Poesias sobre o Brasil

Cerca de 9218 poesias sobre o Brasil

PRÉ-BRASIL

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Neste momento inacreditável de pré-Brasil “reditadura”, quiçá “recolônia”, conquistado pela força e a motivação inexplicáveis de maioria dos brasileiros, eis aqui um feliz perdedor. Tenho grande honra de compor o grupo dos compatriotas derrotados, por uma razão também inacreditável – neste caso, para os milhões de vencedores: Eu seria muito infeliz, caso a força e a motivação que me levassem a qualquer vitória na vida viessem do moralismo raivoso, do preconceito generalizado e da fome voraz de poder sobre a natureza do próximo.

Inserida por demetriosena

PÁTRIA NADA BRASIL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Seguirão desatentos, fiéis e tristonhos;
nada mais os desperta e provoca sentidos;
são robôs desarmados de visão e sonhos,
que se pensam completos, mas estão partidos...

Servirão ao poder, faça ele o que faça;
não importa que o próximo sofra com isto;
sacrificam afetos no fogo da praça,
se lhes for ordenado pelo novo Cristo...

Cumprem ordens expressas de nada e ninguém,
obedecem aos gritos que julgam de além,
mas que nascem da raiva generalizada...

Tinham Deus, mas agora escolheram ter dono;
já não olham pro céu, se renderam ao trono
duma pátria perdida com vista pro nada...

Inserida por demetriosena

À BEIRA DO CAOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

De repente um Brasil que perdeu toda brasa,
se desfez do sentido forjado em brasão;
ficou triste, carvão, do carvão se faz cinza,
feito casa que agora não abriga um lar...
Meu Brasil "pátria nada", mátria que sonega
sua essência, seu seio, seu aleitamento,
Já não rega o presente pra florir futuro
nem se abre no campo de nossa esperança...
Um país que aceitou se calar ante o nada,
onde o tudo é a farsa cruel do poder,
da mentira que agrada os que se valem dela...
Uma terra que aterra verdades vencidas,
põe as vidas mais frágeis pendentes no caos,
desmorona os conceitos de cidadania...

Inserida por demetriosena

⁠Aqui, No Brasil, Plantando Tudo Dá

Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam votos de protesto e nasce mais um político "palhaço",
sorrindo para o povo enquanto apunhala suas costas.

Plantam falta de educação, e meu povo morre de fome:
fome de pão, mas também de sonhos e de esperança.

Plantam corrupção, e vidas são ceifadas,
silenciosamente, nas filas dos hospitais ou nas ruas esquecidas.

Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam acultura, e o que colhemos são frutas podres
que enfeitam a mesa dos brasileiros, mas apodrecem por dentro.

Plantam músicas de duplo sentido,
e o valor da mulher é reduzido a rimas ocas e desejos vazios.

Plantam votos de minerva e, ao final,
decisões equivocadas recaem sobre os ombros dos mais frágeis.

Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam conchavos políticos e empresariais,
e a democracia curva-se diante da aristocracia e das oligarquias,
como a velha "Política dos Governadores" que se traveste em novos nomes,
entre trustes e cartéis.

Então, venha! Plante algo nesta terra brasileira.
Mas o que colherás?

Se plantar opressão,
frutas podres e amargas.

Mas se plantar paz...
brotará liberdade.

E a liberdade há de florescer.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠O Brasil possui uma população próxima de 200 milhões de habitantes e enfrenta desafios alarmantes em sua educação. Embora tenha havido avanços, ainda lidamos com altos índices de analfabetismo funcional, onde mais da metade da população luta para interpretar e compreender informações básicas. Cerca de 30% possuem apenas o ensino fundamental, e uma pequena parcela chega ao ensino superior completo ou incompleto. Isso é vergonhoso e preocupante!"

A educação no Brasil sempre foi um privilégio historicamente negado à maioria, perpetuando desigualdades sociais e econômicas que freiam o progresso nacional. Essa carência educacional não é apenas um obstáculo econômico, mas também político, contribuindo para a manipulação das massas e atrasando a expansão da democracia e da qualidade de vida.

A educação é o pilar mais sólido para o crescimento sustentável. Sem ela, qualquer esperança de melhorar a distribuição de renda e fomentar um ciclo virtuoso de crescimento econômico, político e social se torna inviável. Com educação de qualidade, é possível construir uma sociedade mais justa, inovadora e capaz de elevar o Brasil ao status de nação de primeiro mundo.

Historicamente, a exclusão educacional foi uma ferramenta de controle e exploração, um meio de perpetuar a opressão e a desigualdade. O segredo do sucesso, em qualquer sociedade, está no conhecimento compartilhado e acessível a todos. Se não priorizarmos a educação como alicerce nacional, nosso progresso continuará estagnado por séculos.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠+Q historiar
‘A presença dos povos originários no Brasil remonta a pelo menos 12 mil anos, mas alguns estudos indicam que pode ser de mais de 40 mil anos’. ‘Os primeiros povos da América se referem àqueles que viviam na América antes da chegada dos europeus’. ‘Em 2022 entre negros e brancos, no Brasil a proporção é quase 50 x 50, mas isso é autodeclaração’. No mundo as histórias se repetem, geração após geração e os donos dos espaços, como árvores com raízes, perdem para as que costumam não ter, as que chamamos de mais evoluídas. Ainda assim, se misturando, o que mais insistimos é nos separar.

Inserida por FranciscoFontes

No Brasil a lei serve quase sempre contra os que não tem ótimos advogados e políticos no bolso.

Até onde a legalidade pode enfrentar conveniências políticas de séculos e mudar situações e resultados.

19/02/2025⁠

Inserida por samuelnunesdeandrade

Infalibilidade Papal

No Brasil, ser mito é ser responsável por sua irresponsabilidade, significando poder supremo e inteligencia compartilhada à serviço do aperfeiçoamento da convivência.Quanto à Aurélio,relato fantástico de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana.
⁠A gruta filosófica, atual, é aquela do Mito da Caverna de Platão. É, uma realidade, na reclusão solidária e solitária, para cada um de nós se afastar do outro que possa nos passar o vírus do morcego, que se mutou para parasitar o Homem e mudou o velho, porém mundo morto.
Voltamos as trevas, na Idade da Pedra, no Período Paleolítico, como se presos numa caverna, que serviam de abrigo natural dos seres humanos para se isolar das feras, das tempestades, do frio da noite e da luz do sol, convivendo entre si e, com os morcegos.
Perversidade é um mito inventado por gente boa para explicar o que os outros têm de curiosamente atrativo.
Acredito que mais forte que a sabedoria, é a imaginação. Que mais potente que a história, é o mito,mas não o brasileiro. Que a esperança sempre triunfa sobre a experiência. Que a única cura para a dor é o sorriso. Que mais poderosos que a realidade, são os sonhos.
Existe um mito, que é falante e brasileiro, de que tempo é dinheiro. Na realidade, tempo é mais precioso que dinheiro. É um recurso não renovável. Uma vez que você o gasta, e se você o usou mal, ele se foi para sempre.
Os detentores do poder, ficam tão ansiosos por estabelecer o mito da sua infalibilidade, que se esforçam ao máximo para ignorar a verdade e, você não derrota um inimigo tirando sua coragem,você o derrota tirando sua esperança.

Inserida por samuelfortes

⁠Era Geológica Atual

Segundo a arqueologia, no Brasil vivemos no período Bosolítico. Precisamente, na era do povo lascado.

Inserida por samuelfortes

⁠A luta não é só do bem contra o mal. É também da IGNORÂNCIA e do CONHECIMENTO. O Brasil com um presidente que eleito ele então representa todos que o elegeram, então isso mostra o tipo de eleitorado que há em MAIOR número. Se metade gosta dos que fizeram representante, outra metade logicamente estará insatisfeita. Sendo assim, as mentalides de caranguejo periodicamente se alternando indo para direita e esquerda, isso significa que nunca estaremos indo para frente com o hino nacional dizendo sermos gigantes por natureza deitados eternamente em berço EXPLENDIDO.
What can I say!? O tio Sam agradece.

Inserida por Marc7Carl6Rod9

Em um país democrático considerado laico como o Brasil, os ditadores se encontram no ponto mais elevado, ao púlpito do altar. Eles são os controladores das existências, mas se queremos que este país não perca os benefícios humanitários e se almejamos a laicidade devemos contribuir para retrair o poder daqueles que detêm a força opressora pelo discurso democrático e laico.
Ao contrário as pessoas estão colaborando para o aumento dessas forças, inconscientemente contribuem com votos de confiança e com suas miseráveis gotas de suor para as causas hipócritas em nome de Deus ou de um dirigente soberano qualquer “in memoriam”. As soberbas de falácias hipócritas estão vivas. O Deus tirano está morto sobre o ponto mais elevado que os homens os colocaram.

Inserida por amaurivalim

Vinda do continente africano nos navios negreiros
O primeiro caso de dengue no Brasil
Ocorreu no Recife em 1685
E desde aquela época sofremos as consequências do descaso até da população com relação aos cuidados
e prevenção
O coronavirus já chegou dizendo a que veio
E rapidamente relaxamos a precaução, relaxamos a prudência, relaxamos a consciência
Aguardemos as consequências

Inserida por GervasioXavierSoares

⁠A democracia no Brasil , é um privilégio apenas para alguns grupos de pessoas. Mas deveria ser, o usufruto de quaisquer cidadãos!

191022

Inserida por J6NEMG

⁠Pena capital

A democracia no Brasil não é real. É uma curtina de fumaça expelida pela nobreza para ludibriar a visão dos servos. Os brasileiros pobres que fazem prevalecer a idoneidade, são agraciados automaticamente pela pena capital. O voto é simplesmente a escolha menos dolorosa para a execução da sentença.

291022

Inserida por J6NEMG

⁠A política no Brasil não evolui simplesmente pela mudança de comando na praça dos três poderes. Não interessa qual é a ideologia vigente. A classe pobre, trabalhadora e escravizada doutrora, esvaiu-se perante a solidariedade socialista, e se metamorfoseou em uma classe pobre oportunista e anêmica, egocêntrica e desocupada.

170524

Inserida por J6NEMG

⁠Lógica dos eleitores no Brasil.
Podemos nem ser contra, pelo contrário.
Mas, não somos favoráveis.
Em não sendo favoráveis, somos contra.

Inserida por JAugustoMaiaBaptista

⁠ "Salve o nosso querido Brasil, meu Jesus!
E que Deus seja adorado na Terra de Santa Cruz!"

Inserida por OtavioBernardes

BRASIL CENTRAL (cerrado)

Ó cerrado! ó sertão místico e mestiço
Ó visão, dum pôr do sol que vermelha
- chão, que a secura está sobre a grelha
E o encanto ao dissonante é submisso

Pois o airoso, onde ao torto parelha
Abre a admiração à surpresa do viço
Da tosca vista de ambiente maciço
O gérmen vivo da variada terra velha

Sempre o constante! azul do céu anil
Sobre o planalto... flores exuberantes
De renovo e de um invariante desafio

Anda a poesia aos olhos sussurrantes
Desse seio onde nasce o feitiço luzidio
Do território central do nosso Brasil!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
14/03/2020, 10’26” - Cerrado goiano
Olavobilaquiando

Inserida por LucianoSpagnol

⁠O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO COM O BRASIL?

A igreja falhou!
Estamos culpando as instituições e pessoas erradas, nós somos os grandes responsáveis (ou irresponsáveis) por tudo o que está aí. Nós temos sidos falhos e omissos. Vivemos num tempo de apostasia, de falta de amor. Uma igreja morna, medida pelo quantitativo e não pelo qualitativo. Não estamos mais em "MISSÃO" e sim num "OBJETIVO". É triste ver o País sofrer, nossos filhos e netos, porque somos omissos, porque estamos secularizados. Nosso alvo não é mais "CRISTO". É qualquer outra coisa, menos o SENHOR. Aí, várias são as pessoas que usam 2 Cr 7.14 como subterfúgio, mas não atentam para a grande verdade que não estamos vendo e muito menos vivendo nesse tempo:

1. Se humilhar;
2. Orar;
3. Buscar a MINHA face;
4. E se afastar de seus maus caminhos.

Falta muito, falta muito mesmo, para que possamos ter nossos pecados perdoados e nosso Brasil curado da corrupção instituída. Nós somos os maiores responsáveis. Precisa começar por nós, é preciso começar pela igreja. Se não for assim, não haverá cura, não terá volta.

*Lendo as ESCRITURAS, orando para que hajam dias melhores em nosso País, DEUS ministrou ao meu coração ❤️

Inserida por nilsonrainha

⁠No Brasil, a síntese da maldade, da violência, da tortura, da desonestidade e do desprezo à vida ganhou status ideológico e chegou ao poder.

Inserida por brunoescritor01