Poesias Evangélicas
LUGARES DESCUIDADOS
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. —Salmo 119:11
Nossa família tinha acabado de chegar ao chalé do lago que alugáramos por uma esperada semana de férias, quando minha esposa descobriu provas irrefutáveis da presença de aranhas e ratos na casa. Não significa que nunca tínhamos encontrado algo assim, mas esperávamos que o chalé estivesse limpo e preparado para nossa estadia lá. Ao invés disso, os balcões, as camas e os armários estavam sujos com resíduos da infestação, exigindo muita limpeza antes de nos instalarmos. Não era uma casa ruim; ela apenas tinha ficado abandonada.
Podemos ser culpados de lidar com o nosso coração da mesma maneira que aquele chalé estava mal conservado. Nossos “lugares descuidados” podem se tornar um solo fértil para a infestação de pensamentos errados, atitudes incorretas, ou comportamento pecaminoso — criando problemas que exigem enorme atenção para serem corrigidos. O caminho sábio é reconhecer que precisamos cuidar dos nossos corações permanecendo na Palavra de Deus e abraçando suas verdades.
Em Salmo 119:11, o rei Davi reconheceu o perigo de não alicerçarmos nossas vidas nas Escrituras, e disse. “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”
Concentrando-nos na Palavra, construiremos vidas espirituais fortes que nos ajudarão a evitar os perigos que crescem, inevitavelmente, em lugares descuidados. —WEC
Para crescer espiritualmente forte, leia a Palavra. Bill Crowder
MUNDO MARAVILHOSO
Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. —Salmo 119:89
A descoberta dos pergaminhos do Mar Morto em 1947 é considerada a maior descoberta arqueológica do século 20. Os antigos manuscritos escondidos nas cavernas próximas de Qumran são as mais antigas cópias dos principais livros do Velho Testamento. Em 2007, o Museu de História Natural de San Diego, EUA, patrocinou uma exposição contendo 24 destes manuscritos. Repetiu-se com frequência que o texto da Bíblia em hebraico (o Velho Testamento cristão) permaneceu virtualmente inalterado pelos últimos dois mil anos.
Os seguidores de Cristo que creem que a Bíblia é a eterna e imutável Palavra de Deus veem nessa espantosa preservação mais do que uma coincidência. O Salmista escreveu: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. A tua fidelidade estende-se de geração em geração” (Salmo 119:89-90). Jesus disse: “[…] as minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35).
A Bíblia é mais que uma relíquia histórica. Ela é a viva e poderosa Palavra de Deus (Hebreus 4:12), na qual encontramos o Senhor e descobrimos como honrá-lo e viver para Ele. “Nunca me esquecerei dos teus preceitos,” o salmista concluiu, “visto que por eles me tens dado vida” (Salmo 119:93).
Que privilégio nós temos em buscar a Deus em Sua extraordinária Palavra a cada dia! —DCM
Conhecer Cristo, a Palavra Viva, é amar a Bíblia, a Palavra escrita. David C. McCasland
BRADOS DE ALEGRIA
Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. —Salmo 100:1
Os torcedores do basquete da Universidade de Duke são conhecidos como “Malucos do Cameron”. Quando a Universidade de Duke joga contra seu arquirrival Norte Carolina, os Malucos recebem estas instruções: “Este é o jogo que esperávamos. Não há desculpas. Deem tudo que tiverem. O Cameron [o estádio] deve ficar terrivelmente barulhento o tempo todo, esta noite.” Com certeza, os torcedores de Duke mantém a fidelidade ao time.
O compositor do Salmo 100 mantinha a fidelidade ao Senhor com firmeza e queria que as outras pessoas fizessem o mesmo. “Celebrai com júbilo ao Senhor!” ele exclamava (v.1). O povo do Senhor precisava expressar livremente seu louvor a Deus , pois Ele era o Deus da aliança de Israel, o Deus sobre todos os outros — por assim dizer — deuses. Eles eram convocados a concentrar todas as suas energias no Senhor e em Sua bondade.
A graça e a bondade de Deus deveriam nos motivar a expressar nosso amor e fidelidade a Ele livremente, com brados de alegria. Aqueles que são mais reservados devem moderar o ímpeto de refrear-se e aprenderem a ser expressivos em seu louvor a Deus. Aqueles que são tão expressivos a ponto de perder a beleza do silêncio podem precisar aprender com aqueles cujo estilo é mais introspectivo.
Adoração é o tempo de concentrar nossa atenção em nosso Criador, Redentor e Pastor, e celebrar o que Ele fez. —MLW
Nossos pensamentos sobre Deus devem nos levar a um alegre louvor.
Marvin Williams
Como uma árvore
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas… —Salmo 1:3
Na quietude dos meus últimos anos planejo observar o crescimento de uma árvore — uma muda de bétula que plantei há 30 anos. Ela ergue-se agora em esplendorosa maturidade, do lado da nossa janela principal — linda em todas as estações do ano.
É assim também com os nossos esforços espirituais. Podemos ter plantado, regado e dado muita atenção para as nossas “mudinhas” (aqueles que discipulamos) por algum tempo, mas somente Deus pode transformá-las em “árvores.”
De vez em quando, recebo notícias daqueles a quem ministrei há alguns anos e, para minha alegria, descubro que atingiram a maturidade e são grandemente usados por Deus — sem qualquer ajuda da minha parte. É um lembrete de que planto e rego por um tempo e ajudo outros a crescerem “em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15). No entanto, somente Deus “dá o crescimento” (1 Coríntios 3:6-7).
O teólogo alemão Helmut Thielicke escreveu: “O homem que não sabe como se desvencilhar, que estranha a silenciosa e confiante alegria naquele que cumpre Seus propósitos sem a nossa ajuda (ou também através de nós ou apesar de nós), ou em quem faz as árvores crescerem esse homem será nada mais que uma criatura miserável em sua velhice.”
Portanto, em minha idade, ainda possa cultivar uma ou duas mudinhas, mas principalmente vou observar seu crescimento.
Aqueles que seguem Cristo podem ajudar outros a segui-lo também. David H. Roper
Deus está aqui
[O Senhor] sara os de coração quebrantado, e lhes pensa as feridas. —Salmo 147:3
Lígia e suas duas filhas estavam a ponto de ser despejadas da casa onde moravam. Embora Lígia cresse que Deus podia socorrê-las, até o momento, Ele não havia dado nenhum indício de como faria isso. Ela se perguntava: Onde está Deus? Enquanto ia dirigindo para o tribunal de justiça, orava pedindo a intervenção de Deus. Então ouviu um cântico no rádio que dizia: “Deus está aqui! Que o amargurado de coração cante de júbilo.” Será que essa poderia ser a garantia de Deus que ela estava ansiosa para receber?
Na sala do tribunal de justiça, Lígia compareceu diante do juiz, ouviu sua decisão e assinou os documentos legais, mas Deus ainda não havia lhe dado a resposta.
Ao dirigir-se ao seu carro, um caminhão parou ao seu lado. “Senhora”, disse o motorista, “Ouvi seu testemunho lá no tribunal, e creio que Deus quer que eu a ajude.” E ele a ajudou. Geraldo colocou Lígia em contato com uma senhora de uma igreja local, que foi capaz de trabalhar com as partes envolvidas para reverter o processo, possibilitando que ela e as meninas pudessem permanecer em sua casa.
Quando as pessoas perguntam: “Onde está Deus?” a resposta é: “Bem aqui.” Deus trabalha através de cristãos como Geraldo, que continuam o trabalho que Jesus começou — curando corações quebrantados e tratando suas feridas (Salmo 147:3).
Quando amarmos Deus — serviremos as pessoas. Julie Ackerman Link
Auxiliadores de Deus
Bendizei ao senhor, todos os seus anjos. —Salmo 103:20
Estava conversando com algumas crianças sobre Deus e super-heróis, quando Tobias fez uma pergunta. Ele era um menino de 5 anos; curioso, cheio de imaginação e perguntou a quem estivesse escutando: “Deus tem um amigo como Hércules tem?” Seu irmão mais velho, de 7 anos, mais sabido, respondeu rapidamente: “Sim, Ele tem milhares deles — são os Seus anjos.”
Os anjos são um tópico de conversação popular, e as pessoas acreditam em uma porção de mitos a respeito deles. Por exemplo, algumas pessoas oram para anjos, pensando que eles estão no mesmo patamar de Deus. E alguns acreditam que as pessoas viram anjos após a morte. Eis aqui, porém, o que a Bíblia, nossa autoridade, ensina:
• Deus criou os anjos (Colossenses 1:15-17).
• Os anjos adoram a Deus (Neemias 9:6), e são conhecidos por estes termos: arcanjos (Judas 1:9), querubins (2 Reis 19:15), e serafins (Isaías 6:1-3).
• Eles ministram ao povo de Deus (Hebreus 1:13,14), guardando-os e protegendo-os (Salmo 91:9-12).
• Deus lhes confia tarefas especiais (Mateus 1:20; Lucas 1:26).
• Os anjos de Deus se alegram quando nos arrependemos do pecado e nos voltamos a Cristo para salvação (Lucas 15:7,10).
Só Deus merece o nosso louvor. Então, vamos nos juntar aos anjos e cantar Seus louvores!
Os anjos são os ajudadores especiais de Deus. Anne Cetas
Mãos seguras
…a tua destra me salva. —Salmo 138:7
Edwin van der Sar, um goleiro da equipe de futebol do Manchester United, tinha duas mãos “seguras”. Ele impediu que a bola entrasse no gol da sua equipe por 1.302 minutos, o recorde mundial de uma temporada! O que significa que por quase 15 jogos, de 90 minutos cada, ninguém foi capaz de marcar nem um gol sequer, contra a sua equipe, enquanto ele estava defendendo as traves. Porém, um gol em março de 2009 pôs fim a esse recorde.
O salmista Davi encontrou conforto nas mãos mais poderosas — as mãos de Deus. Ele escreveu a respeito da proteção de Deus no Salmo 138: “…estendes a mão […] a tua destra me salva” (v.7). Assim como Davi, podemos esperar que as poderosas mãos de Deus nos guardem do perigo espiritual e da derrota.
Encontramos outra garantia da Palavra de Deus para os que seguem a Cristo em Judas 1:24-25: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém”. Não significa que jamais tropeçaremos. Porém, significa que não tropeçaremos de maneira que Deus não nos possa levantar.
As mãos seguras de Deus nunca falham — jamais!
Nenhum lugar é mais seguro do que estar nas mãos de Deus. C. P. Hia
O que você disse?
Quem pode habitar no teu santo monte? Aquele que anda na retidão. - Salmo 15: 1-2
Na Universidade de Santa Clara, na Califórnia, um pesquisador realizou um estudo com 1.500 gerentes de empresas que revelaram o que os funcionários mais valorizam em um chefe. Os funcionários disseram que respeitavam um líder que demonstra competência, tem a capacidade de inspirar trabalhadores e é habilidoso em fornecer orientação.
Mas havia uma quarta qualidade que eles admiravam ainda mais - integridade. Acima de tudo, os trabalhadores queriam um administrador cuja palavra fosse boa, alguém conhecido por sua honestidade e alguém em quem eles pudessem confiar.
Embora essa descoberta tenha um significado especial para os gerentes cristãos, ela também diz algo a todos que nomeiam o nome de Cristo. A integridade deve caracterizar todos os crentes, não importa qual seja sua posição. De acordo com o Salmo 15, a verdade está no coração de toda palavra e ação de uma pessoa piedosa. Visto que o Deus da Bíblia sempre mantém Sua palavra, segue-se que uma pessoa piedosa será conhecida como alguém que faz o que ele diz que fará.
Todos nós precisamos ser mais cuidadosos com nossa integridade. Os que nos rodeiam nos admiram pela nossa honestidade? O Senhor nos vê como fazendo o que dissemos que faríamos - mesmo que doesse? (Sl 15: 4).
Se sua palavra é "boa como ouro"
E suas ações provam que é verdade
Outras pessoas ouvindo o que você diz
Saiba que elas podem depender de você. - Hess
Somente estando no nível podemos subir ao plano mais alto. Mart DeHaan
Gremlins Feios
Eles ainda darão frutos na velhice; eles serão frescos e florescentes. - Salmo 92:14
Em seu livro Less Stress, More Peace (publicado por Fleming H. Revell), Verna Birkey refere-se a uma mulher de 72 anos chamada Jo que se preocupava em envelhecer. Jo chamou esses medos de “feios gremlins”. Para obter a vitória sobre eles, ela escreveu uma “Declaração de Compromisso e Fé”, que cito em parte:
“Meu querido Pai celestial, como posso expressar quão grato sou por Seu grande cuidado em relação a mim através dos anos? Você tem sido tão bom. Por que, então, Senhor, esses feios gremlins entram no meu pensamento? Eu me preocupo em perder este marido maravilhoso que você me deu. Terei que sofrer uma doença longa antes de me levar para casa? E se eu acabar em uma casa de repouso? E se eu ficar senil?
“Agora eu os verbalizei! Aqueles gremlins feios! Senhor, agora eu cometo todas essas preocupações sobre a velhice para você. Eu reivindicarei a promessa que Você me deu no Salmo 92, que eu ainda produzirei frutos na minha velhice. Cada vez que um desses medos surge, vou voltar e rever este compromisso até que eu tenha paz. Eu posso confiar em você com minha velhice. Eu te louvo, Senhor!
Por que não escrever sua própria “Declaração de Compromisso e Fé” a respeito de seus “feios gremlins”?
Apesar de passos vacilantes e força decrescente
Revelar a vida como uma página desbotada,
No entanto , envelhecer com fé em Cristo
Dá esperança e sabedoria à velhice. —DJD
A preocupação é fútil; a fé é frutuosa.
r Joanie Yoder
NÃO DESPERDICE SEU FÔLEGO
Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! —Salmo 150:6
Se eu tivesse que encher a mão de pó e soprá-lo, o que me restaria seria um rosto empoeirado. Quando Deus o fez, criou um ser humano vivo, com fôlego e capaz de pensar, sentir, sonhar, amar, reproduzir-se e viver eternamente.
Sendo um destes seres humanos, eu posso falar “tomar” fôlego, “prender” fôlego ou “economizar” fôlego”, mas estas são apenas expressões idiomáticas de linguagem. Eu não posso “prender” minha respiração para utilizá-la mais tarde. Se não usar o ar que eu tenho neste momento, vou perdê-lo e posso até perder a consciência.
Quando Deus soprou o fôlego de vida em Adão, Ele deu mais do que a vida; deu-lhe uma razão para viver: a adoração! Como disse o salmista: “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmo 150:6).
Isto quer dizer que estamos desperdiçando nosso fôlego quando o usamos para algo que não honra a Deus, em quem “vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28).
Embora não possamos soprar vida numa mão cheia de pó, podemos usar nosso fôlego para confortar, cantar canções de louvor e correr para ajudar os doentes e oprimidos. Quando usamos o nosso ato de respirar para honrar o nosso Criador com nossa combinação singular de talentos, habilidades e oportunidades, nunca vamos desperdiçá-lo. —JAL
Tudo aquilo que sou e tenho, devo a Jesus. Julie Ackerman
PRAZER TURCO
A tua lei é todo o meu prazer. —Salmo 119:174
No livro de C. S. Lewis, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, a Feiticeira Branca precisou saber somente uma coisa a respeito de Edmundo, para fazer com que ele traísse seus irmãos. Ao fazer-lhe algumas perguntas simples, a bruxa descobriu que a fraqueza de Edmundo era a sua preferência por um doce macio, cortado em quadrados, chamado Prazer Turco. O pedaço que ela deu a Edmundo foi mais delicioso do que tudo que ele experimentara. Logo Edmundo só conseguia pensar em “tentar engolir tantos quadrados do doce quanto possível, e quanto mais comia, tanto mais desejava”.
Cada um de nós tem uma vulnerabilidade como a de Edmundo, e Satanás está ansioso por explorá-la. Pode ser algum vício como drogas ou álcool, ou pode ser algo aparentemente inofensivo e talvez até algo bom como comida, amizades ou trabalho.
Depois da Sua ressurreição, Jesus fez uma pergunta pessoal e analítica a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” (João 21:15). Muitos têm levantado especulações para saber o que Jesus quis dizer com as palavras “estes outros”, mas talvez é melhor nem sabê-lo. Isto permite a cada um de nós personalizar a pergunta e indagar a nós mesmos: “O que eu amo mais do que a Jesus?”
Quando Satanás descobre o que amamos mais do que a Deus, ele sabe como nos manipular. Mas ele perde o seu poder sobre nós quando nosso prazer está no Senhor. —JAL
Deus tem prazer em nós; como podemos fazer outra coisa, a não ser ter prazer nele? Julie Ackerman Link
PASMOS!
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória. —Salmo 57:5
Quando foi a última vez que você ficou sem fôlego devido a majestade do que viu?
Eu não estou falando de uma invenção eletrônica ou de alguns efeitos especiais num filme. Estou falando de um maravilhoso show no céu como o eclipse lunar. Ou ao caminhar fora numa noite estrelada, e ver o Órion ou Plêiade (o Sete-estrelo) — constelações mencionadas há milhares de anos atrás nas Escrituras (Amós 5:8) que ainda brilham hoje para nosso prazer. Estou falando do surgir de um amanhecer que irradia com cores gloriosas para anunciar mais uma aurora. Ou o show do som e luz que acompanham a chuva quando Deus rega a terra que produz alimento (Jó 36:27-33).
Você já esteve parado numa cerca e ficou maravilhado com a força de um cavalo quando galopa elegantemente pelo campo, a crina voando e os cascos ressoando? (Jó 39:19-25). Ou observou uma águia no alto, descendo do céu porque os olhos que Deus lhe deu avistaram comida do alto de seu ninho no pico da montanha? (Jó 39:27-30).
Na criação, Deus deu fôlego ao homem. Então deixou o homem sem fôlego com a beleza, grandiosidade e eloqüência de um universo cheio de maravilhas, criado pela Sua própria mão. Olhe ao seu redor. Examine o que Deus fez. Então, maravilhado, proclame a Sua majestade. —JDB
Toda a criação demonstra a evidência do poder de Deus. Dave Branon
TEMPOS DE QUIETUDE
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. —Salmo 46:10
Minha amiga Maria contou-me que ela sempre valorizou seu tempo de pescaria com o pai. Não sendo fanática por pescarias, ficava curiosa em saber o porquê dela gostar tanto. Ela disse: “Eu simplesmente gosto de estar com meu pai.” Eu lhe perguntei: “Então você apenas pesca e conversa?” “Oh, não, na verdade não conversamos”, disse ela. “Apenas pescamos.”
Não se tratava da conversa, e sim da companhia.
Você alguma vez já pensou quanto tempo gastamos conversando? O que nós chamamos de nosso “tempo de silêncio” com Deus, geralmente preenchemos com nossas orações. Mas alguma vez praticamos “aquietai-vos”?
Deus disse: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46:10). Quando Jesus percebeu que os discípulos estavam tão ocupados que nem sequer tinham tempo para comer, Ele lhes disse: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (Marcos 6:31). Quando deixamos as distrações da vida para trás, podemos descansar melhor e redirecionar nossos interesses a Deus.
Você está permitindo que momentos de silêncio a sós com Deus façam parte da sua vida? Deseja que Ele restaure a sua alma? (Salmo 23:1-3). Deixe que Ele lhe ensine como “aquietar-se”. E ouça quando Jesus lhe convida: “Vinde repousar um pouco, à parte.” —CHK
Tempos de silêncio com Deus armazenam poder para emergências futuras. Cindy Hess Kasper
O TRABALHO DE NOSSAS MÃOS
...será tido em
memória eterna.
—Salmo 112:6
Um dos motivos pelo qual somos deixados na terra e não levados ao céu, imediatamente após confiarmos em Cristo para a salvação, é o fato de Deus ter trabalho para fazermos. “O homem
é imortal,” Santo Agostinho disse: “O homem é mortal, até que seu trabalho seja feito.”
O momento de nossa morte não é determinado por qualquer pessoa ou por algo aqui na terra. Essa decisão é tomada nos conselhos do céu. Quando tivermos feito tudo o que Deus tem em mente para fazermos, então e somente então, Ele nos levará para o lar celestial — e, nenhum segundo antes. Conforme Paulo coloca: “…tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu” (Atos 13:36).
Enquanto isto, até Deus nos levar para casa, há muito que fazer. Jesus disse: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4). À noite em que fecharemos os nossos olhos de uma vez por todas sobre este mundo se aproxima, ou o nosso Senhor retornará e nos levará para estarmos com Ele. Cada dia que passa faz este momento aproximar-se mais e mais.
Enquanto temos a luz do dia, devemos trabalhar — não para conquistar, adquirir, acumular e se aposentar, mas para tornar visível o Cristo invisível tocando as pessoas com o Seu amor. Então estaremos confiantes que “…no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58). —DHR
Aos olhos de Deus a verdadeira
grandeza é servir aos outros. David H. Roper
Dois tipos de medo
Oh, teme o senhor, você seus santos! Salmo 34: 90 amor perfeito expulsa o medo. - Escritura de hoje : 1 João 4: 11-21
Eu senti medo quando pensei em ir para casa. Por causa do meu descuido, nossa adorável TV de console tinha caído do porta-malas do meu carro e estava muito danificada. Não, eu não estava com medo de que minha esposa gritasse comigo ou me batesse. O que eu temia era o olhar de decepção que eu veria no rosto dela. Ainda casa era o lugar que eu quis ser.
Meu medo era o tipo de medo que deveríamos sentir em relação a Deus. Esse é o medo maduro defendido no Salmo 34: 9 e muitas outras passagens das Escrituras. É o medo de desapontar o Senhor porque o amamos muito e porque apreciamos muito o Seu amor por nós.
O medo da punição é um medo imaturo. Esse é o medo que é expulso pelo “amor perfeito” mencionado em 1 João 4:18. Esse tipo de medo não é totalmente ruim, no entanto. Muitas vezes, é um fator que faz com que uma pessoa acredite em Cristo, e também pode manter um cristão de pecado grave. Mas à medida que crescemos em nossa fé, obedecemos a Deus porque o amamos tanto que não queremos desapontá-lo. Agradar a Ele será nosso supremo desejo.
Senhor, livra-nos de um medo imaturo de castigo, desenvolvendo em nós uma profunda consciência do Teu amor e um profundo desejo de agradar-Te.
Refletir e Orar
O nosso amor pode crescer mais e mais
À medida que nos aproximamos de Deus
Para que tenhamos medo de desagradá-lo
Mais do que tememos Sua vara. —Sesper
O maior motivo para obedecer a Deus é o desejo de agradá-lo. Herbert Vander Lugt
Ever Growing
Eles ainda darão frutos na velhice. -
Escritura de hoje : Salmo 92
Em seu livro O Pescador e Seus Amigos, Louis Albert Banks conta sobre um homem que passava um verão perto das margens do Lago Superior. Um dia ele se deparou com um pinheiro que havia sido derrubado por uma tempestade recente. Sabendo algo sobre as árvores, ele ficou intrigado com aquela imensa árvore verde no chão. Ele examinou de perto e percebeu que tinha pelo menos 250 anos de idade. O que mais o impressionou, no entanto, foi o que descobriu quando arrancou a casca. Era evidente para ele que no dia em que a árvore caiu, ainda estava crescendo.
É assim que deve ser na vida de um crente. Os anos passam e nossa força física diminui. O homem exterior perece, mas o homem interior deve continuar se desenvolvendo - mentalmente, emocionalmente e acima de tudo espiritualmente - até o dia em que morrermos.
Quão belos são aqueles que envelhecem graciosamente, refletem a amabilidade de Cristo em seus corações e continuam sendo espiritualmente produtivos! Essas pessoas continuam a desenvolver traços de caráter que glorificam a Deus e contribuem para a bênção e o bem-estar dos outros.
Como aquele imponente pinheiro velho, nós também deveríamos continuar crescendo - até o fim!
Refletir e Orar
Ó Salvador, ensina-me a habitar.
Perto abrigado em Seu lado amoroso,
Cada hora recebendo graça na graça
Até que eu te veja face a face. —Anon.
O novo nascimento leva apenas um momento; o crescimento de um santo leva uma vida inteira. Richard DeHaan
Ouça seu eco
Com o misericordioso, você se mostrará misericordioso. - Salmo 18:25
Um menino com um rosto muito desfigurado foi alvo de muitas observações indelicadas. Um dia ele disse a sua mãe: “Eu odeio as pessoas.” Percebendo que ele havia ficado desanimado, ela o levou a um cânion e disse-lhe para gritar: “Eu te odeio!” O eco voltou: “Eu te odeio!”. ela disse a ele para gritar: "Eu te amo!" O eco voltou: "Eu te amo!" Sua mãe explicou que geralmente recebemos das pessoas o que enviamos primeiro.
Há um sentido em que isso também é verdade em nosso relacionamento com Deus. Ele, claro, toma a iniciativa na salvação, mas o homem escolhe como ele será tratado por Deus. O Salmo 18 diz que Deus se mostra misericordioso com os misericordiosos, e aos desonestos mostra-se perspicaz (nunca enganosamente, mas frustrando os desígnios malignos do homem).
Se Deus parece distante, talvez tenhamos nos distanciado Dele, ou dos outros. Se Ele parece indiferente, talvez tenhamos nos esforçado para os outros. Mas o oposto também é verdadeiro. Ele é misericordioso com aqueles que são sinceros, dependem da misericórdia do Salvador e alcançam os outros. O comentarista bíblico Richard Steele escreve: "Se você fizer eco a Ele quando Ele ligar, Ele lhe fará eco quando você ligar."
Quais são os ecos que estamos criando?
As mensagens que enviamos todos os dias
Com o que fazemos e dizemos
Voltaremos para nós em espécie
Daqueles que passam pelo nosso caminho. —DJD
Dê cor às suas palavras com bondade e elas voltarão para você em espécie. Dennis J. DeHaan
Colocada em espera
Descanse no Senhor e espere pacientemente por Ele. - Salmo 37: 7
Tenho certeza que você teve que acontecer com você. Você liga para a loja de eletrodomésticos e pergunta pelo departamento de serviço. “Você pode segurar?”, Uma voz alegre pergunta, e antes que você perceba, você está ouvindo música. De vez em quando, uma mensagem gravada garante que sua ligação será atendida. Você espera e espera. Você acha que eu poderia ter dirigido até lá e voltar agora! Você se sente esquecido e ninguém se importa.
Às vezes parece que Deus nos colocou em espera. Nós oramos e oramos sobre uma questão de extrema importância, mas nada acontece. Nada!
Tenho certeza de que foi assim que Hannah se sentiu. Ela estava pedindo a Deus por um bebê. A falta de filhos foi uma maldição em seu dia. Para piorar, a outra esposa do marido a ridicularizou impiedosamente. Hannah queria desesperadamente dar ao marido um filho. Ela orou de profunda dor e amargura. No entanto, ano após ano, ela não concebeu.
Como podemos reconciliar o aparente silêncio de Deus com nossas repetidas orações? Lembre-se de que a sabedoria de Deus supera a nossa. O que estamos pedindo pode nos prejudicar. Não podemos ver a foto toda. Nosso tempo não é o tempo de Deus.
Quando Deus coloca você em espera, não resmungue. Você pode confiar seus mais queridos anseios e desejos a Ele, e então esperar pacientemente que Ele responda.
Quando nós chamamos a Ti, ó Senhor,
e esperamos pelas respostas a nossa oração,
nos dê a paciência que precisamos
e nos ajude a sentir seu amor e cuidado. —Sesper
Quando Deus te coloca em espera, não desligue! David C. Egner
Sua mente nunca vagueia
Aquele que te guarda não vai dormir. - Salmo 121: 3
Isso já aconteceu com você? Eu estava dirigindo pela estrada em uma noite agradável depois de um dia inteiro. Eu estava prestando atenção ao tráfego e dirigindo defensivamente. A próxima coisa que eu sabia, ouvi o barulho dos pneus no cascalho. Eles eram meus! Eu bati em atenção.
Minha mente vagou e eu me desviei para a beira da estrada. Ou eu estava sonhando acordada ou estava curtindo a beleza da noite e esqueci o que estava fazendo.
O que aconteceria se a mente de Deus vagasse? Considere Colossenses 1:17, que diz que em Cristo “todas as coisas consistem”. Isso significa que, em Sua providência, o Filho de Deus mantém todas as coisas juntas e mantém nosso mundo em movimento. Então, se Sua mente vagasse, as árvores cairiam no chão. A água escorria dos oceanos. Os planetas girariam pelo espaço. Orações não seriam ouvidas nem respondidas. E aqueles que Ele protege ficariam vulneráveis ao ataque do inimigo.
Mas isso nunca poderia acontecer. Por quê? Porque o Deus que nunca dorme está vigiando nosso mundo - e nós - o tempo todo (Sl 121: 3-4). Estamos sempre no centro de sua atenção e cuidado. Estamos seguros porque amamos e servimos a um Deus cuja mente nunca vagueia.
Eu sei que o cuidado e a bondade de Deus
Sempre ficarão comigo,
Para me ajudar na jornada da vida
E iluminar meu dia. -Corredor
Porque a mente de Deus está em nós, podemos colocar nossa mente à vontade. David C. Egner
Nosso Criador Cuidador
Ele conta o número das estrelas; Ele chama todos pelo nome. - Salmo 147: 4
O astrônomo cristão David Block nos diz que a Via Láctea contém 100 bilhões de estrelas - e essa é apenas uma pequena parte dos vastos céus dos quais nosso planeta é apenas uma minúscula partícula. Considerando a total insignificância de nossa terra, é difícil acreditar que o Criador do cosmos se preocupa com o que acontece com a família humana que tem sido cinicamente descrita como uma erupção semi-invisível na pele de um planeta submicroscópico em um segundo momento. sistema solar de taxa.
A surpreendente verdade é que Deus se importa. Muito antes da invenção dos telescópios, David perguntou: “Quando considero os vossos céus,. . . Que homem és tu que estás atento a ele? ”(Sal. 8: 3-4). E não só Deus se importa, Ele cuida de todos como se cada um de nós fosse o único objeto de Sua atenção amorosa. O Salmo 147: 3-4 contrasta o céu repleto de estrelas com as mágoas de uma única alma: “Ele cura os quebrantados de coração e retira suas feridas. Ele conta o número das estrelas; Ele os chama por nome.
Incompreensível! A sabedoria e o poder que sustentam todo o cosmo estão focados em todo crente. Que fonte de confiança e força quando experimentamos fraqueza e dúvida!
Eu sou o Deus das estrelas,
Levante seus olhos e veja
Até onde pode o mortal
Na eternidade;
E fique com o seu coração em mim. —Amy Carmichael
Aquele que detém as estrelas no espaço seguramente defenderá seus santos na terra. Vernon Grounds