Poesias sobre Ciências
O universo traz em si próprio todas as perguntas e respostas, todas as ciências já concebidas ou quaisquer adventos tecnológico que irá existir. O conceito de como entender essa sumária descrição está diretamente ligado a sua capacidade cognitiva de abarcar em si mesmo a lógica, pois não é possível obter as respostas certas com as perguntas erradas.
Um homem sábio buscará a iluminação pelas ciências do mundo material e pelos ensaios do aprendizado alheio; Aplicando-se à missão de contemplar o significado de seu próprio ser, inserido no enredo metafísico do Criador. A consciência de nossa inteligência, condicionada a investigação e reflexão, é o desafio de nossa condição.
Se a teoria é chata é porque da dinheiro! Ciências exatas Bicho de sete Cabeças? Claro que não queridos alunos do meu coração!
"A nanociência junto a outras ciências tem agora o CRISPR que pode ser comparado ao novo chaveiro Suíço biológico de aplicações inimagináveis".
"Como as ciências da Documentação e informação estão para os Arquivos e Bibliotecas, as Ciências Museológicas estão para os Museus. Estes três são os que eu chamo de tríade do conhecimento"
Estudantes de ciências sociais devem temer aprovação popular: o Mal está com eles quando todos os homens falam bem deles.
A Matemática é a rainha e a serva de todas as ciências, porque ela serve para todas, e todas precisam dela.
E se os seres humanos de todas as ciências, dominassem a ciência do "diálogo", ao estabelecer laços, talvez o mundo não estivesse assim.
A única forma de salvar as ciências sociais do entojo que se tranformou em razão do marxismo é a reconstrução da teoria social a partir das sólidas bases iniciadas por Edmund Husserl, Max Weber, Alfred Schutz, von Mises, Cristopher Dawson, Voeglin e Gilberto Freyre. Essa linha em debate com a que se estrutura a partir de Durkheim, retirando o marxismo como fonte de elaboração teórica e o reduzindo ao seu valor devido: a de doutrina que, só na sua prática política, resultou no assassinato de mais pessoas do que a soma de todas catástrofes naturais, epidemias e duas guerras mundiais durante o século XX.
"Uma criança pequena pode aprender matemática, gramática, ciências naturais, desenho, música, dança e esportes sem grande dificuldade. Mas a História e sobretudo a filosofia dependem de uma compreensão mais madura da vida."
"Vê-se que a Teoria do Estado, dentro das Ciências Políticas, pretende estudar o Estado, sua estrutura e seu funcionamento, bem como a sua relação com o judiciário. Deve-se buscar o foco privilegiado de emanação do poder, dentro de sua realidade e do seu ideal. Não pretende-se buscar a explicação de um modelo normativo de Estado, mas, sim, um ideal "positivo", junto do entendimento de como este ocupa o espaço de representante dos indivíduos."
NADA estupidifica mais perfeitamente um ser humano do que o uso habitual do vocabulário das ciências naturais em contextos que escapam ao horizonte cognitivo próprio delas. O sujeito tem a impressão de que está nomeando a realidade das realidades, quando está apenas fazendo metáforas e metonímias muito vagabundas.
Inteligência é transitar sem preconceito por todas as artes e ciências. Compreender que tudo importa.
Embora não tenha status de ciências, tampouco se encaixe no padrão de exatas, amor é a química perfeita, a mais feliz das misturas.
“Classificar a nanotecnologia como um papel em branco disposto a receber todas as ciências conceituais, técnicas e engenharia não é especulação, mas uma realidade.”
“As novas ciências e tecnologias, como a nanociência e nanotecnologia estão para o mercado assim como as suas teorias estão para os professores. São ferramentas de grande potencial de trabalho e desenvolvimento.”
“Embora as novas ciências, como a nanotecnologia estejam amparadas pelos mais sólidos conceitos acadêmicos, nem por isso que não permitam os ajustes e inovações empreendedoras para adaptação em tecnologias e serviços novos ou já existentes.”
Se todas as faculdades de filosofia, letras e ciências humanas do Brasil fossem fechadas, isso não traria nenhum dano econômico nem cultural para o país. Só teríamos de encontrar, para alguns milhares de analfabetos funcionais, o número suficiente de empregos braçais para os quais eles estão qualificados.
Para entender de política tente entender de história, economia e ciências sociais, tente entender o capitalismo e até a bolsa de valores, a globalização e o neoliberalismo, bata tudo no liquidificador e beba se revolte com a bebida amarga, vai descobrir quando ingerir esta mistura que até mesmo você, não era o que pensava.
As ciências não são espaços nos quais os objetos se encontram, mas sim as janelas pelas quais olhamos para dentro da sala em que eles estão.