Poesias sobre Ciências
O que chamamos 'método científico' -- mesmo supondo-se que seja aplicado com máxima probidade e correção, o que é rarissimamente o caso -- não ocupa senão uma parcela ínfima do território abrangido pela razão humana. Mais ainda: essa parcela não tem NENHUMA autonomia, mas depende de pressupostos lógicos, epistemológicos e metafísicos que estão infinitamente fora do alcance desse mesmo método. Dar à ciência moderna o estatuto de representante única ou máxima da razão é VIGARICE.
“O fazer pedagógico também é científico, pois relatar como uma hipótese oportuniza a compreensão do meio que circunda o educando. A pedagogia faz algo que a área clínica sozinha não oportuniza; desenvolve habilidades acadêmicas transformando-o em alguém independente.”
O espaço não é um objeto científico retirado da ideologia ou política. Sempre foi político e estratégico. Existe uma ideologia do espaço; porque o espaço, que parece homogêneo, que aparece como um todo em sua objetividade, em sua forma pura, tal como o determinamos, é um produto social.
Eu sempre soube que os cachorros nos entendiam. Os estudos científicos só vieram confirmar o que eu aprendi na prática, o que aprendi com a convivência com meus bichinhos.
"Alguns conhecimentos científicos diversificados, evoluíram a humanidade em algo surpreendente, graças a contribuição de grandes mentes científicas, formando uma civilização moderna, que está na luta contínua em busca do saber, embora as crenças irracionais e sem significado atrapalhem este processo de evolução mental e futurista, no final venceremos os mitos fantasiosos graças, a racionalidade filosófica e científica".
Os cientistas falam sobre como herdamos os problemas de saúde dos nossos pais por meio dos nossos genes, mas também herdamos toda a linhagem de medo e dor.
Cientistas Americanos detectaram pela primeira vez ondas gravitacionais da terra. Isso tudo é bobagem de quem não tem o que fazer, coisa de nações subdesenvolvidas. Aqui no primeiro mundo, onde só tem gente inteligentíssima e sábia, nos preocupamos com temas mais relevantes como o carnaval em Salvador, a Mangueira que ganhou no Rio, o jurado que esqueceu de dar nota pra uma das escolas de samba em SP, o Wesley Safadão, o Naldo que xingou o público, o Neymar, o pai do Neymar, o Hit da chapinha e o da metralhadora. Que Einstein que nada, cada aluno de nossa gloriosa rede pública de ensino é um "Einsteinzinho" em potencial. O Brasil é um celeiro de gênios!
Se até os cientistas não descobriram respostas para solucionar algumas perguntas, por que vocês, meros adolescentes, compreenderiam o motivo de um amar o outro incondicionalmente?
No país que o esporte é sempre mais importante que o estudo científico e a ciência nunca chegará ao patamar de primeiro mundo.
Olha para aquelas vacas e lembra-te de que os maiores cientistas nunca descobriram como tirar leite do capim.
"se a concordância fosse a definição de verdade, as afirmações científicas consensuais não seriam tão exatas como costumam ser, antes teriam a tendência para ser tão vagas quanto possível."
Emancipação filosófica é avançar do senso comum para o conhecimento científico. É ela que nos proporciona um visão realista de mundo, promovendo senso crítico e rupturas de consciência, com tradições que caducaram e que nos paralisavam; ela também é responsável por não nos deixar se orientar na vida a partir apenas de mitos e de saberes empíricos.
A integridade e (ali) é intrínseca a moral, amo os poetas, dou risada dos filósofos e aos cientistas sempre o (ainda) têm que aprender.
Uma teoria científica é tida como verdadeira até que surge problemas que ela não pode resolver, então os cientistas ao buscarem a resolução dos problemas em muitos casos acabam originando um novo paradigma científico.
Frescura e idiotice é quem é intelectual, ou procura no google ou dicionário, palavras cientificamente bonitas para impressionar alguém, enquanto que existem muitos leigos, simples e humildes que com palavras mal escritas e com sua própria criatividade impressionam muito mais.
A coisa mais importante que os cientistas devem buscar descobrir não é se existe vida inteligente em outro planeta, mas uma maneira de evitar a morte do universo.
O cientista que descobrir como reverter a entropia não só ganhará o prêmio nobel como salvará a humanidade da lenta morte do universo.
Eis que daqui a três décadas os cientistas criarão um computador quântico que será o novo deus da humanidade.
Quanto mais eu conheço Jesus nos livros científicos mais o admiro, e nos livros sagrados, mais o amo.