Poesias sobre o Brasil
Oriente se jovens do Brasil, pela grande constelação do Cruzeiro do Sul, não se orientem se pelo sol radiante e quente que na maioria das vezes pelo calor do errado manipula e cega.
No Brasil, podemos afirmar, com relativa tranquilidade, que o que se convencionou chamar de democracia, nada mais seria que a divisão de funções, papéis e, principalmente, o controle de “feudos estatais” entre oligarquias; oligarquias devidamente representadas pelas legendas partidárias que, no frigir dos ovos, não passam de ferramentas burocráticas que literalmente existem para impedir que a vontade popular possa se manifestar e, ao mesmo tempo, dar a ilusão de que o povo está sendo representado por eles, os caciques políticos e suas tribos, que cristalizam o domínio das oligarquias e sufocam a democracia. E, obviamente, qualquer um que ouse combater e expor publicamente as vísceras desse mostro multifacetado irá encontrar uma tremenda resistência; a resistência do atraso; a resistência daqueles que acreditam que são os donos do Brasil e senhores da vida dos brasileiros.
Existe no Brasil uma linha divisória muito tênue e em certas vezes quase invisível entre a cultura negra e seus elementos alegóricos adaptadas por aqui com a cultura indígena original, seus nativos conhecimentos, indumentárias, costumes e tradições.
Todas as manifestações da cultura negra no Brasil são por excelência e originárias de uma cultura de resistência, com seus agentes de personalidades fortes e de seguidores perenes, dedicados e abnegados por possuírem com grande vigor raízes matrizes etno-geográficas, identitárias, religiosas e raciais.
As várias denominações das seitas e religiões evangélicas no Brasil para o louvor em musicalidade em seus cultos vem adquirindo instrumentos e equipamentos musicais profissionais das melhores marcas do mundo.Infelizmente uma escola madura e uma corrente expressiva " made in brazil" de música gospel com qualidade e expoência ainda não aconteceu no país mas é uma questão temporária pois nos próximos anos há de ocorrer um forte fenômeno em abundância de música religiosa evangélica como já tem ocorrido e ocorre até hoje na América do Norte revelando ao mundo grandes talentos internacionais da música pop gospel e do pop religioso.Logo da mesma forma ocorrerá por aqui, e quem sabe mesmo com a benção de Deus que dizem que é brasileiro ela virá com uma diferente criatividade, musicalidade e personalidade dos trópicos, com são as dadivas próprias do paraíso "brasilis" .Quem sabe mais, venha com uma maneira que ainda nunca se ouviu cantar desta nova forma que virá em qualquer lugar do planeta.
Enquanto Shakespeare escrevia com toda soberania e certeza sobre os homens e suas paixões o Brasil estava sendo descoberto.
O Brasil é mestre em produzir ídolos de barro: estes que foram colocados no poder sem merecimento ou motivos plausíveis. Essas pessoas, além de não acrescentarem absolutamente nada, ainda contribuem para o declínio moral, intelectual e ético do país. Em outras palavras, são seres usados por uma força maior para corromperem os outros e degenerarem os princípios da esperança, tal qual um anjo caído que se dedicou a destruir o palacete que lhe deu origem por conta de uma alucinada e apatetada decisão.
A brasilidade, sem dúvida, algo cuja natureza se refira ou que seja próprio ao Brasil ganha melhor contorno, a meu ver, quando se pensa mais em nativismo do que em nacionalismo.
O Brasil nunca foi sério: desde a colônia, o tal Gigante vive adormecido em troca de espelho e bugigangas…
Por um Brasil economicamente próspero, politicamente democrático, socialmente justo e ambientalmente sustentável.
O que os governos no Brasil nunca entenderam é que as políticas culturais urgentes de governo não devem e não podem dependerem das vontades e das barganhas políticas.Devem ser metas atemporais de estado para atenderem as demandas do patrimônio artístico nacional e da cultura brasileira.
"O Brasil seria um país melhor se todo brasileiro se interessasse por política da mesma forma que se interessa por futebol"
A crise de honestidade, caráter, valores morais e éticos é que causaram a crise econômica no Brasil.
Querem mesmo passar o Brasil a limpo ? Dentro da legalidade prevista na lei, Investiguem todo mundo inclusive, eu... assim, teríamos como fundamento o “princípio da responsabilidade.”
Pobre veio Brasil, molestado pelos políticos. O que será de ti e de seus teimosos filhos mimados que andam se digladiando nas suas ruas.
O Brasil pode até não ter furações, terremotos e vulcões; mas tem PT, PSDB, PMDB... que arrasam mais que todos esses desastres naturais juntos.
O Brasil é um país tão miseravelmente preconceituoso que, possuir ou não um carro, determina se você será bem ou maltratado(a).