
entre o antes e o início

"A única verdade sobre tudo nunca é dita. Aos outros de nada importa o motivo ou a causa, mas sim o desfecho. Esse será contado e interpretado de mil maneiras, por duas mil pessoas em apenas um ano.
Rapidamente a notícia fará parte do jantar alheio e logo será difundida entre os integrantes da mesa. A partir daí, a velocidade aumenta!
Erroneamente alguns dirão: Vai ver que... Eu sabia que... Eu disse que... Se fosse eu... Essa é a vida, e esse é o grande cenário onde são realizadas as maiores peças, dos mais variados gêneros, atores e atrizes!
Cabe aos responsáveis manterem a ética e o respeito, para que a platéia não se volte contra eles, denegrindo a imagem de ambos. Mas para que isso não ocorra é preciso a cooperação dos mesmos, onde se comprometam a manter o cordial diálogo, o companheirismo, a lúcida intenção das palavras, a serena relação dentro e fora do grande teatro, para que não se corrompam e se entreguem ao caos.
Enfim, um ator que não comete estardalhaço vale mais!"

Aqui vou eu novamente
Falando sobre chuva
E remoendo sobre coisas que não existirão além do hoje
(...)
Esta pode ser minha última chance de dizer a ele o quando Tu o amas

Os Teus Olhos

Os teus olhos são a esfinge de um amor puro.
Brilham sobre os meus olhos...fogem...procuram...
Procuram algo que não queres.
Extasiam diante de tão extraordinária natureza.
Simulam não querer o que eu quero...
Volvem a olhar-ma...novamente fogem...

Que a magia prevaleça e nos meneie à leveza do flutuar sobre a vida, sem nada preocupar, nada afligir, para além do material e à alegria sublime da transcendência indizível e restauradora.

Que o melhor do humano nos carregue no colo pelas estrelas brilhantes do céu, observando o majestoso mistério da galáxia, a lua e toda sua beleza espetacular.

SOBRE A MÚSICA

No principio era a música, a música estava com a vida e a música era a vida.
Ela estava no princípio no assobio dos ventos, na dança das árvores e no sussurro dos riachos.
E a música se fez canto e habitou entre nós, cheio de encanto e de paixão.
É por isso que vivemos mergulhados em mares músicais. Em todo lugar e a qualquer hora.
Seja como canção, como videoclipe, como erudita, como popular, atonal ou eletrônica.
“Na rua, na chuva , na fazenda, ou numa casinha de sapé”.
Conforme profetizou Fernando Pessoa

Qualquer música, ah, qualquer,
logo que me tire da alma
Esta incerteza que quer
Qualquer música calma!

Qualquer música - guitarra,
Viola, harmônio, realejo...
Um canto que se desgarra...
Um sonho em que nada vejo...

Qualquer coisa que não vida!
Jota, fado, a confusão
Da última dança vivida...
Que eu não sinta o coração!


Nós somos o que cantamos.
Em escalas de tons maiores ou menores, transcritas em pautas existenciais, harpejamos acordes nos quais ressoam nossos sonhos, nossas decepções, nossas saudades e nossas alegrias.
Ainda que não saibamos distinguir um bemol de um sustenido , em cantos, em ritmos-e-harmonias-por-nós executados-ou-ouvidos, traçamos nossa vida.
Afinada ou desafinadamente!

(Carlos Alberto Rodrigues Alves, amigo e pai do Kauan, menino bom, que ouve todas as noites minhas cantigas de ninar)

Sobre as Sombras

Não tenho como fugir! Por onde eu ando, ela está presente. Por onde você anda, sua sombra está presente.

Muitas vezes a minha sombra me agrada, pois vejo o desenho de uma companheira, amiga e, se eu não fico esperta, ela anda na minha frente, de tanto que ela deseja ir adiante, rumo ao infinito! Com sol ou com chuva, de dia ou de noite, ela está lá me convidando para seguir viagem. Uma viagem que não tem tempo de duração definido, não tem destino certo, não se sabe quem continuará a viagem ou se alguém mais vai se aproximar. A única coisa que se tem – mas é preciso atenção, são sinais de para onde seguir.

Outras vezes a sombra me irrita, não quero que ela me acompanhe, pois me atrapalha, me impede, me limita! Aí eu penso: esta não é a minha sombra!
Neste caso, os papéis se invertem. Eu estou o desenho, eu sou a sombra de uma as-sombra-ção. E eu fico uma sombra pequenininha...
Só que eu descobri que esta as-sombra-ção é mais medrosa do que o medo que transmite. Aí, eu grito e ela corre! Mas a as-sombra-ção é tinhosa. Teima em voltar.
Aí eu já não grito mais... Eu é que corro, porque não quero estar e nem ser sombra. E ela não me pega mais, porque aprendi a ser mais rápida que ela.

Agora, depois de aprender a lidar com a as-sombra-ção, fico muito feliz em ver minha legítima sombra.

" Não peça intendimento sobre o que digo,
Ou eu digo, ou repito!
Se fosse para ter sentido, tudo o que digo
Não diria, apenas guardava para mim,
Ainda estou descobrindo o poder das palavras
Sou apenas o intervalo entre o sentimento e a palavra.

Um dia fomos capazes de sonhar
um dia fomos capazes de sonhar
um dia flutuamos sobre o mar
o ceu era o limite
os pensamentos se desabroxaram como flores de primavera
um dia fizemos planos sem limites
um dia o meu era o seu
o amor nao tinha nome era apenas sentido
um dia vivi como um principe ao lado de sua princesa
um dia fui capaz de conhecer em uma mulher
o que seria a pura beleza
um dia pude planejar um dia fui capaz de amar
um dia muitas coisas aprendi um dia privado de muitas coisas eu vivi
agora me pego vuando só em um ceu que tinha construido com um alguem
agora minhas asas foram tiradas de min
e porem, nao pude mais vuar
meus sonhos foram perdidos meu planos de min foram tirados
agora me pego na realidade onde tudo nao passa de uma ilusão
ou apenas passados e sonhos. amei , amo , e sempre vou amar
para sempre na minha memoria para sempre na minha vida
vc concerteza vai ficar tudo de bom, e com o coração apertado
sinto que agora ta acabando =(
bju te amo

Eu respiro a dor de não o possuir mais
Me afogo em lágrimas de sangue que caem sobre minha face
Suspiro a saudade que varrem as lembranças de um dia perfeito..
Tudo era perfeito:
o sol era perfeito
a noite era perfeita
a chuva era perfeita
até a tristeza ao teu lado era perfeita
até pensar em minha morte era perfeito
agora pensar em viver sem você é o imperfeito em minha vida, vejo tudo imperfeito em minha volta...
Por mais que eu tenha certeza...
De que nunca mais terei ao meu lado sua beleza
Ainda teimo em continuar nessa eterna tristeza

Talvez sobre o que me tornei...
Talvez sobre o que me deixei virar...
Um olho que não chora, uma boca que não explica, uma mão que não ampara...
Sobre as pessoas que não querem mais me escutar, porque já sangraram sobre as palavras que atirei...
Talvez os erros que não tenham concerto...
Talvez os quebrados que não colam mais...
Começar a ser o que você nunca foi, não te faz ter de volta o que você perdeu!!
Uma vida jogada fora; baseada em regimes que só existiram na sua cabeça, governada por 'General Nenhum'!
Talvez lembranças que brotam do nada, junto com um sorriso bobo!!
Talvez as músicas românticas que te fazem lembrar de alguém que você nunca amou...
E as coisas são cortadas e outras vão nascendo por cima.
Um erro pra justificar o outro!
Sou da geração do “Talvez”, sou da geração do “Você que sabe!”
Eu vou vivendo errado,e você me falando qual a sua versão certa, e um dia eu talvez, tenha vontade de anotar....

SOBRE A TURMA DE TEOLOGIA 1980

Existem coisas que são mais belas no mundo da saudade.
Tentar fazê-las voltar ao presente, muitas vezes , é um exercício fadado ao desencantamento.

Digo isso como prelúdio a uma informação. Minha turma de teologia completará em pouco tempo, 29 anos de formatura e os colegas mais nostálgicos trabalham, herculeamente, na promoção de um reencontro.

Ainda não estou convencido a ir. As razões são simples. Acho que tenho medo de me sentir tentado a comparar a música alegre que nos embalava naquele tempo, com a canção mais cadenciada que nos acalenta hoje em dia! Ah, sim! Preocupa-me também ser chamado de barrigudo! Por outro lado, acho que não me sentirei confortável se presenciar algum colega conformado em ser um sólido-habitante-do-presente-à-espera-da-aposentadoria.

Quero mesmo é guardar daquele tempo, as imagens de nossas bravatas estudantis, as armadilhas banhadas que fazíamos aos professores e as heresias escandalosas que impingíamos aos monges mais santarrões. Outras tantas lembranças que ainda me fazem sorrir, só sairão da caixa de Pandora no juízo final.

Aos meus amigos que lá irão deixo-lhes, saudosamente, uma frase musical que ilustra meu pensamento : A gente era feliz e sabia...

SOBRE ERIBERTO E SEU CÃOZINHO

Nesta semana santa, comovi-me diante de um catador de papel e morador de rua. Ele passa todos os dias em frente ao meu trabalho. Detalhe: sempre acompanhado de seu fiel e magérrimo cãozinho.

Eriberto, disse-me que não aceitou a oferta generosa de uma ONG que queria lhe dar um abrigo com dignidade. Razão de não ter aceito a generosidade: “ Eles me disseram que eu não poderia levar o Piloto para morar comigo”.

Vendo esta cumplicidade existencial entre o pequeno animal e seu dono entendi um pouco mais o poema do Drumond:
Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida
Mas a vida não se perdeu.
O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.
Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio, terra.
Mas ainda tens um cão...

Interpretei a cena que vi como sendo mais uma lição de que nosso olhar não deve focar as nossas vias-sacras e sim as ressurreições constantes que a vida nos oferece. Noites que se transformam em manhãs, invernos que se tornam primaveras, lagartas que se metamorfoseiam em borboletas...Ou um cãozinho, com seu olhar de amigo, que nos comprova o valor da lealdade".

(Dedicado a Rita que sabe cuidar bem do seu cãozinho)

FALANDO DE AMOR

Faço versos
Sobre o amor
Repito
Ínsito
E reflito
Refaço
Sem cansaço
A mesma frase
Numa única
Ânsia
Repetir com um milhão de versos
Que o amor não se cansa
Quanto mais se dar
Mais real será
E nunca acabara
Sempre se tem para dar

Tantas pessoas te julgam sem realmente te conhecer;
sempre querem te aconselhar sobre assuntos que desconhecem; tentam te fazer feliz sendo que nem elas estão sendo realmente feliz ao seu lado.
Pessoas que dizem eu te amo sem está sentindo esse sentimento tão puro bonito e verdadeiro.
Pra algumas pessoas é facil dizer eu te amo, pra outras se tornam quase impossivel.
Por que será que vivemos em um mundo tão ridiculo e hipocrita, que maioria das vezes as pessoas não tem sua propria opinião pessoas que fazem de suas resposta pra vida palavras qualquer que simplismente saem de suas bocas.
Respostas que deveriam sair de seus coraçoes com toda honestidade, dignidade e amor proprio que cada um carrega dentro de nos mesmo.
Não hoje não vivemos para nos fazer feliz e sim para fezer feliz quem esta ao nosso lado, mais se todos nos quisermos viver para nos fazer feliz o que seria de nosso irmão, por que hoje nossa unica certeza é que existe alguem no mundo que te faz feliz e que você tras a felicidade a ela também. Não se culpe por vs naõ se fazer feliz olhe pro lado e veja que há pessoas que fazem isso por você (:

No dia em que os céus escuros da morte baixar sobre meus olhos,
Será o dia em que eu não puder mais ver a luz que seu sorriso trazia ao meu coração,
Será um dia no qual não haverá mais um amanhecer,
Pois sem o brilho dos seus olhos, não há um amanhecer,
Será o dia em que o Sol se apagará para sempre, para não ver o fim.
Sem você em meu caminho, não há um caminho.
Sem seu sorriso, não há felicidade.
Sem você, logo não existirei.

Carta...

Venho hoje lhe escrever ,
p'ra falar sobre nós dois...
Não posso deixar p'ra depois
o que tenho a lhe dizer.

Amei-o muito... Você sabe.
Mas , na vida amor...Tudo passa !
"Não há bem que nunca acabe,
nem mal que sempre perdure..."

Nosso amor não foge a regra.
Foi bom enquanto durou...
Chegou ao fim... ACABOU !