Poesias sobre Fraternidade
Eu como buscador da verdade, da liberdade e do bem, fui convidado a entrar na atual Maçonaria mas infelizmente a Sublime Ordem, hoje social, de fartos ágapes e pequenas vaidades, não entra em mim.
Todo juramento é sagrado pelas leis de Deus e pelas leis dos homens. Todo irmão que jura em vão e é espúrio deve pedir perdão à Deus e pedir desculpas à todos iguais que o tinham como honrado e fiel semelhante.
Nunca tive a menor pretensão de saberem de certo meu nome e muito menos a torpe vaidade de saberem quem exatamente sou, fiz e continuo a fazer. Mas tenham a pura certeza que se uma pequena semente do meu pensamento livre ficar nesta minha temporal existência terrena nestes tempos tão difíceis de fundamentais intransigências, minha vinda terá sido por completa.
Entre poucos verdadeiros amigos e irmãos de antigas jornadas, os carinhos nunca cessam, nem as eternas conversas de alma silenciosas que mil palavras do dia a dia, sem a amizade, não dizem nada. Entre os verdadeiros amigos, o olhar de ternura é a melhor saudação de chegada e a certeza da união e do amor para sempre, por palavras mudas ditas pelo coração, na nova partida, um breve até logo para um novo encontro mais à frente.
Nesta jornada, não passo de um peregrino em busca de tesouros imateriais. Não me iludem as riquezas efêmeras que se dissipam com o tempo, pois busco a minha fortuna nos valores que transcendem o efêmero.
Nesta jornada, não passo de um peregrino em busca de tesouros imateriais. Não me iludem as riquezas efêmeras que se dissipam com o tempo, pois busco a minha fortuna nos valores que transcendem o efêmero. A verdadeira grandeza não se mensura em tesouros materiais, mas sim na nobreza de caráter e no exemplo de fraternidade. Como o compasso guia o caminho do pedreiro na construção da perfeição, assim também busco orientar-me pelos princípios da retidão e da justiça. Árduo é o trabalho, que transforma a pedra bruta em cúbica, moldando não apenas a matéria, mas também o próprio ser. Assim, trilho o caminho da eternidade, onde a verdadeira riqueza é forjada pela integridade e pela generosidade de espírito, como o esquadro que mede a retidão do coração.
Fagulhas fraternas, que surgem no mundo contemporâneo, são manifestações da centelha divina quase sempre provenientes do atrito entre corações de pedra
Laços fraternos jamais são desfeitos, no mínimo são reaproveitados para embelezar o presente de outras pessoas
Forças ocultas que alimentam o nó do desequilíbrio estão sempre em oposição aos firmamentos que formam os laços da fraternidade
Grandes e melhores momentos podem ser realizados em nome do amor de Cristo, bastando para isso apenas três ingredientes sociais: fraternidade, espaço e organização.
Cristãos sábios, justos e fiéis evitam julgamentos, acusações e malediências entre irmãos, apenas consultando e praticando primeiro os princípios morais e espirituais da fraternidade cristã.
Quanto mais próximos estivermos uns dos outros em família, maiores serão os laços da nossa fraternidade, amizade, unidade e integridade, pois estamos todos debaixo dos mesmos sentimentos e propósitos em Cristo Jesus.
Envelheça com qualidade, apesar das dificuldades, avançando em felicidade, compartilhando experiências com a sua comunidade que lhe mostra respeito e solidariedade diante das suas dificuldades e habilidades, as quais com atitudes de verdade, vive livre e feliz na terceira idade, aguardando confiante na sua brevidade para se encontrar nos braços do nosso Pai da eternidade para lhe recompensar todos os seus atos de fraternidade.
"As dificuldades não batem na porta quando chegam, mas é com coragem e superação que transformamos cada obstáculo em um novo recomeço."