Poesias de Millôr Fernandes
Sou um humanista. Isso não significa ser bonzinho ou acreditar que o homem é bonzão. Significa apenas que aceito o homem como é - medroso, primário, invejoso, incapaz, acertando por acaso e errando por vaidade: meu irmão.
"A economia compreende todas as atividades do país, mas nenhuma atividade do país compreende a economia."
O que Deus fazia antes da criação do mundo, ninguém sabe. Se fez tudo isso em seis dias apenas, imaginem que imensa ociosidade, a anterior!
Pense em suas atitudes por um minuto. Pense no que você faz hoje, fez ontem e no que vai fazer amanhã. Reflita sobre o que é melhor para você e o mundo.
É indiscutível que aos 20 anos somos todos tremendos idiotas. Como também é indiscutível que, com o passar do tempo, vamos nos transformar em idiotas mais velhos.
Toda vez que você projetar algo que possa ser usado até por idiotas, provavelmente vai ser usado de maneira idiota.
Assim como não se
Faz um omelete
Sem quebrar os ovos
Ninguém faz uma revolução
Sem destruir os povos.
Bíblia me ensinou; "Cada coisa tem seu tempo." Paro hoje - em verdade parei ontem - o ciclo de pequenas lições de civismo para cego-surdo-mudos. Paro porque há uma hora de parar. Espero em Deus não ter que recomeçar. Foi bom sentir que alguns puderam ver, outros ouvir, uns raros se indignar. Quando surgem vozes mais competentes e aparelhadas do que a minha, cedo a vez. E posso dar ao meu leitor (na presunção de tê-Ios) descanso do enfado a que o submeti por tema, atualmente, quase irrelevante; a prepotência a serviço do crime. Paro com a melancolia de perder a admiração que tinha por dois ou três amigos. Paro com a satisfação de que, por mais erros que cometa, por mais contaminada que esteja pela metástase do país - nenhum de nós escapa - ainda é na imprensa, e quase só na imprensa, que o cidadão encontra um espaço de choque contra a insensibilidade patológica do nosso poder político-econômico.
"Há pessoas que só bebem em circunstâncias muito especiais. Mas consideram especiais todas as circunstâncias em que bebem."
Você pode se achar um trapo, mas não duvide de que alguém a ache uma reencarnação da Ava Gardner. Não se discute com a oftalmologia alheia.
Político é um sujeito que convence todo mundo a fazer uma coisa da qual ele não tem a menor convicção.