Poesias sobre Ciências
Vejam bem o que fiz: eu fui buscar defesas científicas para o íntimo, o psíquico, para conciliar a pessoa de dentro com a de fora. Fui procurar na sociologia a explicação para questões de status social. E na psicanálise, proteção para a expectativa de rejeição. Essa é a minha história.
Uma das coisas mais difíceis para mim quando descobri o verdadeiro ambiente de um cientista: i) a verdade não é a prioridade; ii) aprender não é a bússola; iii) curiosidade é somente para loucos; iv) o prazer de aprender deve ficar fora do ambiente acadêmico; v) errar não faz parte do jogo. Quem ousa focar em qualquer um desses fatores são expulsos em algum ponto. Diferente do meio empresarial onde o lucro não é surpresa, na academia isso fica escrito entre linhas.
"O cientista é aquele que investiga a natureza da natureza e aplica os resultados obtidos à sociedade."
“o método científico consiste na escolha de problemas interessantes e na crítica de nossas permanentes tentativas experimentais e provisórias de solucioná-los”
As verdades científicas são verídicas até que se prove o contrário, logo se tornam relativas, pois as comprovações são efêmeras.
A Terapia Cognitivo Comportamental é a arte científica que objetiva ajudar as pessoas a enfrentarem, conhecerem e superarem seus sofrimentos. Para quem a conhece profundamente compreende que as vezes ela se aproximada da filosofia buscando compreender o sentido e significado a partir da subjetividade humana na visão do terapeuta e principalmente na visão do paciente, e em outro dado momento ela se distância da intenção filosófica impossível que tenta compreender o ser humano, buscando a realidade palpável e acessível ao trabalho colaborativo entre paciente e profissional. No mesmo instante que ela se apresenta com face positivista, ela mergulha no abismo do existencialismo.
“A Parapsicologia é uma metodologia científica que serve para distinguir fenômenos legítimos do charlatanismo e da boataria.”
“E milagre se comprova cientificamente. A base dele é a parte histórica, a fenomenologia, os testemunhos e em que ambientes. E em que ambientes? Só em ambientes católicos! O que está conseguindo muitas conversões. E são milhares de milagres que não se publicam. Publicam-se as bobagens. Porque há uma máfia, má-intenção, e os verdadeiros milagres se ocultam.”
Durante a Pandemia, a comunidade científica se debruçou em torno da COVID-19. Isso foi e é necessário, mas há outra Pandemia ocorrendo simultaneamente, o luto. Do ponto de vista psicológico, o luto coletivo é, também, na medida em que afeta a saúde mental, outra Pandemia.
“Cientificamente, um fato que supere as forças da natureza, somente em ambiente divino! Ver o ambiente pertence à ciência! Não tenho medo de espíritos obsessores, de fadas... Tudo isso é superstição! A ciência demonstrou que um fato superior às forças da natureza sempre ocorreu em ambiente divino (judaico antigo, até dois séculos antes de Cristo, depois cristão e, após as separações entre protestantes e cismáticos, exclusivamente católico).”
Prescrição baseada em evidências científicas é diferente de prescrição copiada de artigos científicos.
Quanto mais conhecimento científico adquirido, mais luz para garantir o seu sucesso no caminho da escuridão do futuro.
Onde está escrito que cientistas, autoridades sanitárias e médicos não podem ser tão corruptíveis quanto os políticos?
Pressupostos fundamentais em geral e científicos em particular, são tão difíceis de derrubar porque são baseados em crenças. Crenças são difíceis de sobrepujar porque não são racionais e, portanto, não cedem aos argumentos lógicos.
É cientificamente comprovado que o álcool não altera a personalidade de ninguém, ele revela quem de fato o indivíduo é.
A justificativa cientifica mental, paranormal e ufológica sempre será equívocos desnecessários perante todos os fenômenos religiosos e espiritualistas.
Depois de um certo ponto na sua carreira científica, as coisas deixam de ser uma questão de inteligência, e se torna uma questão de escolhas
Os Princípios científicos mais primordiais, a despeito da teimosia intelectual alheia, não apontam noutra direção senão da existência do eterno, que atende pelo nome de Deus.