Poesias Evangélicas
Quando Deus fala
Ele falou e foi feito. - Salmo 33: 9
Reconhece alguma dessas afirmações? “Vou perder peso.” “Vou começar a ler minha Bíblia todas as manhãs.” “Vou desistir desse mau hábito.” Todos nós fazemos declarações como essas - fortes declarações do que queremos acontecer. Mas dizer algo e garantir que isso ocorra não é o mesmo. É preciso esforço e dedicação, e mesmo assim o que queremos que aconteça pode não acontecer.
Não é assim com Deus. De acordo com o Salmo 33, quando Ele fala, o que Ele diz vem a ser. Por exemplo, o versículo 6 diz: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca”. Deus falou e o mundo veio à existência. Que testemunho da grandeza de Deus! Deve nos lembrar da infinita diferença entre o Criador e Suas criaturas. Quando falamos, expressamos nossos desejos; quando Deus fala, Ele cria a realidade.
Esta magnífica verdade nos inspira a colocar em prática os mandamentos do Salmo 33: 1-3, “Alegrai-vos no Senhor”, “Louvai ao Senhor” e “Cantai a Ele”. Suas palavras geram mundos, e nossas palavras precisam traga seu louvor.
Hoje, vamos fazer mais do que dizer: "Vou louvar ao Senhor". Vamos fazer isso com nossas vidas e com nossas palavras.
Com palavras de poder, Deus formou o mundo.
Através dos céus as estrelas foram arremessadas;
E agora, em honra a Ele, trazemos
nossas palavras de louvor enquanto oramos e cantamos. JDB
O grande poder de Deus gera nosso louvor grato. Dave Branon
Sem resposta
O Senhor é minha rocha e minha fortaleza e meu libertador. - Salmo 18: 2
Uma amiga da família foi abandonada pelo marido e deixou para cuidar sozinha de seus filhos pequenos. Eu me pergunto como ela vai conseguir.
Uma avó escreveu a "Radio Bible Class" pedindo oração pelos seus netos, que parecem estar jogando suas vidas nas coisas deste mundo. Eu sinto tristeza.
Minha filha adolescente falou sobre a pobreza que ela viu entre os crentes em um país que ela visitou em uma viagem missionária. Eu procuro respostas. Por que tais desigualdades?
Então olho para o Salmo 18. Davi tinha sua própria lista de problemas. Ele foi ameaçado pelos inimigos (v.3), cercado pelas “angústias da morte” e pelas “inundações da iniqüidade” (v.4).
Que esperança poderia haver em sua situação? A ajuda viria na forma de dinheiro, soldados, armas poderosas ou pessoas que viriam em seu auxílio? Não, a ajuda de Davi veio de uma fonte inesgotável - o Senhor, a quem Davi chamou de “minha rocha e minha fortaleza e meu libertador” (v.2).
Como todos nós, Davi enfrentou adversidades. Mas como o Salmo 18 indica, quando nossos problemas são colocados contra a força de nosso Senhor, não há competição.
Você está em perigo? Chame o Senhor. Ele sempre ouvirá sua voz.
Mesmo na minha hora mais sombria,
o Senhor me abençoará com o seu poder;
Sua graça amorosa certamente será abundante.
Em Seu doce cuidado, serei achado. —Brandt
Tudo não é desesperador quando sua esperança está em Deus. Dave Branon
O conforto da viúva
O Senhor cuida dos estrangeiros; Ele alivia o órfão e a viúva. - Salmo 146: 9
Um cristão sabia que deveria visitar uma mulher cujo marido morrera recentemente. Ele temia a ideia porque ela estava desanimada, mas ele decidiu ir. Ele sabia que era certo “visitar órfãos e viúvas em sua aflição” (Tiago 1:27).
Quando ele chegou à sua porta, ficou surpreso ao encontrá-la de bom humor. "O que mudou sua atitude", ele perguntou. “Bem”, ela respondeu: “Estou lendo minha Bíblia com mais fidelidade desde que João morreu e descobri no Salmo 146 que o Senhor cuidaria de mim. Recebi nova coragem porque fiquei tão confortada com a promessa dele. ”
Aqueles que viram o rosto radiante da mulher e a confiança renovada em Deus ficaram impressionados com a transformação que Ele trouxera em sua vida. Ela ficou muito encorajada quando sua igreja se uniu ao seu apoio e supriu suas necessidades.
A Bíblia nos diz para honrar as viúvas e condena veementemente aqueles que se aproveitam delas (Mt 23:14). De novo e de novo somos informados do especial cuidado e preocupação de Deus pelas mulheres enlutadas (Êxodo 22:22; Pv 15:25).
Se você recentemente perdeu seu cônjuge, as palavras de Deus no Salmo 146 são claras e reconfortantes. Ele se preocupa com você e quer que você coloque sua confiança nEle enquanto enfrenta o futuro.
Ele será o conforto certo do seu coração,
Conselheiro Divino e Amigo;
Os próximos anos não precisam afligir você,
Ele irá guardá-lo até o fim. —Anon.
O conforto de Deus compensa as perdas da vida. Henry G. Bosch
Satisfação da alma
Não há ninguém na terra que eu deseje além de você. - Salmo 73:25
O pregador do século XIX Frederick W. Robertson pastoreava uma igreja em Brighton, Inglaterra. Embora ele fosse um grande pioneiro, ele estava preocupado com o medo do fracasso. Ele sofria de doenças físicas dolorosas e morreu aos 37 anos.
Em seus tempos mais solitários, Robertson freqüentemente encontrou algum consolo nas obras de Shakespeare, Wordsworth e Coleridge. No entanto, até mesmo esses grandes escritores o deixaram cada vez mais insatisfeito, levando-o a escrever: “Eu vou para o campo para sentir Deus; mexer em química para sentir temor dele; leia a vida de Cristo, para compreendê-lo, amá-lo e adorá-lo ”. Robertson concluiu com estas palavras:“ Eu me volto com desgosto de tudo para Cristo ”.
Deus pode nos poupar do sofrimento emocional e corporal de Robertson. Ele pode nos dar muitos anos de preenchimento para podermos dizer: “Meu cálice transborda” (Sl. 23: 5). Mas não importa o quê, devemos nos identificar cada vez mais com as belas palavras de Bernard de Clairvaux, que escreveu no século XII:
Jesus, Tu Alegria de amar os corações,
Tu fonte de vida, Tu Luz dos homens,
Da melhor felicidade que a terra dá
Nós nos voltamos para Teus novamente.
Sim, somente Cristo é a Água que apaga nosso espírito ressequido. Só Ele é o Pão que nutre nosso coração faminto. Só Ele é a Verdade que responde aos questionamentos mais profundos de nossa mente.
A verdadeira satisfação da alma é encontrada somente em Cristo.
Quando Jesus é nossa única satisfação, teremos verdadeira satisfação em nossa alma. Vernon Grounds
Manuseie com cuidado
Sua palavra é muito pura; portanto o teu servo a ama. - Salmo 119: 140
Em uma escavação em Jerusalém, o arqueólogo Gabriel Barkay descobriu um pequeno pergaminho de cobre com a inscrição da Bíblia. Este fragmento da Escritura era frágil e manchado com a idade. Barkay levou para seu laboratório e trabalhou com paciência inacreditável e delicada atenção para desenrolá-lo sem destruí-lo.
Datado de cerca de 400 aC, o pergaminho foi um achado muito importante porque continha o nome hebraico mais antigo escrito por Deus, Yahweh (ou Jeová). Aparentemente, o escriba que copiou tinha quebrado com a prática de nunca escrever esse nome sagrado. Sempre antes, por causa de sua reverência por sua santidade, os escribas judeus sentiam-se indignos de escrever aquele nome especial.
A Bíblia é a Palavra santa, inspirada e infalível de Deus, e devemos lidar com suas verdades com o mesmo cuidado que Barkay deu à sua descoberta e a mesma reverência que os copistas deram ao nome de Deus. Escritura vem a nós do coração de Deus. Portanto, devemos guardar sua mensagem com integridade “dividindo corretamente a palavra da verdade” (2Tm 2:15). Nós devemos respeitar cada palavra sua. Tirar as Escrituras fora de contexto ou distorcer seu significado para servir aos nossos propósitos ou justificar nossas próprias opiniões é desonrar a Palavra de Deus e Seu nome.
Vamos sempre lidar com a Palavra de Deus com cuidado.
A Bíblia permanece, e será para sempre
Quando o mundo já passou;
Por inspiração, foi dado -
Todos os seus preceitos eu irei obedecer. —Lillenas
Abra sua bíblia em oração, leia com atenção e obedeça com alegria. David C. Egner
O salmista cínico
Gracioso é o Senhor e justo; sim, nosso Deus é misericordioso. - Salmo 116: 5
Theodore Roosevelt compreendeu os perigos do cinismo quando observou: “A maneira mais pobre de encarar a vida é enfrentá-la com um sorriso de desdém”.
O salmista quase sucumbiu a esse perigo. Ele evidentemente tinha inimigos que estavam fora para levá-lo com mentiras e rumores. Os ataques foram tão injustificados e seu desespero tão profundo que ele pensou que iria morrer. Em sua solidão e agonia, concluiu que não havia ninguém em quem pudesse confiar. Ele confessou: “Eu disse na minha pressa: 'Todos os homens são mentirosos'” (Salmos 116: 11).
O cinismo é um vírus que ataca o espírito e quebra nossa relação com os outros e com Deus. O cínico suspeita do pior, mesmo nas melhores pessoas. Ele pode ver mais mal através de um buraco de fechadura do que outros vêem através de uma porta aberta.
Os inimigos do salmista quase o derrotaram, não com facas, mas através de ataques verbais. E o maior perigo não veio das mentiras contadas sobre ele, mas de seus efeitos sobre sua alma e sua caminhada com o Senhor.
Cuidado com o cinismo. Evite fazer julgamentos precipitados sobre os outros enquanto estiver sob estresse. O salmista fez isso, mas acabou percebendo que sua atitude estava errada. Deus o entregou e substituiu seu cinismo por um elogio vibrante. O Senhor também pode fazer isso por você.
'Meio do sol ou da chuva', no meio do bem ou do mal,
Através de todos os meus dias terrestres,
Que nada amargo acalme, Ó Senhor,
Minha grata canção de louvor. Adams
Aqueles que abençoarem a Deus em suas provações serão abençoados por Deus através de suas provações.
Haddon W. Robinson
A melhor notícia de sempre!
Esperança no Senhor; porque com o Senhor há misericórdia. - Salmo 130: 7
Eu soube imediatamente que a pessoa do outro lado do telefone estava se sentindo derrotada. Era evidente em sua voz. Ela ligou para dizer que um versículo das Escrituras estava incomodando-a. Depois de citar as palavras de Jesus: “O que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36), ela disse que sentia que o versículo a descrevia.
Tinha certeza de que perdera a alma mesmo sendo cristã. "Eu fiz tantas coisas erradas", ela explicou, "que sei que Deus nunca poderia me perdoar".
O desespero em sua voz confirmou que ela realmente sentia que toda a esperança estava perdida. Então, sem negar que a dor dela era real, eu gentilmente tentei compartilhar a verdade encorajadora de que tudo não estava perdido para ela. A morte de Jesus na cruz removeu a penalidade por todo o nosso pecado. E quando confiamos nEle como Salvador do nosso pecado, somos justificados com Deus e não precisamos temer o castigo eterno (Romanos 5: 8-9). Eu poderia confiantemente dizer-lhe que nosso pai está disposto a perdoá-la e recebê-la de volta em comunhão íntima.
A melhor notícia que poderíamos ouvir ou compartilhar com os outros é esta: "Com o Senhor há misericórdia" (Sl. 130: 7). Assim como Deus perdoou o povo de Israel apesar de seu retrocesso (vv.4,7-8), também Ele está disposto a nos perdoar.
Senhor, ajuda-me humildemente a confessar
Meu pecado e culpa a Ti;
Então por Tua graça Tu perdoarás
E me libertará completamente. —DJD
As manchas dos pecados são removidas pelo sangue purificador de Cristo. Dave Branon
Onde está sua âncora?
Em ti, ó Senhor, ponho minha confiança. - Salmo 71: 1
Um autor desconhecido fez essa analogia: “Você consegue imaginar o capitão de um navio, conduzido por ventos fortes e desejando lançar âncora, tentando encontrar um local adequado para fazê-lo a bordo de sua própria embarcação? Tal coisa parece ridícula, mas por uma lição vamos imaginar o capitão fazendo isso. Ele pendura a âncora na proa, mas ainda assim o barco dirige antes do vento. Ele o coloca no convés, mas isso também não consegue mantê-lo firme. Por fim, ele o coloca no porão, mas não obtém mais sucesso.
“Você vê, uma âncora descansando na nave movida a tempestade nunca fará o trabalho. Só quando é lançado nas profundezas pode ser eficaz contra o vento e a maré. Da mesma forma, a pessoa cuja confiança está em si mesmo nunca experimentará a verdadeira paz e segurança. Suas ações são tão fúteis quanto alguém que mantém a âncora a bordo de seu próprio navio. Lance sua fé nas grandes profundezas do amor e poder eternos de Deus. Coloque sua confiança no infinitamente fiel. ”
Este é um excelente conselho! Lembre-se, se sua esperança de superar as tempestades da vida estiver ancorada em suas próprias capacidades, sua confiança foi tragicamente deslocada. Em vez disso, com o salmista declara: “Em ti, Senhor, eu ponho a minha confiança” (Sl 71: 1).
Embora ondas e ondas me percorram
Em inundações esmagadoras de doentes,
Dentro do paraíso do amor de Deus
Minha alma ainda está ancorada. —Anon.
Estaremos firmes na tempestade se estivermos ancorados em Cristo na rocha. Richard DeHaan
O legado de Erma
As crianças são uma herança do Senhor. - Salmo 127: 3
Erma Bombeck é um dos escritores mais amados da América. Uma dona de casa, esposa e mãe que escreve sobre as fraquezas e tolices da existência cotidiana no lar, Bombeck transformou sua inteligência e sabedoria em uma coluna de jornal bem-sucedida e em uma notável série de livros best-seller.
No entanto, como ela fala sobre seu sucesso, ela é rápida em lembrar às pessoas que sua contribuição mais importante não é se tornar uma autora milionária. Apesar de sua fama e fortuna, Erma Bombeck afirma: “Meu legado será [meus] três filhos”.
Neste dia de rapidamente desintegrar valores e agravar os males sociais, essa pode ser a declaração mais significativa que essa mulher de palavras já falou. Chega à raiz de tantos problemas em nossa sociedade moderna. Pois é no ambiente seguro da família que as lições mais valiosas da vida são ensinadas e aprendidas.
Como cristãos que estão tentando viver de acordo com os preceitos da Palavra de Deus, precisamos reafirmar nosso compromisso com nossas famílias. Compartilhar com eles o evangelho e as diretrizes de Deus para a vida deve ser mais importante para nós do que qualquer um dos nossos próprios interesses. Como Erma, precisamos afirmar que nossa família é o nosso legado mais importante.
Um privilégio além de qualquer preço,
vale mais que prata, ouro ou fama
- guiamos com amor e sacrifício,
e escrevemos no coração das crianças o nome de Deus. —Anon.
Uma criança não pode herdar o talento de seus pais, mas absorverá seus valores. Dave Branon
Vivendo como um ateu?
O tolo disse em seu coração: “Não há Deus.” - Salmo 14: 1
Uma pesquisa do Instituto Gallup, realizada em 1993, indica que apenas 4% da população mundial são ateus. Parece que Deus é bastante popular!
Mas, na realidade, muito mais do que 4% das pessoas no mundo se comportam como se não houvesse Deus. Eles não negam Sua existência com seus lábios, mas fazem em seus corações e vidas. Eles são como os tolos descritos no Salmo 14, que deliberadamente ignoram a Deus porque não querem se desviar de seus modos egoístas de viver e obedecer a Ele.
Essa negação de Deus ocorre hoje mesmo entre aqueles que reconhecem a sobrevivência milagrosa e o crescimento da igreja em países onde tem havido terrível perseguição. Mas em vez de reconhecer isso como uma forte razão para levar a sério a Deus, eles rejeitam o evangelho e vivem pelos valores do mundo.
A melhor maneira de evitar agir como um ateu é praticar a piedade. Nós, que conhecemos a Cristo, devemos cultivar uma profunda gratidão ao Senhor por Sua salvação e exemplificar a pureza, a honestidade e a confiança em Sua bondade. Como cristãos praticantes, devemos ser sal e luz em nosso mundo (Mt 5: 13-16). Quando estamos, Jesus disse que vamos levar os outros a "glorificar [nosso] Pai no céu" (v.16).
Senhor, que nossos lábios e vidas expressem
o bendito evangelho que professamos;
Então deixe nossas obras e virtudes brilhar
E fale daquele que é divino. —Anon.
Como o sal da terra, os cristãos devem fazer com que os outros tenham sede da água da vida. Herbert Vander Lugt
O que fazer em uma crise
Embora eu ande no meio do problema, Você vai me reviver. - Salmo 138: 7
Luyada Gbuda, o presidente de sua denominação no Zaire, estava descrevendo as condições em sua terra natal em 1993. Mais uma vez ele usou a palavra crise.
Politicamente, a nação estava em tumulto e um surto de luta era uma possibilidade real. Economicamente, o país foi pego em uma inflação violenta. Ninguém tinha dinheiro para comprar o que poucos bens estavam nas lojas. Os preços dos combustíveis estavam subindo. A nação estava sofrendo.
Gbuda disse que, ao viajar entre os crentes do Zaire, ele proclama uma mensagem de encorajamento baseada nas palavras de Davi no Salmo 138. Ele desafia seus ouvintes a pensar na grandeza de Deus e a louvá-lo como sua verdadeira fonte de ajuda (vv. 1-6).
O salmista estava confiante na capacidade de Deus para resgatá-lo mesmo quando o problema o rodeava (v.7). E ele podia olhar para o futuro com esperança, porque se lembrava de como o Senhor cuidara dele no passado (v.3).
Todos nós enfrentamos dificuldades. Talvez você esteja em uma situação de crise agora. Você está sofrendo e com medo. Mesmo assim, você pode cantar louvores ao Deus do poder, amor e misericórdia. Pausa para lembrar que Ele pode ser confiável. É a coisa certa a fazer - e continuar fazendo - em um momento de crise.
Seja este o propósito da minha alma,
Minha solene, minha escolha determinada:
Ceder ao supremo controle de Deus,
e em cada provação me regozijar. —Anon.
Nossos problemas parecem menores quando nos lembramos da grandeza do Senhor. David C. Egner
Olhe no livro primeiro
Seus testemunhos também são meu prazer e meus conselheiros. - Salmo 119: 24
Vários anos atrás, essas palavras apareceram na capa da lista telefônica de Grand Rapids: “Olhe primeiro no livro.” Era um lembrete para verificar suas páginas em busca de números antes de ligar para a telefonista.
Isso me lembrou de um paralelo espiritual: antes de enfrentarmos qualquer desafio ou buscarmos a bênção do Senhor em nossa vida, devemos procurar primeiro em Seu Livro por Sua direção e orientação. Quando negligenciamos olhar na Bíblia, corremos o risco de nos envolver em relacionamentos que Ele não pode abençoar e em atividades que Deus não aprova.
Em seu livro Hints to Young Christians, OT Gifford fez o seguinte comentário: “Se você está ficando preguiçoso, leia James. Se sua fé estiver abaixo de par, leia Paulo. Se você é impaciente, considere o livro de Jó. Se você é um pouco tonto, vá e veja Moisés. Se você é fraco, dê uma olhada em Elijah. Se não há música em seu coração, ouça David. Se você se sentir espiritualmente frio, peça ao amado discípulo João para colocar seus braços ao seu redor. E se você está perdendo de vista o futuro, suba ao Apocalipse e tenha um vislumbre do céu! ”
Amigo, ao encarar a vida hoje com suas muitas exigências, deixe a Bíblia ser sua conselheira. Olhe no livro primeiro!
O concede-nos a graça, Senhor todo-poderoso,
para viver de acordo com sua palavra,
sua verdade na mansidão para acreditar,
e todos seus preceitos a receber. —Anon.
As verdades da Bíblia devem ser aplicadas na vida. Henry G. Bosch
Ele está de qualquer maneira!
Eis que aquele que guarda a Israel não dormirá nem dormirá. - Salmo 121: 4
Linus Mandy escreveu: “Uma amiga me disse que ajudou no acampamento de uma criança há alguns anos. Depois de reunir as tropas durante a noite, ela lhes disse: "Vamos dormir e colocar nossas preocupações nas mãos de Deus". "Sim", disse uma das crianças, "Ele fica acordado a noite toda de qualquer maneira!"
Nós todos lutamos com o problema da preocupação. Medos sobre o futuro gradualmente se infiltram. Então eles ficam mais e mais fortes, e podem eventualmente se tornar esmagadores. Isso acontece quando começamos a substituir nossa fé pela ansiedade, deslocando o fardo dos ombros fortes de Deus para os nossos frágeis. Nós nos preocupamos. Estamos com medo. Nós não podemos dormir.
Em momentos como esse, precisamos nos lembrar de que Deus está sempre em alerta. Ele nunca dorme (Sl 121: 4). Ele sabe tudo, inclusive o que tememos (44:21). Ele está em toda parte (139: 7-10). Ele está no comando do nosso mundo (Efésios 1:11). Portanto, não precisamos ter medo.
Você realmente acredita que Deus vê tudo, sabe tudo, é todo-poderoso e está no controle? Em seguida, coloque suas preocupações em suas mãos. Confie a Ele o que quer que esteja mantendo você acordado à noite. Ele cuidará disso. Ele é o único que nunca dorme nem dorme.
Quando medo e preocupação testam sua fé
E pensamentos ansiosos atacam,
Lembre-se de que Deus está no controle
E Ele nunca falhará. —Sesper
A preocupação é um fardo que Deus nunca quis que suportássemos. David C. Egner
Trabalhar ou esperar?
Fique quieto e saiba que eu sou Deus. - Salmo 46:10
Uma cristã talentosa e ativa foi acometida por uma doença que a confinou na cama. Na parede dela havia um lema, Be Strong - e Work for the Lord, baseado em 1 Crônicas 28:20. Mas aquelas palavras, que costumavam lhe dar encorajamento e força, agora traziam apenas angústia.
Uma amiga reconheceu seu estado mental perturbado e leu a última parte de Números 9 para ela. Ela apontou que durante as peregrinações de Israel ao deserto, eles descansavam sempre que a nuvem guia permanecia sobre o tabernáculo. Mas quando a nuvem seguiu em frente, eles seguiram em frente.
O amigo então disse que há momentos em que Deus espera que avancemos em nosso trabalho por ele. Outras vezes Ele espera que descansemos. Para enfatizar seu ponto, ela foi até a parede, anotou o primeiro lema e substituiu-o por um novo: Fique quieto e saiba que eu sou Deus (Sl 46:10).
Todos nós precisamos reconhecer que Deus em Sua sabedoria não apenas nos leva ao serviço, mas também proporciona momentos de descanso. Freqüentemente desejamos a emoção da atividade quando Ele sabe que nos aproximaremos Dele através da quietude pacífica. Um verdadeiro teste de consagração é a capacidade de esperar quando preferimos trabalhar.
Sempre que seus planos forem frustrados,
Apenas fique quieto
e espere pela liderança segura de Deus,
Seu tempo e Sua vontade. —Anon.
Deus ordena nossas paradas e nossos passos. Henry G. Bosch
Algo para cantar sobre
Louve o Senhor! Pois é bom cantar louvores ao nosso Deus. - Salmo 147: 1
Eu entendo porque nunca me pediram para participar de um coral ou cantar um solo. Talento musical não é um dos meus dons. Eu descobri isso aos 9 anos de idade quando eu estava fora um dia cantando vigorosamente. Minha mãe abriu a porta e perguntou: “Um dos bezerros está doente? Eu acho que acabei de ouvir um.
As palavras de minha mãe nunca me impediram de louvar a Deus em música, no entanto. E quando eu prego em algum lugar, eu participo entusiasticamente de canto congregacional (certificando-me, claro, de não ficar muito perto do microfone).
A grande salvação de Deus me enche de gratidão, e uma maneira de expressar minha alegria é cantar sobre isso. É por isso que estou confuso com pessoas que dizem que são cristãs, mas admitem que raramente frequentam os cultos da igreja, quase nunca ouvem música cristã, e encontram cantando hinos e ouvindo sermões chatos. Eu posso entender os descrentes dizendo isso porque eles não conhecem a Deus nem a alegria da salvação. Mas os crentes fazem!
Reflita freqüentemente e profundamente sobre as riquezas que você tem em Cristo. Se você se sentir feliz, desejará louvar ao Senhor. E mesmo se você é um cantor pobre como eu, você ainda dirá um amém “saudável” às palavras do salmista: “É bom cantar louvores ao nosso Deus” (Sl. 147: 1).
Eu cantarei do meu Redentor
e do Seu amor celestial para mim;
Ele da morte para a vida me trouxe,
Filho de Deus, com Ele para ser. -Felicidade
Um coração em sintonia com Deus cantará Seu louvor. Herbert Vander Lugt
A lista de doações
Eu abençoarei o Senhor que me deu conselhos. - Salmo 16: 7
Até agora, a maioria dos presentes de Natal foi cuidadosamente comprada e cuidadosamente embrulhada. Alguns foram enviados para amigos e familiares que moram longe.
Mas tudo começou com uma lista. Você queria obter os presentes certos, então você cuidadosamente escreveu uma lista, certificando-se de combinar cada pessoa com o presente certo. Era uma lista de doações - baseada unicamente no desejo de dar àqueles que você ama.
É bom que façamos isso, porque é muito fácil cair na armadilha de fazer listas do que queremos receber e não do que podemos dar.
Infelizmente, isso acontece com muita frequência em nossa vida de oração. Há tantas ocasiões em que precisamos da ajuda de Deus que tendemos a fazer uma lista de oração que é como a lista de coisas que ele deseja para o Natal.
Para evitar ser unilateral em nossas orações, talvez fosse útil manter dois tipos de listas de oração: a lista de necessidades na qual trazemos nossos problemas ao Senhor e a lista de doações na qual oferecemos nosso louvor ao Senhor. O salmo 16 inclui itens para os quais podemos louvar a Deus sob todas as circunstâncias: Sua proteção (v.1,8), Sua bondade (v.2), Seu cuidado (vv.5-6), Seu conselho (v.7).
Na oração, como em toda a vida, precisamos de uma lista de doações. E o primeiro da lista é o louvor a Deus.
Senhor, que nossas necessidades não cheguem antes
Nossa necessidade de dar a Ti
Nossa sincera gratidão e louvor
Por tudo que você faz. —Sesper
Uma boa atitude em relação à vida começa com gratidão a Deus. Dave Branon
Conexão direta
O Senhor ouvirá quando eu chamar a ele. - Salmo 4: 3
A edição de Natal de 1993 da revista Newsweek publicou um artigo sobre anjos, um tópico bastante surpreendente para se encontrar em uma publicação secular. Como seria de esperar, porém, muitos pontos estavam em conflito com as Escrituras.
Por exemplo, o professor Robert Ellswood, especialista em religiões não ortodoxas, fez esta afirmação: “Com os anjos ao redor, as pessoas sentem que não precisam incomodar um Deus Todo-Poderoso para obter ajuda.”
E André D'Angelo, um ministro em Carmel, Califórnia, sugeriu que Deus é como o CEO de uma grande corporação, e "um anjo é como um bom secretário executivo".
Nosso pai celestial está tão ocupado operando o cosmos que não pode ser incomodado com nossos pedidos de ajuda? Não o Deus da Bíblia que se revela como o único Deus verdadeiro - aquele que sustenta os inúmeros aglomerados estelares em toda a sua imensidão e ainda nota a queda do pardal. Ele nos convida a conversar com Ele até mesmo sobre nossas preocupações triviais.
É verdade que os anjos servem a Deus e ajudam os crentes (Hebreus 1: 13-14), mas não precisamos da ajuda deles para chegar ao Pai Celestial. Podemos nos comunicar diretamente com Ele (4: 14-16). Com o salmista também podemos dizer: “O Senhor ouvirá quando eu clamar a ele” (Sl. 4: 3).
Para a oração respondida, agradecemos a você, Senhor;
Nós sabemos que você está sempre lá
Para nos ouvir quando chamamos você;
Somos gratos pelo seu cuidado. JDB
Deus nunca está ocupado demais para ouvir seus filhos. Vernon Grounds
Quem podemos acreditar?
As palavras do Senhor são palavras puras. - Salmo 12: 6
Você pode pedir a um colega de trabalho que diga: “Preciso pedir dinheiro emprestado para poder sair para o almoço. Eu pagarei de volta depois do meu próximo contracheque. ”Mas dois meses e várias sugestões depois, você ainda não tem o seu dinheiro de volta.
Ou talvez um amigo tenha lhe dito: “Obrigado por me deixar usar seu carro. Eu vou tê-lo de volta cedo o suficiente para você chegar à igreja na hora certa. ”Mas você acaba esperando e depois apressando-se para a igreja meia hora de atraso.
Ou um marido ou esposa disse: "Eu prometo, querida, vamos falar sobre isso hoje à noite." Mas isso nunca acontece, e a questão que está prejudicando o casamento continua crescendo.
Muitas pessoas dão sua palavra, mas não podemos confiar no que dizem. Depois de nos queimarmos algumas vezes, começamos a sentir que não podemos confiar em ninguém.
Davi, que escreveu o Salmo 12, sentiu o mesmo. Nós não sabemos as situações específicas que provocaram suas palavras, mas ele se sentiu cercado por pessoas não confiáveis. Ele lamentou: "Todos mentem" (v.2 NIV).
Todos, isto é, exceto Deus. Suas palavras são puras e perfeitas, como a prata que passou pelo fogo de um refinador sete vezes (v.6). Nós podemos acreditar em Deus. Suas promessas permanecem. Ele não pode mentir.
Oração
O Senhor, mesmo quando parece que não posso confiar em ninguém,
sei que posso confiar em você. Eu acredito na sua palavra.
Torne minhas palavras tão puras e dignas de confiança quanto a sua. Um homem.
Deus nunca fez uma promessa que fosse boa demais para ser verdade. -Temperamental David C. Egner
26.000 presentes por dia!
Que tudo que respira louve ao Senhor. - Salmo 150: 6
O que você faz 18 vezes por minuto, 1.080 vezes por hora, 25.920 vezes por dia, embora raramente perceba? A resposta: você respira. Se você tem 40 anos, já tomou mais de 378 milhões de respirações. E cada uma dessas respirações foi um presente medido pelas mãos de Deus!
Seus pulmões estão entre as partes mais importantes do seu corpo. Eles fornecem oxigênio ao seu sangue e se livram do dióxido de carbono e da água. Alguns minutos sem respirar e você perderia a consciência. Você não poderia sobreviver por muito mais tempo sem oxigênio.
A Bíblia nos diz que o Senhor segura em Suas mãos “a vida de todo ser vivente eo sopro de toda a humanidade” (Jó 12:10). Ele nos dá esses 26.000 presentes todos os dias para que possamos honrá-lo com a vida que eles sustentam.
Um ministro estava ao lado da cama de um idoso cristão que estava próximo da morte. Quando ele perguntou a ela que Escritura ela queria que ele lesse, ela disse: “Faça sua própria seleção, pastor, mas que seja uma de louvor.” Embora ela estivesse respirando por último, ela queria que seu testemunho de despedida ecoasse o salmista: “ Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor ”(Sl. 150: 6).
Você agradeceu a Deus hoje por seu dom de vida?
Aleluia! Aleluia!
Tudo o que respira, louvor a Jeová;
Deixem que as vozes que Deus deu
aos hinos alegres para Ele aumentem. —Salter
Quando for hora de fazer uma oração de agradecimento, não prenda a respiração. Henry G. Bosch
Seguro na vida e na morte
O Senhor preserva os fiéis. - Salmo 31:23
O castelo de Edimburgo, na Escócia, foi construído para proporcionar grande segurança aos seus cidadãos. Estrategicamente situado no topo de um alto mirante, suas paredes maciças ofereciam proteção para os habitantes da cidade sempre que os invasores se aproximavam. No entanto, tão impenetrável quanto parecia aquela grande fortaleza, coube às forças hostis. Isso nos lembra que os melhores esforços do homem nunca fornecem segurança completa contra o desastre.
Em contraste, David tinha um plano de proteção perfeito. O Senhor era sua rocha e fortaleza (Sl 31: 2-3). Ele confiava em Deus e estava seguro em meio aos ataques de todos os seus inimigos.
Essa sensação de segurança pode se estender até além do túmulo. Na Sua crucificação, Jesus citou as palavras de Davi do Salmo 31: 5 quando disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46).
Às vezes, os cristãos que têm grande confiança no Senhor ao longo da vida sentem-se apreensivos ao se aproximarem da morte. O Salmo 31 ajuda a acalmar esses medos. O mesmo Deus que é sua fortaleza na vida irá protegê-los dos terrores da morte e recebê-los em segurança em casa.
Estamos seguros nas mãos fortes de Deus. O salmista disse: "O Senhor preserva os fiéis" (v.23). Podemos estar certos de que Ele nos protegerá tanto na morte quanto na vida!
Existe um lugar seguro e sagrado
Sob as asas divinas,
Reservado para todos os herdeiros da graça -
Oh, seja esse meu refúgio! —Lyte
O Senhor é nossa fortaleza na vida e na morte. David C. Egner