Poesias sobre Ciências
Cada cientista tem uma visão da ciência que pratica que lhe é própria e diferente das visões de outros cientistas. É claro que há muito acordo também, mas essa diversidade de visões é uma das forças do empreendimento científico -- que está sempre a se renovar e se autoreconstruir.
A representação simbólica do mundo através de caracteres, fonemas e/ou teorias científicas está desvinculada da natureza do universo, que não tem qualquer representação. Assim como a moral está apenas no homem, também este é o status do conhecimento.
A realidade não se adapta e não tem que se adaptar aos incompletos e simplísticos modelos [científicos] que os humanos têm dela. A realidade é anárquica e complexa. A maior parte dos padrões observados no universo e na natureza são tênues e eles não se adaptam a uma idéia fixa, a um modelo fechado e quadrado que os humanos teem do mundo que os envolve. É por isso que a ciência sempre questiona seus próprios padrões, por isso ela sempre se renova. Ela é uma busca constante de uma regularidade que não existe, que existe apenas de forma aproximada, a ciência é uma descrição de uma regularidade irregular. Todos nossos modelos são falhos em um sem-número de aspectos e muitas vezes eles não permitem que os dados experimentais sejam nele assentados. Então a teoria tem que mudar, tem que se adaptar.
Cientistas x Religiosos: uns afirmam que o homem existe há mais de 40 mil anos, que a Terra existe há mais de 4 bilhões de anos, que o homem adveio com a evolução animal e outras coisas. Outros, que somos originários de “um sopro no barro”, que a Terra foi criada em 6 dias, etc. Uns acreditam na ciência, no carbono 14. Outros, nos diversos autores de livros formadores da Bíblia. Ciência x Fé: com qual você fica?
"Pequeninos, se vocês sonham um dia ser um grande cientista, não procurem antes o conhecimento e sim ter a capacidade de observar cuidadosamente os fenômenos que ocorrem na natureza e tentarem entender o porquê estes fenômenos acontecem. O conhecimento virá a vós em conseqüência de suas buscas por explicações e entendimentos desses mistérios maravilhosos que ocorrem na natureza."
“O poeta, ao observa uma flor, aprecia sua beleza e a descreve liricamente. Já o cientista, ao observar uma flor, a desmonta toda para estudá-la e a descreve cientificamente, e isso é sinistro e deprimente para o poeta.”
“Os profissionais da ciência são divididos em três categorias: Cientista Teórico, Cientista Experimentalista e Pesquisador. O Pesquisador é uma mistura do Cientista Teórico com o Cientista Experimentalista.”
"Quem não gostaria de usar esta nova tecnologia cientificamente comprovada para destravar rapidamente os poderes do seu cérebro escondidos no seu subconsciente e atrair poder, riqueza e sucesso para a sua vida?" Esta é a típica frase que todos nós procuramos realizar, mas e o seu Poder, Riqueza e Sucesso interior, onde vai se encaixar?? Sem estes o resto não tem utilidade nenhuma a não ser somente e extremamente esterna...
"O papel de um Cientista é de explicar acontecimentos que ocorre na natureza, estudá-la e ajudar a humanidade a progredir, e não de retardar seu movimento criatório evolutivo para destruí-la."
“Cientista é todo aquele que estuda sistematicamente uma determinada área da ciência para obter conhecimento, e posteriormente vim a contribuir para o desenvolvimento da ciência, dentro dessa determinada área estudada, para esse feito, se salvaguardará ou não da utilização do método cientifico.”
Parando para pensar, percebi que os cientistas, homens tão inteligentes e admirados, foram os seres ‘inteligentes’ que criaram a bomba atômica e todas as demais drogas que destroem famílias…
Eu via nos contos de fadas, em ficção cientifica aquele rapaz idealizado, e um dia pensei como seria esse principe... tal de encantado? se ele realmente existi-se? então nada me veio em mente... Até que um dia o conheçi, e pude ver um principe existindo de verdade. E em minha mente revelou-se o enigma! pensei o principe existe, e o encantando é você.
O conhecimento científico é a força motriz que geri a inteligencia a favor da vida. Em outras palavras, a ciência é a unica condição de sobrevivência.
Psiquiatras, psicólogos, religiosos, cientistas, todos querem nos analisar, e por fim definir quem somos. Até mesmo nossos pares profissionais, no ápice da alucinação, se sentem no direito em nos definir e sem nenhuma razoabilidade, se corroem com a inveja e o poder. Pobres coitados, não são capazes nem mesmo de se conhecerem. Sou Ulysses, filho de Laertes, Rei de Ítaca, para os que não sabem: "...o da ODISSÉIA...", simples assim.
Amor, meu amor por ti é intenso, acredito que sou o primeiro cientista a transformar você em oxigénio.
Somos meros transeuntes do mundo terra. O homem, apesar de todo o avanço tecnológico e cientifico existente nos dias de hoje, não tem certeza do que existe com precisão além dos nossos céus e nas profundezas dos nossos oceanos
O orgulho e a sensação de superioridade – seja por domínio de um conhecimento científico ou pela posse de fortunas, por convicções filosóficas e ideológicas ou ainda por crença religiosa – são e sempre serão um atraso na evolução.
A utopia socialista se vale das populações mais atrasadas, cultural, científica e materialmente para vender a idéia de que o sucesso pessoal pode ser alcançado pela transferência do patrimônio dos outros para o Estado "o grande provedor de todas as necessidades do povo."