Poesias sobre o Trânsito
Do que adianta ter um adesivo de Deus no carro, mas se comportar como um capeta e fazer do trânsito um inferno.
Para mim não existe nada mais cansativo do que dirigir no trânsito caótico e sempre congestionado, está tão intenso e tumultuado que eu indo trabalhar a pé levo menos tempo que indo trabalhar de carro. Azar o meu e decepção também minha por ter a pior calçada do país prejudicando a locomoção. Ainda por cima tem aquelas mesas e cadeira e camelôs nas calçadas, os pasteizinhos sortidos e oleosos, os acompanhados de gastrite e dor de estômago por ter sido frito em óleo tão velho. Eu sempre faço o que bem entendo e recebo as consequências desse desprendimento, inclusive com a falta de saúde por tamanhos abusos gastronômicos. Mais o assunto é importante e nada confidencial, são 3 mil novos carros por mês, 3 mil emplacamentos, o trânsito não suporta, as ruas não suportam, eu não suporto. Chega de tratar de amenidades, vamos tratar de assuntos sérios, urgentes, importantes, precisamos palpitar, pedir audiências públicas para resolver o problema. Como ação de descongestionamento incluíram-se placas de proibido parar e estacionar, no entanto a cidade inteira carece de estacionamento, se é proibido estacionar e não tem estacionamento próximo a indústria da multa e das sanções imperam e quem paga o pato é o contribuinte condutor, estamos muito bem arranjados. Por muito tempo estive sozinha com meus ideais e posso voltar a ficar assim, porque não suporto a ideia de pessoas ficarem tentando enfiar na minha cabeça que estou agindo errado em reclamar, exigir direitos. Tenho o direito de me sentir lesada e prejudicada.
Sabe quando você está de carro numa via de trânsito rápido, e tem aquele tanto de Outdoor? Então é assim que me sinto quando entro na maioria das páginas do facebook.
Enquanto muitos reclama do tránsito e outros da roupa grande do calçado apertado, tem pessoas que nem carro tem pra enfrentar um tránsito, nem oportunidade tem de ter uma roupa pra vestir nem um calçado pra calçar nem o jantar dos sonhos nem a comida desejada para saboriar, pare e pense, tu tem até pc em casa, enquanto isso tem pessoas que nem sabe mexer nisso, e ainda tu fica reclamando da vida. Eii!! pare e pense. Eu aprendi assim e assim estou aprendendo, problema seu se você não quer aprender...
Sou mais lembrado do que dor de dente, do que multa de trânsito, do que casamento desfeito. E tudo isso, modéstia às favas!
Entre ficar preso no trânsito das marginais e tomar um banho de mar antes do trabalho, o carioca prefere a segunda opção. E é isto que fundamentalmente o diferencia do paulista.
Visto a roupa de sempre. Não tenho problema de alguém ver meu figurino repetido pois transito como passageiro sem ticket de volta.
Você acordou, se aprontou e ao sair... trânsito parado. Todos correm, não andam, simplesmente Correm, buzinas e motoristas impacientes e pedestres desatentos, vice e versa. Essas cenas são típicas na nossa vida. Então é quando devemos nos dar um minuto ou pelo menos dois a essa rotina, e torná-la menos pesada. Vamos parar e focar no que traz satisfação. Algo como uma recompensa por um dia estafante ou até mesmo uma forma de buscar momentos especiais e tornar o dia mais LEVE, vamos adoçar nosso dia! Reunir e buscar o nosso melhor, gentileza, amizade, papo conexo e generosidade num encontro com amigos em uma cafeteria no final de tarde. Estou aqui, pensando como é bom estar pessoas que nos emite boas energias, isso sempre traz benefícios emocionais e fortalece nossos relacionamentos. Trato esses gestos de carinho, atenção e interesse na vida do próximo como a prática da CARIDADE POR AÇÃO. A recompensa com pequenos gestos de carinho com você e com os que nos cercam. Estou aqui lançando uma campanha em prol de nossa reforma intima e paz nas relações, Adoce a si mesmo e assim “adocica” a vida do próximo! Isso me fez lembrar uma música, ah... qual é mesmo? “(...) Adocica, meu amor, adocica, Adocica, meu amor, a minha vida, oi... (...)” Sei que é brega, mas quando alguém tentar amagar seu dia e colocar um pitada de sal, você para e canta mentalmente... “Adocica, Adocica..” ou até mesmo cante alto e em bom som... não há nada mais energizante do que a música, desarma qualquer um e a pessoa vai ficar com a musiquinha na cabeça o dia inteiro, isso é que eu chamo de colocar doce na vida alheia... Experimente!!!
Parei no transito e reparei nas pessoas rostos amargurados, marcados como uma estrada sem destino, um sofrimento, um tédio... Qual seria o seguimento: a estrada de cicatrizes em seus rostos, ou uma estrada infinita de gestos inadequados de desilusões? Ah, não terei resposta, pois ainda não cheguei à estrada, só sei que vou segui-la sem destinos.
Trânsito sensacional. Placas, faixas e sinaleiros são meramente decorativos. Seta é acessório opcional - na hora de comprar o carro você opta “sem seta” e ganha um desconto básico. Motoqueiros se multiplicam como gremlins. Atirar lixo pela janela, para muitos, é atitude escusável. A cada parada, você acumula um panfleto, assiste de camarote a um show de malabarismo e é quase coagido a compartilhar sua renda com pedintes e flanelinhas. E ainda há aqueles que pensam garantir sua vaguinha no céu estimulando a miséria e a mendicância.
Não faço mais planos,apenas transito entre os extremos do sonho e da realidade. E luto todos os dias para fazer com que ambos se tornem o mais próximo possível.
Uma mera discussão no trânsito, quando não importa quem estava errado, ocasiona uma série de atos concatenados que levam a uma tragédia.
Se um dia me perguntarem o que eu penso das placas de aviso de fiscalização eletrônica no trânsito, responderei que a ideia delas são a mesma de colocarmos placas de aviso para delinquentes pararem de cometer atos ilícitos, pois a polícia está logo à frente.
O transito da cidade congestionada, é como o sangue que corre em minhas veias, sou urbano. O sol sob o pixe mal posto e esburaco pela chuva de um clima tropical com cheiro ruim, é minha pele. Sou o supra sumo do consumo, do gasto desenfreado pelo desnecessário. O cheiro de notas novas que saem junto ao barulho metálico dos caixas eletrônicos por toda parte. Sou as seis da tarde acompanhada do cheiro de combustível, inflamando seus pulmões, sou urbano, e gosto disso, não nego.
Respeite as normas de trânsito de sua vida e saiba identificar quando estiver em atenção, precisar parar ou seguir, porque a multa por não seguir essas regras serão sentidas na própria carne
Gosto de olhar pra pessoas desconhecidas na rua — quando o transito para, quando ando pela cidade ou quando vou a um bar. Gosto de imaginar qual é o problema que as mantém acordadas a noite, o quê as motiva pra levantar da cama e enfrentar mais ou dia ou se elas acordam com sede durante a noite. Gosto de analisar seus rostos, porém tentar olhar através disso. Porque é engraçado como as pessoas passam por você na rua, te olham no sinal e te cumprimentam nos bares, mas não tem noção do que você carrega por baixo. E é engraçado como você dá o seu melhor sorriso e todos os seus medos, esperanças, sonhos, tudo sobre você, fica escondido por baixo dele.
Quando eleito, prometo criar o Bolsa Ipiranga. Você marca o tempo que ficou parado no trânsito e converte por gasolina grátis, lá no posto Ipiranga.
Parece que a imprudência não é só no trânsito, mas na vida. Pessoas que abusam das palavras, atropelam as outras com ofensas, causam traumas e fazem vítimas. Já quebraram promessas, cegaram a fé, calaram a esperança, deixaram o amor inválido e mataram os sonhos. Antes de falar, revise o freio da língua.