Poesias sobre a Amazonia
Com um submarino atômico que um de nós quer comprar, um milhão e meio de hectares na Amazônia poderiam ser reflorestados.
Eu sou daqui! Dessa gigante Amazônia, onde o verde reflete beleza e os rios com suas riquezas me causam admiração. Eu sou daqui! Sou caboclo aventureiro. Sou mestiço brasileiro, sou gene desse lugar. Eu sou daqui! Desse imenso rincão, onde a terra é de todos mas exige preservação. Eu sou daqui! Sou amazônida verdadeiro e amo por inteiro, cada canto desse verde-mar. Eu sou daqui. Já estive em muitos lugares, mas sempre sinto saudades e volto para o meu lar. Eu sou daqui. Eu sou Amazônia!
Dos aproximadamente 150 indígenas flecheiros mortos ano passado na Amazônia por garimpeiros entre mulheres e crianças... que sequer conheciam o homem branco... e todos que estão sendo perseguidos e doutrinados na nossa cultura... arrasados e oprimidos... ninguém lembra? Foram mais de 8 milhões de indígenas mortos na nossa história. E os que não ficamos sabendo? Oremos. Oremos muito. Mais respeito. Menos violência. Somos todos filhos da Terra. Somos todos irmãos.
Não adianta ficar postando textão indignado com os incêndios criminosos na Amazônia se vamos continuar consumindo de forma desmedida. Eles são os verdadeiros bandidos por liberarem o desmatamento sem controle e incendiarem sem nenhuma punição florestas continentais, mas, diretamente temos nossa parcela de culpa por consumir cada dia mais, de forma inconsequente, principalmente carne, que é um dos motivos principais do desmatamento, derrubam milhares de quilômetros de mata para criar os animais que servirão de churrasco para nós. Antes de postar textão, saiba que a mudança começa em nós. E se a mudança começa em nós, por que não abrir mão de algumas regalias e diminuir o consumismo para o bem maior coletivo ?
Nós não somos dignos da Amazônia. O homem branco não poderia sequer chegar perto, e os fazendeiros deveriam ser expulsos.
A primeira AMAZÔNIA que eu e você precisamos nos preocupar é aquela ao nosso redor. Olhar distante é fugir do que é nosso dever.
Na verdade, a Amazônia é a virgem do mundo que todo o mundo deseja, mas só o que está guardado abaixo de suas Verdes Vestes.
os negros quantos os brancos tiveram seu apogeu nem que seja individual,seja Índia,Africa,Amazônia,seja Gales,Cordobã,ou Egito para ambos também os Asiáticos na Mongólia,Vietname os de pele olivácea do Cazaquistão,Bulochistão tanto faz os que os diferencia são o que são individualmente e em grupo suas identidades.
Das nossas lutas para uma anistia ampla, geral e irrestrita, na defesa da amazônia e pelas demarcações das terras indígenas, pouco mudou até aqui. Uma cambada de proletariados da zona sul do RJ, bancados na PUC e FGV pelos papais, com fantasias de simples comentando as orgias de fim nos de semana em Angra dos Reis, fumadores da erva que alimentam o trafico, socialistas de araque com caras e bocas pintadas de vermelho, partidos sindicalistas no Baixo Leblon. Entende se bem a quem serve e interessa a bagunça destes factoides de esquerda forjados a fogo brando que não doí e não queima contra as instituições nacionais e o verde oliva dos fardados. Amotinados do oba oba que só viajam para Europa de primeira classe vendo do alto as periferias agonizantes da verdadeira cidade.
Grandes potências idealizam ideias pró preservação da Amazônia com um único só intuito, roubar suas riquezas.
Se a Amazônia Brasileira é o Pulmão do Mundo, na cirurgia da devastação, aonde estão os outros órgãos do corpo.
O Povo original, a Fauna e a Flora da Amazônia são vistos no seu subsolo aos olhos das ONGS INTERNACIONAIS.
Se a região da Amazônia, que é a maior fonte de oxigênio do planeta, for destruída, a humanidade enfrentará um futuro sombrio.
A Amazônia é um celeiro de muitas cosmogonias elaboradas e vivenciadas pelos seus habitantes e que, muitas vezes, são transmitidas pela oralidade
A Amazônia é o universo aonde nasci e cresci. Esse vasto manto de folhagens e rios esconde por de traz de cada “furo” a poesia viva de tantas histórias.
A Amazônia esconde o universo de todos que vivem nela, numa gigantesca rede de sentimentos movidos pelo amor e o pertencimento do nosso lugar no mundo.
Um dos maiores problemas do Brasil é que existem mais papagaios na selva de pedra do que na Amazônia!
Hoje, 5 de setembro, é o dia da Amazonia. Os demais dias dos anos têm sido os dias da destruição das florestas. Da extinção da vida no planeta. Dias que escancaram o potencial da covardia humana. Do desrespeito à natureza.
A maior parte da Amazônia é brasileira e dela depende milhares de famílias locais originais e de baixa renda. Sendo assim, não deve ser vista e nem concebida para o mundo, dos países poluentes excessivos mais ricos do planeta, como uma promissória em branco, irretocável de créditos carbono.
Estes bla, bla, bla do PT internacionalmente em defesa da amazônia brasileira, com suas girafas, leões e elefantes, não me convencem.