Poesia sobre Sementes
“Quanto menores são as flores, maiores devem ser os cuidados para não deixar dispersarem as suas sementes.”
Toda oração semeada com lágrimas, existe um potencial de milagre que no tempo certo será colhido (Salmos 126.6).
Como uma grande e vasta floresta, assim é nossa mente, todo tempo e momento são produzidos resultados, se você não escolhe o que semear, e se boas sementes mentais não forem plantadas, nascerão ervas daninhas.
Nada existe que seja tão livre quanto o pensamento. É dele que estão as chaves da liberdade ou os cadeados da prisão. O fato é que o pensamento voa e as sementes produzidas por ele estão sendo lançadas ao vento, no solo do tempo, contra ou a favor de nós mesmos. Plantar e colher são duas ações que não temos como escapar. E para que a safra seja boa, para que o terreno seja fértil e a lavoura produtiva, é simples: pense e faça somente o bem.
O que mantém tua alma nessa planeta é o destino que dás a ela, e como consequência as tuas atitudes, que espalham sementes que germinarão frutos por onde teus passos demarcarem esse chão... e lembre-se, outros virão para fazer a colheita!
É justamente quando está no escuro, soterrada, isolada, solitária, incerta, esmagada e em meio ao esterco que a semente brota. Somos sementes. É precisamente a partir da tenebrosa escuridão sufocante que fertilizamos nosso renascimento. Acate esse momento, sabendo que seu lugar é mais vasto, mais alto e ensolarado. Germine-se.
Quando a vida te entregar um limão: use a metade para fazer uma limonada, a outra metade para fazer uma caipirinha, plante as sementes para gerarem outros frutos e por fim, aproveite a casca e bagaço para adubar a terra onde as semente foram plantadas. Valorize e, se necessário, resignifique tudo o que receber.
"Como a semeandor escondeu a semente na terra, guarde em secreto teus planos. Assim como a semente brota e cresce em direção ao sol, teus sonhos frutificarão. Então poderão ser conhecidos, sem tantos riscos, já que com raízes torna-se mais difícil matá-los."
A verdadeira generosidade é ajudar sem esperar nada em troca, pois a recompensa vem do próprio ato de dar, de espalhar bondade e de fazer a diferença na vida dos outros.
"A virada do ano é como uma árvore que vai crescendo e dando mais frutos, assim é o nosso amor ao próximo, que deve ser sempre renovado e dando boas sementes"
Assim como a água que flui incessantemente, é sábio liberar cada dia passado, deixando para trás tristezas e memórias. O ontem já se foi, uma história já contada. Hoje é um solo fértil onde novas sementes estão germinando, aguardando para florescer e criar uma narrativa fresca, cheia de promessas e oportunidades. Abraçar o presente é reconhecer a constante renovação da vida, permitindo que cada dia seja uma página em branco, pronta para ser escrita com as experiências, aprendizados e momentos que se desdobram ao longo da jornada. Liberte-se do peso do passado, concentre-se no agora e cultive com esperança e gratidão.
Existe desde sempre uma só Lei da Vida, de forma imutável. Antes de pensar em gerar uma criança, cada qual deveria criar uma planta. Caso a planta, se atrofiasse, abatesse, debilitasse, definhasse, deprimisse, seria muito bom que cada qual seguisse sozinho e amassem os filhos do mundo.
A verdadeira felicidade exige a tríplice aliança do amor. Amar a vida, amar o próximo e amar a nos mesmos.
O homem e a mulher amáveis predestinados a paternidade e a maternidade tem por obrigação natural manter saudáveis, livres, acolhidos e diferentes todos os filhotes, todas as sementes e todas as crianças do universo. Mesmo que não tenham a oportunidade genética de te los.
Sou fruto e flor de um universo criativo e generoso. Um lugar quase hipotético mas que existe, nos que tem fé e são mansos de coração. Vivo na preocupação diuturna com as crianças, com os filhotes e todas as sementes, por que sei que delas dependerei no meu futuro. A vida segue e só o amor vence.
Nem todos os nossos movimentos são só para este momento, alguns mesmo que muitas vezes imperceptíveis no agora, são para irem além mais, para toda eternidade.
Aspectos da agricultura são muito semelhantes a diplomacia da politica internacional. Semear, cultivar e colher tudo no tempo certo e de forma atenta, observando as variações do tempo, das sementes e da época.
Não jogue fora os seus sonhos, não se desfaça deles, não desista. Sonhos não envelhecem, sonhos são como sementes, não importa quanto tempo fiquem guardados na gaveta do coração, na hora que você plantar, eles florescem.
E continua sendo a fé que nos dá força para acordar toda manhã com a esperança brilhando no olhar, certos de que as sementes de luz que plantarmos hoje, trará luz ao nosso amanhã.
“Dinheiro é como uma semente, rega que cresce. Se colher os frutos e não cuidar das raízes, as flores murcham e as raízes secam e não haverá novas sementes. Terá que trabalhar no jardim dos outros.”