Poesias Evangélicas
Como lidar com o medo
Sempre que tenho medo, confiarei em você. - Salmo 56: 3
Alguns anos atrás, enquanto estava deitado em uma cama de hospital, ouvi duas mulheres conversando em uma sala de espera do lado de fora da minha porta. Evidentemente, o marido de um deles estava em estado crítico. Ela estava sob estresse extremo e estava muito preocupada com a recuperação dele. Ela disse para sua amiga: "Sabe, quando você está tão preocupado quanto eu, você só tem que fumar!"
Isso me fez pensar sobre como as pessoas lidam com seus medos. Alguns se voltam para o álcool, outros se voltam para a comida e outros para o trabalho. O salmista nos deu uma solução melhor para o problema do medo. Ele disse: “Sempre que tenho medo, confio em ti” (56: 3). É trágico quando nos voltamos para algo diferente do Senhor para preencher o vazio ou encobrir a dor que estamos sentindo.
Se colocamos nossa fé no Filho de Deus, Jesus Cristo, podemos ter confiança de que nosso Pai celestial nos vê em nossas provações e prometeu Sua proteção. Em tempos de aflição, podemos depositar nossa confiança no Senhor. Ele quer que nós o invoquemos para que Ele possa nos encorajar com Sua presença e nos dar Sua paz.
Ao repousar no Senhor e confiar nele hoje, você poderá dizer com o salmista: “Sempre que tenho medo, confio em você”.
Nada está escondido de seu olho que tudo vê,
nunca uma lágrima nem um suspiro;
Ansioso e conturbado você nunca precisa ser -
Confie nele completamente e as dúvidas vão fugir. —Nienhuis
Quando o medo bate à sua porta, deixe a fé abri-lo. Richard DeHaan
Nossa fonte de segurança
À sombra das tuas asas eu farei meu refúgio. - Salmo 57: 1
Antes de sair para a batalha, o soldado verifica e verifica novamente sua arma para se certificar de que está funcionando sem problemas.
O policial veste seu colete e capacete tático e ergue seu escudo balístico enquanto se aproxima de uma casa em um reide antidrogas.
O único crente no time de basquete feminino sabe que ela será objeto de tratamento grosseiro depois de ter falado pelo Senhor. Ela se prepara para a perseguição passando tempo com o Senhor. Por quê? Ela sabe que sua segurança está em Deus.
Este jovem crente aprendeu o que David descobriu há muito tempo. Ele escreveu o Salmo 57 enquanto se escondia em uma caverna do assassino Rei Saul. Davi sabia que sua segurança não estava na caverna nem em sua astúcia, mas em Deus. É por isso que ele escreveu: “À sombra das tuas asas eu farei meu refúgio” (v.1). Ele se sentia seguro (v.7) e cantava o louvor de Deus quando tudo terminava (v.9).
Quando nos deparamos com a oposição, às vezes tentamos manipular as pessoas ou organizar as circunstâncias para nos certificarmos de que estamos seguros. Mas precisamos aprender que nossa proteção não está em nossas defesas feitas pelo homem. Deus é nossa verdadeira fonte de segurança!
Sob as Suas asas estou em segurança,
Embora a noite se aprofunde e as tempestades sejam selvagens;
Ainda assim posso confiar nEle - sei que ele me guardará,
me redimiu e eu sou seu filho. -Cushing
Nenhuma vida é mais segura do que uma protegida por Deus. David C. Egner
Como funciona a oração
Que o Senhor te responda no dia da angústia. - Salmo 20: 1
A autora Susan Lenzkes ficou profundamente perturbada com as fotos nos noticiários da cidade de Oklahoma. O atentado de abril de 1995 havia afetado os moradores da cidade e o espírito da nação. Enquanto Susan estava sentada em sua casa na Califórnia, desejando poder fazer alguma coisa, ela orou: “Senhor, mostre-me como posso ajudar”.
Duas horas depois, o telefone tocou. Era uma mulher em Enid, Oklahoma, que havia entrado em contato com Susan para lhe contar como um de seus livros a ajudara. Agora ela estava perguntando se cópias do livro poderiam ser enviadas para as pessoas afetadas pela tragédia.
Logo, Susan estava conversando com sua editora, que imediatamente forneceu uma quantidade de livros gratuitos. Quando a notícia desse projeto se espalhou, outros ministérios se envolveram. Em apenas alguns dias, milhares de livros e Bíblias estavam a caminho de Oklahoma City.
Susan orou. Deus respondeu. Necessidades espirituais foram atendidas.
É assim que a oração funciona. Convocamos nosso Pai celestial com fé, sabendo que Ele pode fazer o que nunca poderíamos fazer. A resposta pode não ser dramática; poderia ser tão simples quanto nos dar força para chegar ao amanhã. Seja qual for o caso, podemos orar como Davi fez: “Salve, Senhor! Que o rei nos responda quando o chamarmos ”(Sl. 20: 9).
Para a oração respondida, agradecemos a você, Senhor;
Nós sabemos que você está sempre lá
Para nos ouvir quando chamamos você;
Somos gratos pelo seu cuidado. JDB
A ajuda de Deus é apenas uma oração de distância. Dave Branon
Mantendo-se em curso
Muita paz tem aqueles que amam a tua lei, e nada os faz tropeçar. - Salmo 119: 165
Dois homens estavam pescando em alto mar quando a noite começou a cair. Ao voltarem para a terra, o marinheiro mais experiente ficou com sono e dirigiu-se ao amigo. O veterano marinheiro apontou a Estrela do Norte e disse: "Apenas mantenha o barco indo nessa direção."
O homem não estava em sua tarefa há muito tempo antes de também adormecer. Quando ele acordou, ele estava completamente confuso. Ele sacudiu seu amigo freneticamente e gritou: “Acorde e me mostre outra estrela! Eu corri limpo passado aquele primeiro!
Muitas pessoas hoje estão procurando algo novo para guiar suas vidas porque perderam de vista o padrão de Deus. Eles consideram a Bíblia como uma relíquia do passado. Mas as leis de Deus são tão relevantes e práticas agora como quando Ele as deu pela primeira vez.
Seus padrões são mais constantes que a Estrela do Norte e tão infalíveis quanto a lei da gravidade. Não são regras arbitrárias como as leis de trânsito que nos dizem se devemos dirigir pelo lado direito da estrada ou pela esquerda.
Violar os mandamentos de Deus traz destruição aos indivíduos e caos para a sociedade. Mas observar Suas palavras traz este resultado reconfortante: “Muita paz tem aqueles que amam a sua lei” (Sl 119: 165).
Para sempre, ó Senhor, a Tua Palavra foi
Estabelecida e fixada no alto;
Tua fidelidade a todos os homens
permanece para sempre perto. —Seller
A Palavra de Deus é a bússola que mantém você em curso. Haddon W. Robinson
Lily-Trotters
Como eu amo a tua lei! É minha meditação o dia todo. - Salmo 119: 97
A jacana é uma ave tropical única. Tem pernas finas com longos dedos salientes, permitindo-lhe saltar em ervas daninhas flutuantes ou passear lírios. Foi-lhe dado o apelido de "lírio-trotador". Mesmo sendo capaz de voar majestosamente, parece contente deslocar-se preguiçosamente de flor para flor ou desviar-se lentamente rio abaixo.
Muitos cristãos são como o pássaro jacana na leitura da Bíblia. Eles pulam na superfície, iluminando alguns versos favoritos que são bonitos e reconfortantes. Mas eles não aprendem as verdades mais profundas da Palavra de Deus que podem estabilizar suas vidas. Eles raramente passam tempo estudando suas Bíblias.
O salmista meditou na Palavra de Deus ao longo do dia e ganhou grande entendimento e sabedoria (119: 97-104). Como crentes, seria sensato seguir o seu exemplo. Buscar as Escrituras diligentemente (Atos 17:11) nos levará a crescer em nosso conhecimento da verdade de Deus, de modo que entendamos como o Senhor quer que vivamos e sirvamos a Ele.
Não percorra levemente a superfície de alguns textos de escolha. Evite ser um “lírio-trotador”. Em vez disso, suba a novas alturas de compreensão espiritual.
Buscar as Escrituras é a nossa necessidade de
ganhar nova força e luz,
pois lá encontraremos os preceitos de Deus
para guiar nossos passos corretamente. HGB
Quando você estuda a Bíblia como "acertar ou errar", você sente mais do que você bateu. Henry G. Bosch
Inabalável
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está estabelecida no céu. - Salmo 119: 89
Vivemos na era da bomba atômica - uma era de medo. Os normalmente calmos líderes da ciência e da diplomacia estão abalados e francamente pessimistas em relação ao futuro. É notável que alguns cientistas modernos tenham assumido a prerrogativa dos pregadores e se tornado profetas da desgraça!
O professor Otto Hahn, intimamente associado à divisão do primeiro átomo de urânio, alertou que apenas 10 bombas de hidrogênio cobalto poderiam "destruir toda a vida" neste planeta!
O homem criou um Frankenstein atômico com o potencial destrutivo de cumprir todos os juízos cataclísmicos profetizados em passagens da Bíblia como Apocalipse 16: 17-21, ou as palavras igualmente fatais de Apocalipse 8: 7-9: “Um terço das árvores foi queimado. para cima, e toda a grama verde foi queimada. Então . . . um terço do mar tornou-se sangue. E um terço das criaturas vivas no mar morreu e um terço dos navios foi destruído ”.
Em uma época como esta, apenas uma coisa é garantida como inabalável. Há apenas um lugar para colocar nossa confiança - a Palavra de Deus - sabendo que “de modo algum passará” (Mateus 24:35). Você construiu sua casa espiritual nas verdades permanentes da Bíblia?
Quando o mundo ao seu redor está desmoronando, você pode permanecer firme na Palavra de Deus.
Henry G. Bosch
Você parece tão feliz
Ó Senhor dos Exércitos, bendito é o homem que confia em ti! - Salmo 84:12
Minha filha estava jogando basquete em uma instalação esportiva local quando o gerente perguntou onde ela ia para a escola. Quando ela nomeou sua escola cristã, o homem expressou surpresa. “Mas você parece tão feliz o tempo todo. Eu pensei que os cristãos deviam andar por aí agindo tristes.
Eu não acho que esse homem esteja sozinho em sua visão dos cristãos. Talvez seja porque temos padrões que nos alertam para evitar atividades imorais que o mundo considera “divertidas”. Talvez seja porque eles acham que um estilo de vida sombrio e descendente deve acompanhar uma fé séria. Mas temo que a maior razão seja que nós, como cristãos, muitas vezes deixamos nossa lista de problemas nos dominar e bloquear nossa visão de outra lista - as bênçãos do Senhor.
Nós temos um Pai que nos deu “todas as bênçãos espirituais. . . em Cristo ”(Efésios 1: 3). Nós fomos escolhidos e adotados por Ele (vv.4-5). E temos a certeza da vida eterna (Ti 1: 2). Ninguém é mais abençoado, e ninguém pode ser tão feliz quanto podemos ser!
Claro, há momentos em que sentimos tristeza profunda. No entanto, por causa dos inúmeros presentes de Deus, nossa perspectiva pode fazer com que os outros se perguntem por que parecemos tão felizes.
Minha alma é tão feliz em Jesus, o Senhor,
Ele conforta meu espírito com canções à noite;
A alegria da salvação nEle eu possuo,
Seu sangue cobre meu pecado, eu ando na luz. -Branco
Um coração em sintonia com Deus cantará seu louvor.
Dave Branon
Sirva com alegria
Sirva ao Senhor com alegria. - Salmo 100: 2
Quando entrei na loja de presentes, fui recebida com uma animada "Boa tarde!" A jovem vendedora tagarelava brilhantemente enquanto apontava os produtos exclusivos da loja, compartilhava minhas observações sobre o tempo, ajudava-me a escolher um presente e envolvia compra.
"Você deve realmente gostar do que está fazendo", eu disse. "Na verdade, eu odeio", ela respondeu. “Só estou fazendo isso porque tenho que fazer. Eu não posso esperar até as 6 horas para que eu possa me juntar aos meus amigos na praia! ”
Enquanto me afastava, refleti sobre o comportamento dessa jovem mulher. Ela me deu a impressão de que gostava de seu trabalho. Na realidade, porém, ela estava apenas colocando em tempo.
Comecei a me perguntar se eu vivo assim. Cumprimento as pessoas com um sorriso brilhante e faço de conta que estou servindo a Deus entusiasticamente, mesmo que não haja alegria em meu coração? Alguns de nós somos mestres em usar uma máscara de alegria quando na verdade estamos servindo ao Senhor de má vontade por um senso de dever.
A Bíblia nos diz para fazer tudo “de coração, como para o Senhor” (Cl 3:23), e para servi-lo “com alegria” (Sl 100: 2). Se não há alegria em nossas vidas, vamos pedir a Ele que vasculhe nossos corações, perdoe nossos pecados e restaure nossa alegria (51:12).
A necessidade do meu coração é avivamento,
Mais confiança na preciosa Palavra de Deus,
Mais graça como eu mostro Seus louvores,
E sirvo ao meu adorável Senhor. —Richie
O dever pode ser penoso, mas o dever de amar a Deus é prazer. David C. Egner
Cantar
Ele colocou uma nova música na minha boca. - Salmo 40: 3
O hábil orador Robert Ingersoll dedicou seus talentos a minar a fé cristã. É triste que em suas palestras dinâmicas ele empregasse de maneira tão eficaz o sarcasmo e o humor para distorcer a verdade, a fim de ganhar convertidos à incredulidade. Quando ele morreu, a brochura de seu funeral trazia a seguinte declaração: “Não haverá canto”. Isso certamente era apropriado para quem negasse a realidade da vida após a morte.
Mas cantar está em ordem no funeral de um cristão, embora os olhos possam estar molhados de lágrimas. A morte leva o crente a entrar naquela terra de glória e beleza inimagináveis, onde inumeráveis vozes angélicas e humanas se unem em exultantes louvores, seus aleluias enchendo o céu de poderosas harmonias.
Com uma boa razão, então, podemos cantar mesmo se não tivermos boas vozes. E nós podemos cantar, não importa quais sejam as nossas circunstâncias. Se estamos curtindo a vida, podemos cantar canções de louvor (Tg. 5:13). Se estamos sofrendo aflição, podemos seguir o exemplo de Paulo e Silas. Depois de serem espancados e aprisionados, eles oraram e cantaram hinos (Atos 16:25).
Em todas as circunstâncias da vida, os cristãos podem cantar. E nosso canto na terra é apenas um ensaio para nossa participação no louvor jubilante do céu.
Eu irei louvar meu querido Redentor,
Seu poder triunfante Eu direi,
Como a vitória Ele dá
Sobre o pecado e a morte e o inferno. -Felicidade
Se você está em sintonia com o céu, você terá uma canção em seu coração.
Vernon Grounds
Limpando a desordem
Procura-me, ó Deus, e conhece meu coração. - Salmo 139: 23
O Learning Annex, uma cadeia de escolas de educação para adultos, diz que mais de 200.000 pessoas completaram sua classe popular no controle da desordem doméstica. Quem faz o curso? Pessoas que guardam potes vazios de maionese, manuais para aparelhos que não têm mais, botões quebrados, listas telefônicas desatualizadas e chaves de casas nas quais moravam há 20 anos.
A desordem doméstica ocupa espaço, consome energia e cria frustração. A desordem espiritual é a mesma coisa - conflitos não resolvidos se acumulam em nossos corações; os pecados não confessados acumulam uma camada espessa de culpa; orações não ditas sujam nossas mentes.
Como podemos limpar nossas vidas confusas? A Palavra de Deus nos diz como.
• Conflitos não resolvidos: "Se o seu irmão pecar contra você, vai e diga-lhe sua culpa" (Mateus 18:15).
• Pecado não confessado: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados" (1 João 1: 9).
• Orações não ditas: “Que os teus pedidos sejam conhecidos por Deus” (Filipenses 4: 6).
A oração no Salmo 139: 23-24 pode ser um começo maravilhoso quando pedimos a Deus que nos procure, mostre nossos caminhos iníquos e nos conduza. Chocado com desordem? Por que não abrir um armário desordenado do seu coração para Deus hoje?
Procura-me, ó Deus, e conhece meu coração hoje;
Experimente-me, ó salvador, conhece meus pensamentos, eu oro.
Veja se há algum mau caminho em mim;
Purifica-me de todo pecado e liberta-me. —Orr
Para colocar sua vida em ordem, coloque Deus em primeiro lugar. David C. McCasland
Melhor que o email
Eu amo o Senhor, porque ele ouviu a minha voz. - Salmo 116: 1
O email. Caso você não esteja familiarizado com essa palavra da moda, ela se refere à correspondência transmitida pelas redes de computadores. Sempre que eu clico no comando ENVIAR AGORA no meu computador para compactar uma mensagem na rede do ciberespaço, sempre me preocupo: “Meu e-mail está realmente chegando ao seu destino? Alguém estará lá para recebê-lo? Vou receber uma resposta?
Você pode ter tido essas mesmas questões em outro campo de comunicação - a oração. Mas existem algumas diferenças importantes.
Para o meu e-mail chegar, meu equipamento e meus programas devem funcionar corretamente. Oração, por outro lado, é apenas eu falando com Deus, sem chance de uma falha. Se eu não tiver entupido as linhas com o pecado, minhas orações sempre serão ouvidas (Sl 66:18; 3: 4). E quando eu peço, Deus está sempre esperando para me perdoar (1 João 1: 9).
Com e-mail, minha mensagem pode ficar sem ser lida por dias. Não é assim com a oração. Deus está sempre lá (Sl 6: 9). E embora eu possa nunca receber uma resposta para algumas mensagens de e-mail, com Deus as respostas sempre virão (86: 7; 91:15).
Então não se preocupe se você nem sabe o que é e-mail. A oração é indescritivelmente melhor. É a nossa linha direta de comunicação íntima com o Criador.
PENSANDO POR QUE
não sempre conseguimos o que pedimos? (Tiago 4: 3; Mt 6:10; Lc 18: 1-8; 22:42). Como podemos aprender a ser felizes com uma resposta "não" ou "espera"? (2 Coríntios 12: 7-10).
Você nunca receberá um sinal de ocupado na fila de oração para o céu. Dave Branon
Crianças velhas
Ele lhes deu seu pedido, mas enviou magreza para sua alma. - Salmo 106: 15
Sem dúvida, esta é uma idade auto-indulgente e exigente. As pessoas querem o que querem e querem agora. E quando eles pegam, só querem mais. Isso é verdade não apenas de crianças indisciplinadas, mas também de adultos. "Um adulto indisciplinado", escreveu David Augsburger, "é apenas uma criança que envelheceu".
Um homem chamado Bob admitiu que estava sempre tentando fazer com que as circunstâncias e as pessoas fossem do jeito que ele queria que fossem. Mas ele estava frustrado porque estava lutando uma batalha perdida. Um dia ele acordou com o fato de que sua vida continha muitas coisas boas, assim como era. “Quando penso nisso”, confessou, “percebo que estou estragado. Talvez uma das definições de uma pessoa mimada seja não saber quando ficar satisfeita ”.
Esta não é apenas uma tendência moderna. O Salmo 106 faz uma confissão honesta da infidelidade de Israel. Com que rapidez as pessoas se esqueceram das grandes obras de Deus e resmungaram como crianças mimadas quando não conseguiram o que queriam! Finalmente, quando se cansaram do maná, Deus lhes deu a carne que exigiam, mas logo se arrependeram de tê-lo pedido (v.15; Nm. 11:33).
Graças ao Senhor, Ele é capaz de nos livrar de atitudes exigentes e ingratas. Oh, que possamos estar plenamente satisfeitos com nosso gracioso Deus.
Ó Senhor, ajuda-nos a contentar-nos
com tudo o que possuímos,
e mostremos a nossa gratidão
com gratidão sincera. —Sesper
O contentamento está querendo o que temos. Joanie Yoder
Na hora certa
Você ouviu a voz das minhas súplicas quando eu clamei a você. - Salmo 31:22
Era o dia do seu casamento e o noivo estava em apuros. Uma tempestade despejou 3 polegadas de chuva em menos de 3 horas em Louisville, Kentucky. O futuro marido estava indo para a igreja quando seu carro parou no alto da água em um cruzamento e não iria começar de novo. Tornando-se frenético, ele acenou com notas de US $ 50 nos carros que passavam, esperando que alguém lhe desse uma carona. Quando um motorista finalmente parou - para pedir informações - chegou na hora.
O noivo chegou à igreja, encharcado, descalço e carregando seu smoking em uma sacola plástica. Vinte minutos depois, ele andou pelo corredor, o cabelo ainda molhado.
A experiência desse noivo me lembra a vida do rei Davi. Em momentos de alarme, Davi sentiu como se os céus se tivessem voltado contra ele (Sl 31:22). As circunstâncias pareciam fora de controle. Ele se sentia invisível aos outros e tão esquecido como alguém que já havia morrido (v.12). No entanto, suas horas mais sombrias invariavelmente se tornaram a ocasião para louvar a Deus (v. 19, 23). Vez após vez, testes de fé foram seguidos por provas da presença do Senhor e de cuidados intermináveis.
Como cristãos, nós também podemos esperar provações no caminho para o céu. Mas podemos ter confiança na capacidade de Deus de fornecer exatamente o que precisamos - na hora certa.
Em tempos de maior luta,
quando as nuvens furiosas rolam,
posso sempre encontrar meu Salvador,
Cristo, o refúgio de minha alma. -Aspérula
O alvorecer da libertação de Deus geralmente vem quando a hora da provação é mais sombria. Mart DeHaan
Ele está aqui!
O Senhor está perto de todos que o invocam. - Salmo 145: 18
A promessa de Deus de estar com o Seu povo (Sl. 145: 18) é um dom maravilhoso que às vezes damos por garantido. Mas há momentos na vida de todo crente quando Sua presença se torna uma realidade preciosa.
Há alguns anos mergulhei em um período não característico de ansiedade e depressão. Depois de muitos anos de estabilidade espiritual e emocional, eu estava quase sobrecarregado com pensamentos sombrios. Lutei para neutralizar o desespero com as verdades de Deus e a ajuda do Espírito Santo.
Então, uma noite, fui ouvir o grupo de música gospel conhecido como os Talleys. Durante o show, Kirk Talley apresentou uma nova música que ele havia escrito. Eu escutei quando o grupo cantou estas letras simples, mas profundas:
Ele está aqui, aleluia! Ele está aqui, amém!
Ele está aqui, santo e santo. Eu abençoarei o nome dele novamente.
© 1990 Kirk Talley Música
Estas palavras expressam uma das verdades mais familiares da Bíblia - uma verdade que há muito eu tomava por certo. Mas como falou comigo naquela noite! Isso me trouxe conforto inacreditável, liberação e esperança. O Senhor usou essa música do evangelho para desencadear uma reviravolta na minha vida. Comecei a apreciar a presença de Deus de uma maneira nova e revigorante.
Como filhos de Deus, podemos pensar que devemos estar isentos de lutas emocionais. Mas nós não somos.
Se parece que Deus te deixou, se você está desanimado, se você se sentir sozinho e com medo, medite sobre a verdade dessas lindas palavras: “Ele está aqui, aleluia!”
Quando um crente passa por problemas, Deus está lá com ele. David C. Egner
NOSSA HERANÇA
Herança do
Senhor são os filhos...
—Salmo 127:3
Um amigo meu recentemente escreveu: “Se morrêssemos amanhã a empresa para a qual trabalhamos nos substituiria em questão de dias. Mas a família que deixaríamos para trás sentiria a nossa perda pelo resto de suas vidas. Então, porque investimos tanto em nosso trabalho e tão pouco na vida dos nossos filhos?”
Porque algumas vezes nos exaurimos acordando cedo e dormindo tarde, “comer o pão que penosamente granjeastes” (Salmo 127:1-2), nos ocupamos para deixar nossa marca no mundo e negligenciamos o único investimento relevante, que está acima de qualquer outra coisa — nossos filhos?
Salomão declarou: “Herança do Senhor são os filhos…” — um legado inestimável que Ele nos deixou. “Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade” (Salmo 127:4) é a sua espantosa comparação. Nada merece mais do nosso tempo e energia.
Não há necessidade de “comer o pão que penosamente granjeastes” trabalhando dia e noite, declarou o sábio Salomão, pois o Senhor cuida de nós (Salmo 127:2). Podemos arranjar tempo para os nossos filhos e confiar que o Senhor vai suprir todas as nossas necessidades físicas. Sejam nossos próprios filhos ou aqueles que discipulamos, eles são o nosso legado eterno — um investimento do qual jamais nos arrependeremos. —DHR
O tempo investido com os filhos
é um sábio investimento. David H. Roper
QUANDO A TERRA TREME
Na minha angústia, invoquei o Senhor […] —Salmo 18:6
Muitos dias depois de um terremoto devastador, um garoto foi visto se balançando no parque da escola. O diretor perguntou se ele estava bem, o menino balançou a cabeça afirmativamente e disse: “Estou me movendo como a terra, então se houver outro terremoto não vou senti-lo.” Ele queria se preparar para outro tremor de terra.
Às vezes, após um trauma, ficamos tensos pensando no que poderá acontecer depois. Se tivermos recebido um telefonema que trouxe más notícias, cada vez que o telefone tocar entraremos em pânico e ficaremos imaginando: E agora, o que aconteceu?
A “terra estava tremendo” para o salmista Davi depois que o rei Saul tentou matá-lo (1 Samuel 19:10). Ele fugiu e se escondeu, achou que a morte estava próxima e disse ao seu amigo Jônatas: “[…] apenas há um passo entre mim e a morte” (1 Samuel 20:3). Ele escreveu: “Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror” (Salmo 18:4).
Davi clamou ao Senhor na sua angústia (Salmo 18:6) e descobriu que Ele era um estabilizador, alguém em quem ele podia confiar que estaria sempre ao seu lado. Ele declarou: “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; […] o meu baluarte” (Salmo 18:2). O Senhor será isso para nós também quando a terra tremer sob os nossos pés. —AMC
Para sobreviver às tempestades da vida, ancore-se na Rocha Eterna. Anne Cetas
VOLTANDO PARA CASA
Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. —Salmo 73:24
Quando era criança, um dos meus passatempos era atravessar o riacho atrás de casa. As travessias eram grandes aventuras: rochas para saltar, pássaros para observar, barragens para construir, trilhas de animais para seguir. E se eu chegasse à foz do riacho, meu cachorro e eu nos sentávamos para dividir o almoço enquanto assistíamos aos pequenos aviões pousando do outro lado do lago.
Ficávamos ali o maior tempo possível, o tempo suficiente, porque meu pai queria que eu chegasse a casa antes do pôr-do-sol. As sombras aumentavam e os vales escureciam rapidamente na floresta. No caminho de volta eu desejava que já estivesse em casa.
Nossa casa ficava numa montanha atrás de algumas árvores, com a luz sempre acesa até que todos os membros da família chegassem a casa. Geralmente meu pai sentava na varanda, lendo e esperando por mim. “Como vai você?” — ele perguntava. “Muito bem,” — eu respondia. “É muito bom estar em casa.”
As lembranças daquele riacho me lembram outra jornada — esta que faço agora. Nem sempre é fácil, mas eu sei que no final dela existe um Pai amoroso e meu lar eterno. Mal posso esperar para chegar lá.
Estão me esperando lá. A luz está acesa e meu Pai Celestial está me esperando. Eu acho que Ele vai me perguntar, assim como meu pai fazia: “Como vai você?” “Muito bem,” — responderei. “É muito bom estar no Eterno Lar.” —DHR
Para o cristão, céu se escreve assim: L-A-R David H. Roper
ENVOLVENDO-SE
[…] benigno e misericordioso é o Senhor. —Salmo 111:4
“Ninguém vai ajudar aquele pobre homem?” Fabiano exclamou enquanto ele e meu marido, Luciano, percebiam o que causava a lentidão do tráfego na estrada com cinco pistas. Um homem estava estatelado entre as pistas com a bicicleta em cima dele, enquanto os veículos simplesmente passavam. Fabiano acionou as luzes de alerta e bloqueou o tráfego com seu carro. Depois os dois rapazes desceram do carro para ajudar o homem ferido.
Ambos se envolveram, assim como fez o samaritano na parábola de Jesus em Lucas 10. Como aquele homem, eles superaram qualquer relutância que pudessem ter enfrentado para ajudar o homem em perigo. O samaritano também teve que superar o preconceito racial e cultural. Aqueles que nós esperávamos que se envolvessem demonstraram indiferença diante da situação daquele homem a beira da estrada.
É fácil encontrar motivos para não se envolver. Ocupação, indiferença e medo estão no topo da lista. Ainda assim à medida que buscamos seguir o nosso Senhor fielmente, perceberemos melhores oportunidades para demonstrar o tipo de compaixão que Ele mostrou. (Mateus 14:14; 15:32; Marcos 6:34).
Na parábola do Bom Samaritano, Jesus elogiou o homem que agiu com compaixão apesar de ter sido inconveniente, difícil e custoso fazê-lo. Então, para nós, Ele disse: “Vai e procede tu de igual modo” (Lucas 10:37). —CHK
A verdadeira compaixão coloca o amor em ação. Cindy Hess Kasper
ASSIM COMO DAVI
Pois eu conheço as minhas transgressões [...] —Salmo 51:3
Uma senhora idosa não gostava do jeito que seu pastor pregava a cada domingo, e lhe falou sobre isso. Ela se incomodava, pois antes de pregar, ele pedia perdão a Deus pelo pecado cometido na semana anterior. “Pastor”, ela disse: “Não gosto de pensar que meu pastor peca.”
Gostaríamos de pensar que nossos líderes espirituais não cometem pecados, mas a realidade nos diz que nenhum cristão está isento dos fardos da natureza pecaminosa. Paulo falou aos crentes de Colossos para “fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” (Colossenses 3:5). O problema é que às vezes não fazemos isso. Cedemos à tentação e ficamos atordoados. Mas não nos tornamos inúteis. Temos um padrão a seguir em busca de restauração.
Tal padrão nos é dado pelo rei Davi; cujo pecado demonstrou as tristes consequências por sucumbir à tentação, através dos seus exemplos e dos salmos que escreveu. Observe atentamente o Salmo 51, veja como Davi reagiu ao seu pecado. Primeiro, ele se lançou aos pés de Deus, implorando misericórdia, reconhecendo seu pecado e confiando no julgamento do Senhor (vv.1-6). Em seguida, ele procurou o único que poderia perdoar e purificá-lo (vv.7-9). Finalmente, Davi pediu por restauração com a ajuda do Espírito Santo (vv.10-12).
O pecado está roubando sua alegria e interrompendo seu relacionamento com o Senhor? Assim como Davi, volte para Deus. —JDB
O arrependimento abre o caminho para caminharmos com Deus. Dave Branon
HUMILHAÇÃO
Refrigera-me a alma. —Salmo 23:3
Em seu clássico livro, A Shepherd Looks at Psalm 23 ( O Salmo 23 na Perspectiva de Um Pastor), W. Phillips Keller mostra um surpreendente quadro sobre o cuidado e carinho de um pastor de ovelhas. No verso 3, quando Davi diz, “Refrigera-me a alma”, ele utiliza uma linguagem que todo pastor de ovelhas compreenderia.
Ovelhas são criadas de tal maneira que, se caírem de um lado e se colocarem de costas, será muito difícil para se levantarem novamente. Elas mexem suas pernas no ar, balem e choram. Depois de algumas horas nessa posição, o estômago começa a coletar gazes e endurece, a passagem do ar é interrompida e a ovelha sufoca. Esta é uma posição de humilhação.
Quando um pastor resgata uma ovelha de sua humilhação, ele a sossega, massageia suas pernas para restaurar a circulação, gentilmente move a ovelha para que volte à sua posição normal, levanta-a e apoia, até que ela reencontre seu equilíbrio.
Que modelo do que Deus deseja fazer conosco! Quando estamos de costas, feridos por nossas culpas mágoas ou rancores, nosso amado Pastor nos resgata com Sua graça, nos levanta e nos segura até encontrarmos nosso equilíbrio espiritual.
Se você foi humilhado por algum motivo, Deus é o único que pode ajudá-lo a se levantar novamente. Ele restaurará sua confiança, alegria e também sua força. —MLW
O fraco e o necessitado estão sob os cuidados especiais do Bom Pastor. Marvin Williams