Poesias sobre Escola
Decepção é quando você vê o pessoal mais feio da sua escola namorando e você não pega nem vento na cara.
Sábios, os que de mente aberta aprende a cada dia que não sabe de nada e que a escola da vida continua a ensinar!
Refletindo sobre uma nova escola, um pouco mais sobre a escola sonhada por toda a sociedade, aquela da moralização do ensino, penso que essa só seria possível se se fizesse novo o aluno
O administrador de uma escola tem a missão de desenvolver condições para que os alunos conquistem o bem mais precioso da vida: a EDUCAÇÃO.
Na estrada e fora dela, tem tudo que na vida tem, o mundo é a melhor escola que o ser humano pode cursar. Caminhos são escolhas, trilhas são dificuldades necessárias ao instinto de superação. Meio ambiente é uma sociedade sensível a seu comportamento, a cada curva ou obstáculo tudo pode mudar para sempre. A previsibilidade e o planejamento podem medir e calcular, mas a natureza é a mais humana e indiferente de todos os seres e pode, com um sopro de sua presença, determinar que seja tudo diferente do pensado. Seja na estrada ou fora dela, amar é respeitar que nos coube apenas o livre arbítrio, o da escolha. Já do destino, quem cuida sabe o que quer que você aprenda.
O mundo não é só o nosso mundinho: casa, família, amigos, escola, trabalho, cineminha, salão de beleza, mercadinho, supermercado, hipermercado, lojas, costureira, barzinho, restaurante, viagenzinhas, aqui, ali e lá, carro do ano... Não, o mundo não é só o nosso mundinho...
Ser estudado é uma coisa e ser genial é outra coisa,pois a escola não ensina genialidade,a escola só ensina conhecimento.
Então eu era jovem. Então eu estudava numa escola qualquer de uma pequena cidade. Então eu tinha um professor. Então eu me apaixonei por ele. Então não contei nada há ele. Então alguns anos se seguiram e eu continuei amando-o. Então ele arranjou uma namorada e ela engravidou dele. Então ele próprio me disse que seria papai. Então eu disfarcei meu horror, dei-lhe os parabéns e vim embora. Então, ao chegar em casa, desabei no meu quarto. Então eu morri por dentro, e naquele instante eu soube que eu estava morta pelo resto de minha vida e que nada nem ninguém me faria reviver. Então eu vivo morta por dentro. Então essa é a porcaria de vida que eu levo.
PATRIOTISMO, A GENTE APRENDE NO LAR E NA ESCOLA.FAZ PARTE DA EDUCAÇÃO CÍVICA DO NOSSO POVO. LAMENTAVELMENTE NÃO SE CULTIVA MAIS ESSA PRÁTICA HOJE NAS ESCOLAS. TODOS ERAM OBRIGADOS A CANTAR DE PÉ E SABER DE COR O HINO NACIONAL E DEMAIS HINOS, COMO O DA BANDEIRA E DA INDEPENDÊNCIA.
Podemos ter uma boa personalidade que foi esculpida pela família, escola, religião, mas isto é o conhecido, o elemento condicionador. Somos desconhecidos de nós mesmos enquanto não nos aprofundamos no nosso próprio eu. A casca da sociedade sempre estará na superfície. Quem se observa querendo se descobrir vai constatar com muita facilidade que tem uma mente que fala muito, tentando a todo momento satisfazer suas necessidades e caprichos, mas nunca será o suficiente enquanto o cerne ainda estiver fraco para aguentar nossa própria estrutura. A mente sempre estará querendo mais. Está sempre pronta para julgar e condenar os demais, fazendo comparações sobre o certo ou errado para aquele determinado momento. Queremos ser amados e compreendidos, mas o viés da culpa quando isso não acontece é sempre jogada na sociedade da qual também pertencemos. Se somos parte construtora dessa mesma sociedade que achamos ser ré, como podemos colocar culpa em alguém ou em alguma coisa? A partir do momento que aceitamos ser parte disso que chamamos de sociedade estamos em conluio com ela. Quando nossa mente se acalma e nossos ouvidos emocionais passam a ouvir mais o que queremos de verdade, a sociedade se cala na nossa mente, passando a compreender mais nossas potencialidades e livres para atuar dentro delas.
Sou um eterno aprendiz, sem medo de errar, sem medo de falhar, a gente aprende e a vida é uma escola. Não tenho vergonha de ser feliz, se e as pessoas próximas a mim estão bem, pra que eu vou me importar com o que os outros dizem? Choro, fico triste, e já guardei rancor, mas também sorrio, fico alegre e já perdoei. A vida é muito longa para os sentimentos e emoções serem instáveis, e o nosso teatro da vida é muito curto para admitir ensaios, muito longo para sermos de um jeito só. O mais importante é que, no fim, ao fechar as cortinas do teatro da vida, sejamos aplaudidos por aquilo que construímos dentro de nós, porque isso sim será o nosso caráter.
É preciso proporcionar e criar bons momentos na escola que mudem a rotina dos alunos, de maneira que esta ação modifique e reflita em suas vidas
Na escola da vida, aprendi a agir com a razão, agindo apenas pela emoção, sofri com recuperação e fui vítima da reprovação.
A escola ministra conteúdos, estimula conhecimentos e molda alguns comportamentos, mas a verdadeira educação deve vir de casa.
Meu mais importante diploma foi a vida que me deu, na escola da vida nosso mestre sempre será o tempo.
minha atitude pode interferir na sua vida, positiva ou negativamente. por isso, na escola da vida, devemos aprender a repensar antes de agir, visando sempre o bem comum e não somente o individual. isso implica em RESPEITO. s.b.f
É compreensível que nem sempre os pais conheçam os conteúdos tratados na escola. Assim, não é desmérito algum que solicitem a outras pessoas que auxiliem seus filhos na compreensão dos assuntos estudados em sala de aula.
Não podemos distorcer a função e o sentido (teórico e prático) da Escola, ela não pode ser encarada como uma Instituição de caridade/ altruísmo/ beneficência ou filantropia! Muito menos uma veste e postura de ‘ONG’, encarnando a ideia das boas aventuranças, de contemplação da misericórdia e piedade (atribuo esse papel as Igrejas- como também ao sentido religioso/ sagrado). O detentor de perdoar só cabe a Deus, passar a mão na cabeça só no estágio do fraldário ou no mínimo da Creche, abraçar o ambiente escolar como uma propositura de residência familiar (papai, mamãe, e filhinhos felizes, comportados e obedientes- isso não dá certo, é permitir-se em um erro avassalador). Não sejamos e nos portemos como confusos e perturbados (no que pede e tange alguns ramos da Escola Nova), cheia de direitos e deveres, mimos/ afagos/ carícias e meiguices, delicadezas, inversão de papéis e autoridade/ poder e comando, cobranças feitas e postas em um plano de mão (via) única, protecionismos, acareação dos que sempre tem razão (alunos), reducionismos e privilégios dos que financiam o bem estar da Educação visando sempre o alvo do Verdinho Escuro (leve suspeita e desconfiança dos reais valores nos bancos de dados e índices no sistema educacional). A Escola é e deve ser sempre sinônimo de transparência (por vocação), equidade (como justiça), ética e moralidade (como condutores aplicados aos princípios e valores) da: competência, da habilidade, do mérito, no compromisso, do esforço e da dedicação exclusiva à busca pelo conhecimento e pacto com a sabedoria.