Poesia sobre Silêncio
Há um pensamento que diz que só devemos nos expressar desde que o temos para dizer seja mais importante que o silêncio. Ainda não encontrei algo para postar aqui que seja mais importante que esse espaço em branco. Aguardem.
O silêncio é esterilidade e hostilidade, é terreno baldio e é desumanização se por detrás dele não há uma palavra viva e comunicativa que crie convivência fecundadora de humanidade. Quando a Palavra se manifesta como presença e mensagem, o silêncio se torna meio indispensável para a escuta e o acolhimento. Escutar o esposo e a esposa, escutar os filhos, escutar os gemidos do coração, escutar os passos do Senhor batendo à nossa porta.
É no silêncio que tomamos consciência de nosso ser e de todos os seres. É fundamental o silêncio para que possamos ouvir a palavra das criaturas e a Palavra de Deus. O silêncio é o substrato necessário da palavra, a condição de sua existência e de sua integridade. O homem que não vive só de pão, mas da palavra, tem necessidade do silêncio para viver.
O silêncio, por vezes, murmura na pele palavras que nunca dissemos, mas sempre sentimos…(Cris Anvago)
Ouve-me, ouve o silêncio. O que eu te falo nunca é o que te falo e sim outra coisa. Capta essa coisa que me escapa e no entanto vivo dela e estou à tona de brilhante escuridão. Um instante me leva insensivelmente a outro e o tema atemático vai se desenrolando sem plano mas geométrico como as figuras sucessivas em um caleidoscópio.
" Não saber de nada é desconfiar de tudo. Saber escutar é o mesmo que responder muitas vezes, sem pronunciar as palavras. "
No silêncio das crianças há um programa de vida: sonhos. É dos sonhos que nasce a inteligência. A inteligência é a ferramenta que o corpo usa para transformar os seus sonhos em realidade. É preciso escutar para que a inteligência desabroche.
Dê prioridade ao teu silêncio para que ninguém mais tarde venha usar as suas palavras contra você fazendo julgamentos incorretos sobre ti tirando-lhe a sua paz.
"Vivemos em uma sociedade em que os alaridos histéricos do mundo exterior, muitas vezes, abafam os espaços internos. Esses barulhos ensurdecedores costumam emudecer os silêncios da natureza, dos olhares, das estrelas, da respiração, dos gestos de ternura. E, o pior, nos ensurdecem às falas de nossa essência, levando-nos a perder o contato conosco, com a natureza".
"O silêncio vivifica e fertiliza. Somente no estado de intenso silêncio, somos capazes de ouvir os mistérios do sagrado e comunicarmo-nos com a beleza do cosmos. Tudo de mais profundo só se revela no silêncio. É no silêncio que se revelam os valores mais nobres da vida: a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a humildade, a beleza, a alegria, o amor verdadeiro"...
"Quando não tivermos - ou não soubermos - o que dizer certamente que o silêncio será a nossa melhor palavra." (Austri Junior)
Tanto a palavra quanto o silêncio podem ser interpretados de maneira errada. Na dúvida, eu ainda escolho o silêncio.
Quando as palavras são incapazes de traduzir meus sentimentos, calo-me e deixo que o silêncio fale por mim.
Quando a dor emerge das profundezas da alma, as palavras se curvam em silêncio para dar passagem à lágrima.
Amor sonhado, desejado, idealizado e concretizado nas linhas silenciosas dos meus versos, que nessa busca delirante ainda espera por você.
Havendo silêncio por parte dos governantes políticos em relação aos apelos comuns do povo pode ocasionar uma revolução nacional sem precedentes.
“O silêncio é tão cheio de sabedoria e de virtude, que nasce e progride graças ao aprendizado e da educação”.
Não se incomode com o som alheio, porque os decibéis de seu silêncio são mais perturbadores para os intolerantes
Não arrisque interpretar o silêncio se não for capaz de assimilar o que foi dito com palavras. Seja um bom ouvinte pra ser completo como intérprete do silêncio.
A experiência do homem consigo mesmo – tantas vezes revelada nas tradições religiosas do mundo – é a experiência do silêncio interior.