Poesias e poemas de Aristóteles

Cerca de 257 poesias poemas Poesias e de Aristóteles

Quando um juiz se deixa levar pela cólera ou por qualquer outra paixão, sua sentença recebe necessariamente a marca disso.

Não compete ao poeta narrar exatamente o que aconteceu; mas sim o que poderia ter acontecido, o possível, segundo a verossimilhança ou a necessidade.

Concorda com isso também o que habitualmente se endente chamando homem feliz quem bem vive e bem obra; pois que a felicidade é pouco mais ou menos isto: viver bem e bem obrar

O pai do Leonardo,desconhecido,não viu seu filho por opção porque sabia que se visse ficaria extremamente decepcionado.

A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver.

Um legislador sábio só deve considerar, no Estado, no gênero humano ou nas sociedades particulares de que é composto, a sua aptidão à vida feliz e o gênero de felicidade de que são capazes.

A partir do momento que sua felicidade deixa de se resumir a comidas, você deixa de ser a Isadora

Inserida por RodrigoBoladaum2

o ser se exprime de muitos modos,mas nenhum modo exprime o ser
O ser se diz em varios sentidos

Inserida por loveandrockets

E por isso foi dito, não sem razão, que o bem é aquilo a que as coisas tendem.

Inserida por oliverwill

Mas o bem, a perfeição para cada coisa, varia segundo a virtude especial dessa coisa. Por conseguinte, o bem próprio do homem é a actividade da alma dirigida pela virtude; e, como há muitas virtudes, será a actividade dirigida pela mais alta e a mais perfeita de todas. Acrescente-se também que estas condições devem ser realizadas durante uma vida inteira e completa, porque uma só andorinha não faz a Primavera, nem um só dia formoso; e não pode tão-pouco dizer-se que um só dia de felicidade, nem mesmo uma temporada, bastam para fazer um homem ditoso e afortunado.

Inserida por Gabriel86

Avaro é aquele que não gasta naquilo que deve, nem naquilo que não deve, nem quando deve.

Inserida por DavidFrancisco

"A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude, pois esses desejam igualmente bem um ao outro enquanto bons, e são bons em si mesmos. Ora, os que desejam bem aos seus amigos por eles mesmos são os mais verdadeiramente amigos, porque o fazem em razão da sua própria natureza e não acidentalmente".

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade.

Aristóteles
Schopenhauer, Arthur. A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2011.
Inserida por Vitor12

Quando plausível, o impossível se deve preferir a um possível que não convença.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠"A investigação começa pelo repertório de opinião dos sábios."

Inserida por rapha777

Aquele que tem noções mais precisas sobre as causas das coisas e é capaz de dar uma explicação perfeita delas em seus ensinamentos, é mais sábio do que todos os outros em qualquer outra ciência.

Inserida por HDRUMMOND

Pois a alma da democracia consiste, como pensam alguns, na liberdade, sendo todos iguais a este respeito, devem ter a mesma parte nos bens civis e principalmente nos grandes cargos; e como o povo é superior em número e o que agrada à pluralidade é lei, tal Estado deve necessariamente ser popular. Mas se todos são indistintamente admitidos no governo, é a massa que se sobressai e, sendo os pobre assalariados, podem deixar o trabalho e permanecer ociosos, não os retendo em casa a preocupação com seus negócios.

Inserida por EdinilsonCerqueira

"Quanto à vida consagrada ao ganho, é uma vida forçada, e a riqueza não é evidentemente o bem que procuramos; é algo de útil, nada mais, e ambicionado no interesse de outra coisa"

Inserida por diana_raposo

É por isso que Deus sempre frui prazer único e simples, pois não existe somente uma atividade do movimento, mas também uma atividade do repouso, e sente-se mais prazer no repouso do que no movimento.

Inserida por samuel_roberto_1

A felicidade depende do lazer, uma vez que trabalhamos para poder ter momentos de ócio, e fazemos guerra para que possamos viver em paz.

Aristóteles
Ética a Nicômaco. Jandira: Principis, 2021.
Inserida por pensador