Poesias sobre Escola
Os valores precisam ser revistos. Hoje, valoriza-se mais as notas escolares do que o aprendizado em si; perde-se tanto tempo pensando numa resposta e por fim não se presta atenção na real importância da pergunta; preocupa-se tanto com beijos molhados que se esquece da verdadeira essência da relação.
Em algum momento de nossas vidas somos alunos e professores. O importante é nunca deixarmos de aprender e ensinar algo.
O verdadeiro sábio, é aquele que ensina e pratica com o aprendiz sem a preocupação de receber algo em troca.
O professor excepcional é aquele que cria constantemente desafios aos seus aprendentes, criando assim vínculos de respeito e confiança que fluem automaticamente, pois no momento que demonstro interesse pelo outro, é recíproco o sentimento.
Todos aqueles que estiverem fadados a ler algum livro para ganharem alguma recompensa em troca nunca, repito, nunca serão como aqueles que leem pois se interessam. No primeiro caso, é visado a recompensa. No segundo caso, a sabedoria que o livro tem para proporcionar.
O nosso propósito aqui na Terra é amar não odiar, perdoar não guardar rancor. Estamos aqui numa grande escola que chamamos de Vida.
Se você quer mesmo melhorar a educação, não vote em mais dinheiro para o sistema educacional que vem emburrecendo as escolas há anos. Vote em vouchers, créditos fiscais ou qualquer outra coisa que transfira o poder de decisão para os pais.
Ideas são como essências! As escolas precisam criar estudantes que sejam químicos de novas essências, e não repetidores do conhecimento.
Uma das possíveis aplicações do "homeschooling" é que nada mais seja do que o treinamento para o futuro...o "home office".
Incrível, como a terra é fértil, e não há escolas que ensinam a plantar nos quintais. Aliás, plantam a acumulação de capital. Pela janela é possível ver tudo e nada se enxergar, pois falta analisar o que se ver.
O aprendizado pode certamente enriquecer e expandir o conhecimento e as habilidades do mestre, mas é importante lembrar que o mestre provavelmente possui uma base sólida de conhecimento e experiência para compartilhar com seus alunos. O aprendizado pode complementar e aprimorar o conhecimento existente, mas não necessariamente superar o mestre em termos de sabedoria e experiência acumuladas ao longo dos anos. É importante manter um equilíbrio saudável entre aprender com o mestre e também continuar desenvolvendo habilidades e conhecimentos por conta própria.
Um dia no qual todos deveriam ter muito respeito. É o dia daquele que compartilhou com nós a sua sabedoria e aquele que dedicou a sua vida a nos ver evoluir. Parabéns, professor e professora !
“Reitere-se: Temos de ser céleres sem sermos açodados; ciosos e circunspectos contumazes; que não corroboremos ou condescendamos com todo este engodo tão propalado e decantado pelos pseudoespecialistas... Temos de ser indefectíveis, impávidos, lépidos, profícuos e, sobretudo, esperançosos. Ademais, o discurso heterodoxo, inefável e palatável que mitiga as verdadeiras causas do desinteresse total dos alunos em relação aos estudos, conduz-nos, ainda que resilientes sejamos, à descrença absoluta na possibilidade de haver melhoras tangíveis na educação.” Gladston Ribeiro Jr.
Viver nem sempre será leve e agradável, pode ser cansativo e massacrante. A vida é mesmo complexa, cheia de riscos. Todo o tempo somos pressionados a fazer escolhas e nós seremos sempre os responsáveis por cada uma delas. Mas como diz Brian Weiss: “A vida é uma escola. Estamos aqui para aprender... Estamos aqui para desaprender”. Mas sabe de uma coisa? Viver é mesmo um grande privilégio.
A primavera é como um sentimento bom, chega mansinha e acariciante, de repente em arroubos invisíveis toma todo o coração, que transborda.
"É preciso vivenciar a pedagogia da presença, respeitando a individualidade do aluno, para enriquecer a aprendizagem e condicionar a idealização de futuro do educando!"
"Dois passos para a idealização do seu projeto de vida: Primeiro passo, busque condições para subsidiar o seu sonho. Segundo passo, continue buscando condições, para ter a vida dos sonhos!"
"Responsável inconsequente e omisso, educa um REI sem reino, que não conseguirá gerenciar o seu comportamento socioemocional, durante as fases da sua vida pessoal, acadêmica e profissional"
"Seu padrão mental, é baseado em crenças que o seu cérebro registra como verdades, construído desde a gestação até os dez anos de idade, que vai moldar a sua inteligência emocional, para o enfrentamento dos desafios em todas as suas fases da vida!"
- Relacionados
- Poemas que Falam de Escola
- Poemas de volta às aulas
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- Poesias
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)