Poesias sobre Escola
A Educação e seus inúmeros significados: para uns a mesma se da somente dentro da escola, para outros vai além dos muros desta. Acredito que a Educação é a nossa arma mais poderosa para transformar a sociedade, pois ela tem o poder genuíno de fortalecer os aspectos congnitivos e afetivos da humanidade. Ela perpassa as quatro paredes da sala de aula, que prefiro chamar de ateliê, rompe com paradigmas a cada instante, por ela podemos crer e ver o impossível acontecer. A escola da asas à nossa imaginação, faz de um barquinho de papel um marinheiro, de um avião ou de um chapéu de jornal, um soldado, um piloto. Podemos definir a Educação entre suas inúmeras definições, encorajamento à descoberta do novo.
É em meio à crise na educação, quando é inevitável o afastamento do aluno de ir à escola, que se descobre a grande importância de um professor, pois o resultado mais sublime da educação e a tolerância.
Realmente a melhor escola é a que chamamos de vida. Mesmo com as cabeçadas, adentrando em portas erradas, temos inúmeras maneiras de aprender. Um diploma sem humildade, usado apenas para transformar conhecimentos em vaidades, não tem serventia, pois a vida é maior que um papel carimbado na moldura pendurado. A vida é ter a consciência tranquila, sonhar alto, sem vangloriar-se de sonhos roubados...
Gestor não é dono, Professor é funcionário da escola e não do Aluno, Aluno não é Cliente, Pais e Professores não são inimigos, a aula não precisa ser divertida sempre para o aluno aprender! Pense nisso, não são palpites , são afirmações!
Quero o aconchego do meu tempo abraçando feito dia, a escola das auroras escorrendo feito noite, amanhecendo pequenina e orvalhando poesia!!!
Uma universidade, faculdade ou escola que não ter por objetivo final formar seres pensantes e críticos, nada mais será do que uma fábrica de robôs.
Lembra da época de escola? Tínhamos 29 professores e tentávamos provar a todos como éramos bons, mas raramente conseguíamos. Bem-vindo à vida, onde todos são professores. Não se esforce para provar nada; simplesmente seja você, pois a verdade não precisa de provas.
A escola é um espaço-tempo onde o aluno está exclusivamente para aprender. Ele precisa entender isso, pois, nesse espaço-tempo, pode e deve buscar todo o conhecimento necessário para melhorar sua capacidade humana. Esse espaço-tempo não se repetirá!
Na escola aprendemos uma coisa muito excelente: ler e escrever, isso já justifica todo esforço dos professores.
Quando crianças passamos a maior parte da nossa infância dentro de uma escola. Adultos aproveitamos essa experiência para sermos bem sucedidos, pois é isso que nossos pais e sociedade nos ensinaram. Maduros casamos, temos filhos e todos os finais de semana juntamos os parentes e amigos para aquele churrasco. É na velhice então que chegamos a conclusão de que tudo foi um desperdício e a verdade foi que esquecemos de aproveitar a própria vida, é isso mesmo? Aí eu pergunto, sobrou muito tempo para aproveitarmos a vida ou teremos que nos contentar com uma nova existência pra ver se aprendemos?
Conhecimento se adquire na escola, mas sabedoria só a vida te ensina. Por isso com o tempo a gente aprende a dar as pessoas o mesmo valor que elas nos dão.
Ninguém nasceu para ser guarda de museu. Mas para edificar, deixar rastro, abrir escola, constituir família, ditar filosofia, ficar como modelo de muitos.
A semana de prova para uma coisa presta: os alunos saem mais cedo, ficam na porta da escola vulneráveis à violência da rua, esperando o transporte até mais tarde; enquanto isso, brigam e tumultuam. O maior número de ocorrências vergonhosas da escola, refiro-me também às desavenças entre professores, ocorre exatamente na semana de prova! E "pelo andar da carruagem", por aqui, toda semana e de "provas".
Se queremos uma escola atualizada inteligentemente e útil, precisamos deixar de sermos ignorantes a respeito de como queremos atender as necessidades de nossos alunos. Se queremos que eles sejam intelectuais, precisamos incentivá-los a largar a mesmice. Se queremos fazer deles cidadãos, precisamos inseri-los corretamente nos assuntos da cidade.
“Comecei a atuar praticamente quando era criança. Sempre estive nas peças de teatro da escola, cantando e atuando, então consegui um acordo para gravar. A coisa de cantar deu certo. Eu queria apenas tentar outra vez e ser criativa de todas as formas que posso.” (Em entrevista a agência Associated Press, 04/2007)
"Existiam duas partes dela. Uma era a menina que ia bem na escola, era educada, organizada e responsável. A outra, bem… Ela era realmente o contrario. Ela era bagunceira e nem queria saber de escola, tinha roupas e comida espalhadas pelo quarto e só queria saber de dormir o dia inteiro e sair para dançar até cair a noite. Elas viviam dentro de uma menina só. Elas viviam em discórdia dentro de uma menina só. E elas eram o que faziam aquela menina tão especial."
Deixaram para a escola a responsabilidade de formar caráter, dar amor e proteger. Só esqueceram de transformar a escola em um lugar seguro e de paz.
Mas eu sou fã das formiguinhas, que nunca fizeram auto-escola, e mesmo assim sabem direitinho qual o rumo certo a seguir.
Se a escola e Como o mar os professores navegam, os alunos bóiam e as notas afundam e você nada sofre o Mar.
- Relacionados
- Poemas que Falam de Escola
- Poemas sobre a Educação
- Discurso de formatura (textos prontos e inspirações)
- Poemas para formatura que motivam reflexão e gratidão
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)