Poesias Infantil de Chico Buarque
A experiência do homem consigo mesmo – tantas vezes revelada nas tradições religiosas do mundo – é a experiência do silêncio interior.
No percurso da vida é natural se contradizer em várias ocasiões para entender que o equilíbrio é estar no meio.
O homem caminhou do recurso da dominação propriamente física para um segundo estágio: a ideologia. Esta última é a forma pela qual, no percurso da evolução, o homem sofisticou o modo como domina o outro.
Era difícil conversar com as pessoas porque elas não tinham tempo para ouvir. Então eu escrevi um livro.
Poderia ser o contrário a ideia que se tem de que as pessoas dissimuladas são hipócritas por natureza.
Está a um nível de entendimento louvável a pessoa que acredita firmemente que somente a Caridade torna os homens ricos.
É preciso saber viver... é preciso aprender isso, continuamente, na escola da vida. E cada dia que se passa aprendemos algo novo através das coisas, através de alguém, ou até através de nós mesmos...
“” Todos querem ter razão, mas razão vem de razoável, de raso, que quer dizer equilíbrio. Então sejamos razoáveis.... Ninguém tem toda a razão...””
"Após as gotas de chuva que são formados os lindos arco-iris, e após as tempestades, o renascer do sol retorna com todo seu brilho explendido. Cabe a nós aceitarmos a ordem e aguardar o tempo de cada etapa."
“” O amor deve ser sempre cultivado e qualquer um que o cultive, pode mudar a vida de pessoas para melhor...”
O amor nasce e dependendo da pessoa, ele cresce, floresce e fica lindo. Traz flores, cores e outros amores. O amor deixa a vida melhor do que simplesmente ela já é. O que antes me parecia uma besteira sem tamanho, hoje me faz de vítima e tudo isso é muito bom. Simplesmente ele nasce e vai crescendo dentro da gente. Morrer é uma questão indiferente. O que vale é a certeza de que estamos aqui por amor e para amar.
O sertão queima. Como se fosse coração apaixonado, como dor ainda não cicatrizada, como amor que por medo em segredo foi mantido, sempre tido mas nunca correspondido.
Ainda que os tempos mudem, várias coisas continuarão intactas. Árvores nascerão enquanto pessoas morrerão. De amor, de dor ou simplesmente, de vida. O tempo é um fogo sem fim.
O preconceito criou raízes no tempo, cultivou galhos sem frutos, consagrou a falta de respeito, desde então fatalmente todos são tidos como suspeitos.
“” Talvez você seja uma daquelas pessoas que eu gostaria de falar uma porção de coisas, e não falo, mas não tem problema... você sabe !!!...””
Só existe obstáculo intransponível para quem não consegue vê-lo como oportunidade de passagem para o sucesso.