Poesias para Professores
Tentar esquecer alguém
por medo, é viver o medo absoluto do amor...
é sentir a angustia da perda premeditada,
é abrir mão da esperança de um dia
ser amada, algemada a
escolha envolvida pela dor!
Dentre tantos momento
vividos, tantas lágrimas derramadas...
único objetivo da vida,
é permanecer conectada,
ao medo de amar...
pelo simples fato de um dia
ter sido machucada!
O que mais me estarrece, me causa indignação, espanto, perplexidade, repulsa é saber que alguns parentes que sabiam das atrocidades, crimes, abusos e violências sexuais sabiam e não tomaram nenhuma providência naquela época.
Mas alguém poderia dizer:-Como iria contar essas coisas para a sua Mãe? De que jeito? Do mesmo jeito que se a Polícia tivesse tomado conhecimento. Se o martelo hoje fosse batido, vocês não sairiam impunes e responderiam pelo Crine de omissão. Relato de uma das vitimas. Trecho do meu Livro
Tu és uma pessoa de muito valor
que arduamente aprendeu a se amar,
a enfrentar a sua dor,
que a vida ainda tem muito a te ensinar, que a fé em Deus é um fulgor
que não te deixa desanimar
apesar do sinal de desamor
que possas encontrar.
Mel da paz
Paz, se faz não se desfaz!
Conquista a vida em paz.
Da alma leve que carrega o véu branco da transparência do bem e do amor.
Carregue na consciência a paz do bem que faz,
Não do mal que gera dor e terror.
Quero me lambuzar do néctar do mel da paz
Do gostinho de saborear e partilhar a esperança do amor.
Do véu da paz se vestir e se cobrir
No adocicar com pedras do refinado puro açúcar do mel.
No espelho cristal, refletir
Ao agir...
Do mel da paz quero sentir e transmitir.
Adriana C. Benedito
"O senhor foi então confrontado com dois mundos totalmente diferentes". [personagem Professor Noronha]
"Totalmente diferentes", concordou o bodihsattva, "um que tudo fragmenta, outro que tudo une." [personagem Tenzing Thubten]
“Havia um homem
que aprendeu a matar dragões e deu tudo que possuía
para se aperfeiçoar na arte.
Depois de três anos,
ele se achava perfeitamente preparado, mas,
que frustração, não encontrou
oportunidades de praticar sua habilidade.”
Dschuang Dsi
“Resolveu, então,
ensinar a matar dragões.”
René Thom
“Muitos aprenderam a matar dragões, mas
já não havia mais dragões a matar.”
Luciano Rodrigues Marcelino
Desde quando uma mulher é obrigada a se envolver com monstros por dinheiro ou vantagens? Onde está escrito isso?
Existem Mulheres que se amam ,têm amor próprio, dignidade e não estão à venda! Mulheres que lutam para ganhar a Vida e realizar seus Ideais de Vida com o suor do rosto ( não das pernas ou da genitália ). MULHERES que acreditam em si mesmas e não precisam de muletas machistas ou de garanhões para alcançarem seus objetivos de Vida. Não sou feminista e sim feminina. E com Excelente MEMÓRIA.
Não procure resolver tudo simultaneamente.
Inspire.
Expire.
Mesmo você sendo forte e capaz, é necessário fazer o que a vida nos ensina: viver um dia de cada vez.
Lacuna
Estou saturada
da tolerância e de desculpa rasa para qualificar o hiato cognitivo
do estratagema do saber das pontas dos dedos
do aprender célere e abominável
como se o malabarista do circo
não necessitasse ser perseverante
do desprezível conjuminado do incompatível
ensinar para fazer aprender
lucubração de clã díspar
à mercê do próprio capricho
ah! Como estou farta
da pergunta antecipada para conhecer a minha opulência
para vir a traçar o meu hediondo destino.
Você acorda um dia e promete viver tudo intensamente outra vez. Resolve passar a borracha em coisas que por muitas vezes foram jugadas inapagável. Então você se esforça. Sofre calada. Engole em seco e no final você sucumbi perto de quem permaneceu ao seu redor por achar que você estava pronta. Então o remédio é continuar sofrendo até o final? Não. Tem dores que só o tempo é capaz de curar e pular essa etapa pode ser tão perigoso quanto se jogar de um prédio de 40 andares, porque a diferença será causada apenas pela velocidade do impacto e nada mais.
Então tem dias que você acorda indisposta, e a única vontade que habita em seu coração é a de permanecer aprisionada no escuro daquele quarto. Algo angustiante. Triste. Solitário e Preocupante... As lembranças te fazem chorar outra vez e cada lagrima derrama parece transparecer todo sofrimento escondido dos olhos de quem está ao seu redor. Você passa mão sobre o rosto e conforma seu coração com a vontade interna de fugir de tudo aquilo. Esse é o gatilho para pular para a outra fase... Você aprende que mentir machuca. Esconder machucar. Trair machuca. Amar machuca. Deixar Machuca... Tudo vira lição e assim você se sente finalmente preparada para seguir e errar outra vez caso seja preciso.
Quando vou partilhar conhecimento
O respeito é sempre o primeiro passo
Para evitar perder o compasso
Nessa lida eu não tomo assento
E no palco da sala apresento
Coisas boas que podem agregar
E a força que tenho para mudar
Eu entrego a todos com carinho
Não pretendo a aluno dar caminho
Quero apenas faze-lo caminhar!
Através da imaginação as crianças criam seu próprio mundo. Cada momento é importante para aprender e ensinar por isso crianças, alunos e professores não se esqueçam que a vida é uma escola sem formaturas.
ATINO
Várias coisas abomino
Que não sejam meu destino
Continuo um peregrino
Esperando ouvir o sino
Cujo som eu procrastino
Que desperte para o tino
Sob a luz de algum ensino
A mim mesmo sabatino
Em resposta aos desatinos
Experiências aglutino!
Quem acredita que nao deve aprender nada, realmente não deve nem tentar...
...por que mesmo que as melhores informações estiverem disponíveis...
... este não estará disposto a desfrutar.(Alessander Gerhardt) 16/03/2021
Tu não quer fugir de ti, nem parar a tua mente.
Tu só está preenchido com dados negativos absorvidos. Então decida
mudar radicalmente. Te encha até o transbordo de coisas boas em teus olhos, ouvidos e mente. Everá que viver em ti pode ser fantástico, e como meditar com maravilhas na mente é delicioso!
Quero pular de alegria sem ter que sofrer noutro dia
Quero tudo de mão beijada mas nada que seja em demasia
O que é em demasia estraga.
Voar tão alto pode fazer-me esquecer como pousar
Beijar todos os dias sem me fartar...
Sentir o que é bom sem ter medo que possa passar
O tempo dá o tempo tira
O amor dá o amor ensina
A dor mata a dor irrita
Estou tão só ao fim ao dia
“Entenda de uma vez por todas que Deus, o criador do universo, não castiga ninguém,
apenas nos ensina“
BNCC, base nacional curricular comum:
Li um texto sobre inclusão digital, onde indicava não ser necessário ao professor/mediador, saber ou conhecer todas ferramentas disponíveis para contribuir na formação mediada da inclusão digital, (fato que discordo).
Justifico: qlqr disciplina que busque pela prática e estudo disponibilizar no ambiente escolar, o aprendizado, formando de maneira crítica as melhores competências, com orientação e inclusão, suficientes a contribuir na formação de diferentes sujeitos, se pede, competências e formação, buscada e selecionada, por meios de concursos, entrevistas, diplomas reconhecidos e etc.
O sistema separa e avalia, não permite que sujeitos não capacitados possam agir.
Neste sentido, se atenuamos o processo seletivo do formador/professor ao ponto de não exigir dele completa competência, estaremos promovendo qual formação?
É claro que segundo o nível que se escolhe atuar é necessário um determinado conhecimento integral e completo.
Agora, reduzir a expectativa e a experiência do formador a um status menor, não disciplinando o grau de entrada e quais competências mínimas o professor deva ter, sublinhando apenas o fato que não deva saber tudo sobre tudo, não ajuda o sistema de ensino e aprendizagem, ser suficiente, ao contrário, o desqualifica e diminui seu valor.
Preparar é; Se colocar na posição de aluno; ser humilde.
Aprender é; Desenvolver uma forma de ensinar.
Treinar é; Demonstração de força de vontade aplicada na execução de tarefas.
Ensinar é; Elaborar possibilidades de praticar o que se aprende.
- Relacionados
- Frases pedagógicas de motivação escolar
- Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação