Poesia sobre Silêncio
Não sou amiga do “talvez”, pois ele não resulta em nenhuma ação concreta – não existe avanço nem descarte. Melhor calar.
Sozinho, olhando para o interior, vai perceber que nunca esteve só. No silêncio também, Deus se faz presente!
" Evitemos toda palavra inútil, da qual devemos prestar contas a Deus...silencio! E será assegurada a pureza da alma...atentas...atentas para não manchar o candor virginal com palavras e talvez com discursos não de todo oportunos a virgens consagradas."
"Recolhimento com Jesus no deserto. Fiquemos junto dele com o espirito ardente de amor e consolemos o seu divino coração. E depois guardemos imaculados o coração e a alma com o silêncio. Silêncio sagrado.
"O silencio interior é um dos mais nobres exercícios que conduzem à perfeição.. O silencio é o fundamento de toda a vidas espiritual. O silencio produz a devoção, a devoção produz a oração. A oração produz a união com Deus e, portanto a perfeição. Eis a corrente que conduz à perfeição cujo anel é o silencio."
Diante das dificuldades que enfrentar, seja sempre seletivo. Algumas, certo ou errado, escolha a paz através do silêncio.
O melhor momento que se pode controlar na vida é o silêncio, de quem com equilíbrio e tranquilidade sabe tocar a vida dos outros e sua própria!
Eu morri, disse o poeta, no silêncio do meu coração, antes ele chorava, agora ele simplesmente não fala.
O silêncio é um espelho, uma nudez da alma, um choque, um encontro marcado com o vazio que há em cada um de nós.
"O que quereis que eu vos diga, filhinhas? Rezemos; sejamos boas; façamos silêncio... Mortifiquemo-nos em tudo!...Vivamos o verdadeiro espírito religioso; o espírito tão bonito das Religiosas da Sagrada Face!"
Será mesmo que ações valem mais que sentimentos? Infelizmente parece que perdemos a habilidade de sentir o outro e o único sentido que funciona, bem mal por ser facilmente enganado, são os olhos. O silêncio, que antes dizia tanto, parece ter perdido totalmente sua função.
Eu sou feita de silêncios e muito barulho, sou calmaria e tormenta; brisa e vendaval; tranquilidade a agitação. Fui reconstruída de muitos pedaços, retalhos, em parte bem costurada em outros, falhos; sou feita de expectativas e desilusões. Sou de grandes alegrias e profundas depressões; sou riso e lágrima, acerto e erro, solidão e...
Quando estiver em silêncio, escuta tua linguagem interna. Quando estiver falando, observa teu silêncio interno.
Quando vi e ouvi no meio do barulho, a verdade escondida no abstrato nada compreendi. O silêncio chegou e projetou a luz de sua sapiência no recôndito do meu saber; desvendou-me a verdade que eu já conhecia, mas estava escondida no meu ser.
Nos momentos mais difíceis, no qual você pensa que está sozinho e sua mente acha que está sozinho, há um Deus que, no silêncio onde você ainda não pode ver, Ele cuida de você. Agradeça a Ele mais tarde quando tudo isso passar!
Em um mundo de tanto barulho, feliz é aquele que sabe decodificar um olhar, que interpreta um sorriso, que consegue ouvir o som de um lágrima, que tem o dom de acolher em silêncio e ouvir o que o outro não é capaz de falar.
Não importa o quão forte você seja por fora, nem quantas lágrimas você consegue segurar, no final do dia, no silêncio dos seus pensamentos vem tudo de uma vez, e ninguém é forte o suficiente pra negar seus próprios sentimentos por muito tempo.
Sempre afirmo que o silêncio é sagrado principalmente quando observo que os que mais ousam falar de tudo e de todos são os que menos sabem resolver suas vidas.
Muitas vezes, ouvi o silêncio e decidi traduzi-lo. Percebi então que ele é a voz do infinito que não sabemos, mas existe, é a voz de Deus falando à nossa alma, dizendo: Estou aqui, aquiete-se, estamos juntos.